I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 26 de abril de 2016

APÓS REBELIÃO, 30 PRESOS FOGEM DE PRESÍDIO, POLÍCIA RECAPTURA 12, EM CAUCAIA (CE)

A Secretaria de Justiça afirma que 12 foram recapturados. Outros 18, a maioria acusada de roubo, estão nas ruas

Trinta presos fugiram das dependências do Centro de Triagem e Observação Criminológica da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). O Centro está situado no mesmo prédio da Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal, antiga CPPL do 'Carrapicho'. A fuga aconteceu dez dias depois de rebeliões simultâneas em três presídios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Duas dessas unidades rebeladas abrigam detentos de alta periculosidade, inclusive integrantes de facções criminosas como Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV). Os motins resultaram em celas danificadas, grades arrancadas e todos os presos "soltos" nas galerias.

Segundo a Sejus, dezoito fugitivos ainda não foram localizados e 12 foram recapturados. Essa foi uma das maiores fugas já registradas na história do Sistema Penitenciário cearense.

O plano criminoso foi posto em ação durante a madrugada, por volta das 3 horas. Os presos, a maioria encarcerados por assalto, furto e três deles por homicídio, cavaram um túnel de cerca de cinco metros de comprimento e conseguiram acessar a área externa à muralha. O túnel estava localizado na Rua C do Pavilhão 2. Doze internos foram recapturados no decorrer do dia. Na manhã de ontem, homens do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e do BPChoque fizeram a recontagem dos presos.

Homicida

Um dos foragidos é um homem suspeito de tráfico de entorpecentes, assaltos e de 27 homicídios. Romário Albino Freitas da Silva, o 'Papa', havia sido preso em outubro de 2012 no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Na época da prisão, a Polícia informou que ele seria o braço armado do tráfico na região e o responsável pelas execuções.

Além de Romário Albino, dois integrantes de uma quadrilha acusada de roubos a banco também conseguiram escapar. Francisco Diego Lima Batista e Rubens dos Santos Oliveira haviam sido capturados em dezembro do ano passado, em Itaitinga, numa operação da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS). Com o grupo, foram encontradas três escopetas, munição de fuzil, coletes balísticos e uma pistola.

Presos no controle

De acordo com uma fonte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os presos estão no controle de três unidades da Grande Fortaleza, desde o último dia 15, quando houve rebeliões simultâneas no 'Carrapicho', no Centro de Triagem e na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, antiga CPPL I, em Itaitinga.

No "Carrapicho" e na antiga CPPL I estão recolhidos alguns dos presos mais perigosos do Estados, inclusive integrantes de facções criminosos como PCC, CV, Família do Norte (FDN) e "Guardiões do Estado", segundo o servidor da SSPDS.

Em vídeos divulgados nas redes sociais internos "arrancam" as grades das celas. Uma fonte da SSPDS confirmou que um dos vídeos foi realmente feito no prédio onde estão localizados o "Carrapicho" e o Centro de Triagem. Eles teriam arrancado a grade que separa os dois locais.

A Sejus reafirmou que o Centro de Triagem e a Unidade Prisional de Caucaia, o "Carrapicho", embora vizinhas, são unidades distintas. "Não houve fuga na Unidade de Caucaia", ressaltou a Instituição. A Sejus salientou que a recolocação das trancas está sendo feita de forma gradativa nas unidades.

Um advogado que representa presos recolhidos no 'Carrapicho' disse que as unidades "estão emendadas", ou seja, sem grades divisórias. Parentes de detentos que estiveram na manhã de ontem no 'Carrapicho' conversaram com a reportagem e revelaram que nas visitas realizadas no último fim de semana, os internos "estavam soltos".

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics