Um túnel, em média, é encontrado por dia nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) desde a crise e a sequência de rebeliões que começou com a greve dos agentes penitenciários, no último dia 21. A informação é de fonte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que esteve dentro dos presídios.
A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) não divulga balanço oficial das escavações identificadas. A se considerar a média estimada pela fonte, seriam aproximadamente dez túneis desde o dia 21. Nesse período, a Sejus confirma a fuga de 24 detentos — 22 da Unidade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), em Itaitinga, e dois do Centro de Triagem e Observação Criminológica de Caucaia.
Na semana passada, O POVO havia noticiado quatro escavações encontradas nos presídios. Porém, conforme o relato da fonte, o número seria ainda maior.
A Sejus afirma que a frequência de túneis descobertos nas unidades se agravou em virtude de os presos permanecerem soltos nas unidades desde as rebeliões. A secretaria confirmou a morte de 18 detentos nos episódios.
Conforme a secretaria, serão investidos R$ 6 milhões nas reformas e reconstruções necessárias nas CPPLs II, III, IV e na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (antiga CPPL I), todas em Itaitinga. As obras têm previsão para durar 90 dias.
CPPL I
O POVO apurou que dois túneis foram encontrados ontem na antiga CPPL I. Os presos já estavam fugindo pelo primeiro túnel, durante a madrugada, mas viram o policiamento e retornaram. Já o segundo estava em fase de conclusão.
As duas extremidades dos túneis foram encontradas pela manhã na parte externa da unidade. À tarde, policiais do Batalhão de Choque (BPChoque) encontraram a origem das escavações dentro da unidade. Um dos buracos partia do pavilhão dois. “Estava dentro de uma cela. Não tinha presos lá. A área e a rua estavam isoladas, mas (os presos) conseguiram romper o isolamento e adentraram. Não havia material de escavação, somente a areia”, detalhou a fonte.
A origem do segundo túnel foi descoberta no pavilhão um, sob uma escada. “Fizeram um buraco que só passava uma pessoa e estavam cavando. Para camuflar, colocavam tijolos e fechavam com uma areia que se confundia com a parede, que estava preta do fogo causado nas rebeliões. Eles conseguiram camuflar, mas com bastante insistência os policiais encontraram”, revelou.
Apenas o BPChoque e o Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) têm acesso ao interior dos complexos. A Força Nacional permanece na área externa.
NÚMEROS
R$ 6 mi
serão investidos na reforma de quatro unidades com conclusão em 90 dias
Escavações
No domingo, 29, dois presos fugiram por um túnel do Centro de Triagem e Observação Criminológica de Caucaia. No mesmo dia, outro túnel foi encontrado na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. A escavação não chegava à área externa do presídio e não houve fuga.
Itaitinga
No dia da chegada da Força Nacional a Itaitinga, quinta-feira, 26, houve vistoria na unidade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), onde foi encontrado um túnel que dava acesso ao lado de fora da muralha. Na quarta-feira, 25, tinham fugido 22 internos do Centro de Execução Penal e Integração Social, em Itaitinga, que estava em obras. O total de 24 presos foi confirmado pela Secretaria da Justiça.
AUTOR: O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU