I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 29 de maio de 2016

UMA PESSOA É VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL A CADA 6 HORAS, NO CEARÁ

O caso de estupro coletivo no Rio de Janeiro, no qual uma jovem de 16 anos foi violentada sexualmente por 33 homens, gerou comoção nacional e reabriu a discussão sobre a cultura deste tipo de crime no País. Lá, foi uma abusada por 33; cotidianamente, são tantos outros casos. Em casa, na igreja, na festa, na escola… Não há divisão por local ou classe social. E há um potencial agravante para a vulnerabilidade ao crime de estupro: ser mulher.

No Ceará, em 2015, a cada seis horas, houve um caso de estupro. No ano passado, 1.580 pessoas foram vítimas de violência sexual no Estado — 86% são do sexo feminino. São cerca de quatro pessoas vítimas por dia. Desse número, quase 80% são crianças e adolescentes; e, dentro deste percentual, há mais vítimas com faixa etária de zero a 11 anos. Os dados foram levantados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) a partir de solicitação do O POVO.

O relatório, que também aponta dados deste ano, mostra que até abril último foram 495 denúncias de estupros no Ceará. O número é maior que o do mesmo período do ano passado (478).

Somente em Fortaleza, no ano de 2015, houve 483 casos; e, até abril deste ano, foram 147. A maioria dos casos aconteceu na Área Integrada de Segurança (AIS) 2, onde ficam bairros como Antônio Bezerra, Conjunto Ceará e Bom Jardim.

Vítimas

Para Hayeska Costa, assistente social e pesquisadora do Observatório da Violência contra Mulher, o perfil da vítima é de mulheres, independentemente de um recorte geracional. “São meninas, adolescentes, adultas e idosas. A mulher é estuprada pelo fato de termos uma cultura que educa desde o menino a se tornar um adolescente, um rapaz, um idoso que pode e deve exercer algum tipo de poder e dominação não só sobre a vida, mas também sobre o corpo de uma mulher”, detalha.

O cenário desta cultura se torna mais desolador ao se observar que, mesmo com o quantitativo das estatísticas, pouquíssimas vítimas realizam denúncias. Segundo a titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza, Rena Gomes, há muita resistência devido ao preconceito com mulheres vítimas de violência sexual. “Há uma culpabilização por conta da roupa, do lugar onde andava... Isso é um preconceito grave”, afirma a delegada.

Outro fator que contribui para a subnotificação é o fato de o estupro ser um crime de ação penal condicionada (depende da queixa da vítima). “Muitas vezes essa vítima enfrenta também um ambiente machista e hostil quando precisa ir ao IML, contar várias vezes o que aconteceu, ou tem acesso a uma delegacia que não é especializada”, acredita Hayesca Costa.

Aspectos psicológicos

“Um crime de violência sexual causa grandes danos físicos e psicológicos. A sexualidade é cercada de valores, e todos eles também são violentados quando uma pessoa é estuprada”, comenta a psicóloga clínica e terapeuta sexual Zenilce Bruno.

Segundo ela, o alto número de estupros registrados no Ceará preocupa pela relação machista envolvida. “Em minhas experiências clínicas, eu vi muitas mulheres se recuperarem com o apoio de amigos, da família. Mas muitas pessoas carregam consigo traumas que têm consequências na vida e nas relações sociais e profissionais”, aponta.

Serviço
Para denunciar crimes de estupro

Onde: delegacias da mulher, Dececa (rua Tabelião Fabião, 114, São Gerardo, em Fortaleza) ou em qualquer distrito policial

Telefone: 190

Outras informações: Central de Atendimento à Mulher é o canal criado para receber denúncias e orientar mulheres vítimas de violência: 180

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics