I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 12 de maio de 2016

DEVIDO À SUPERLOTAÇÃO PRESOS PASSAM MAL EM DELEGACIA DE MARANGUAPE (CE)

FOTO ILUSTRATIVA

Três presos passaram mal devido à lotação e à pouca circulação de ar, na Delegacia Metropolitana de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza nesta última segunda-feira, 9, e terça-feira, 10.

Uma denúncia sobre o caso vem sendo compartilhada, nos últimos dias, por usuários do WhatsApp. Conforme a denúncia, devido à lotação e à pouca circulação de ar, os presos tiveram queda de pressão e foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo posteriormente conduzidos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape.

Informações repassadas na mensagem ainda dão conta que a unidade recebe metade do contingente (34) existente atualmente no presídio local (65).

Uma funcionária da delegacia, cuja identidade será preservada, confirma as informações que circulam na rede social. "Aqui tem 33 presos, mas a capacidade é só de 10. São apenas dois xadrezes que comportam cinco pessoas, cada um. Estavam interditados pela vigilância sanitária, mas continuam funcionando", frisa.

A funcionária ratifica que dois detentos passaram mal por uma queda de pressão provocada pela superlotação e calor. Os presos da unidade foram atendidos, liberados e retornaram à carceragem, onde, segundo relatam, se revezam para poder dormir.

De acordo com a funcionária, enquanto a delegacia comporta mais do triplo (33 presos) de sua capacidade máxima (10 presos), a Cadeia Pública de Maranguape abriga, em seus cinco xadrezes, 60 presos. "Só com dois (xadrezes), temos a metade do que tem lá", critica.
Em nota enviada ao O POVO Online, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirma que, de acordo com a Polícia Civil do Estado, atualmente a Delegacia do município "está com 33 presos encarcerados em dois xadrezes".

Ainda conforme a nota, os presos que estão na Delegacia Metropolitana de Maranguape são transferidos, "à medida que novas vagas vão surgindo no sistema penitenciário".

A funcionária, por sua vez, ressalta que é necessário medidas mais enérgicas para amenizar a superlotação, um problema que afeta todo o Brasil.

"Infelizmente é um problema do próprio sistema e não é um 'privilégio' só daqui. É uma realidade no País e que só vai se resolver com ações mais efetivas", finaliza.

Fuga

Em julho de 2015, sete presos fugiram da delegacia. Na ocasião, os presos, que permaneciam em uma só cela, fizeram um buraco na parede que dava acesso a um terreno próximo. Apenas um inspetor de plantão estava no local durante a ação.

Em setembro do mesmo ano, 36 presos tentaram fugir, usando estratégia semelhante. Os presos cavavam um buraco, que já permitia a passagem de uma pessoa, e utilizavam um papel na parede para escondê-lo. A ação foi frustrada, após vistoria policial.

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics