I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 20 de agosto de 2016

ELEIÇÕES 2016: 6 MUNICÍPIOS DO CEARÁ, TEM APENAS 1 CANDIDATO A PREFEITO

Um município do interior do Estado tem candidatura única confirmada até agora na disputa à Prefeitura: Jati, onde a prefeita Neta (PSD) busca reeleição.

Além dela, outra cidade também pode repetir a disputa única. É o caso de Reriutaba, que teve o registro de um candidato feito até o dia 15, prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, e outro registro feito por requerimento de candidatura individual, que acontece quando o candidato foi escolhido por convenção, mas, por algum motivo, não foi registrado junto aos outros da sua legenda.

De acordo com Orleanes Cavalcanti, secretária judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), nesses casos o candidato "tem direito de, até 48 horas após a publicação do edital do partido ou da coligação, solicitar registro no cartório". O edital é uma relação que a legenda publica no Diário Eletrônico com os nomes dos postulantes no pleito. De acordo com ela, não há um prazo máximo para isso ser feito. Apesar disso, esse registro ainda será julgado e pode ser negado.

Outro município segue, até agora, com apenas um candidato na disputa, mas sua situação se difere dos outros dois. É Potengi, em que o concorrente Josa Brilhante (PTC) desistiu de sua candidatura por problemas de saúde. O partido tem até dez dias para fazer a substituição. O outro candidato é Titico do PT.

Reriutaba

No município de Reriutaba, avistam-se os três pontos elencados pela advogada especialista em direito eleitoral Isabel Mota, membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep).

O atual prefeito Galeno Taumaturgo (Pros) desistiu de reeleição e preferiu voltar à Medicina. Segundo Galeno, ele está “neutro” em toda a eleição e não quer mais nada com política. “Sou médico em Fortaleza. Vou voltar a esse trabalho, mesmo”, diz.

Regis Rego (PT) conta que Galeno decidiu “declinar à reeleição no último minuto do 2º tempo da prorrogação” e, por isso, a coligação não conseguiu se organizar em torno de um nome, que seria o do próprio Regis.

“Lamento. Queria apresentar meu nome, mas não havia condição”, desabafa, admitindo que as restrições financeiras pesaram para a escolha. “É uma dificuldade conseguir recursos. Com essa onda de denuncismo, a disposição de ajudar candidato é muito pequena. A não ser que se tenha condição financeira, é difícil. O dinheiro ainda prevalece e as pessoas são muito carentes”, complementa. Segundo Regis, não houve nenhum acordo com o único candidato, Osvaldo Neto (PDT).

De acordo com o cartório de Reriutaba, entretanto, Clerton Furtado (PT) efetuou requerimento de candidatura e aguarda decisão judicial. Isabel Mota alega que, pela lei, considera difícil registro após ter expirado prazo de convenções. (colaborou Amaury Alencar)

SAIBA MAIS

Em eleições com um candidato, o único postulante a cargo de prefeito precisa de 50% dos votos válidos para ser eleitos. Votos brancos e nulos entram no coeficiente eleitoral e podem ajudar o candidato a se eleger. Caso o percentual não seja atingido, novas eleições deverão ser convocadas .

No município de Potengi, Josa Brilhante (PTC) era o segundo candidato registrado para o pleito. A coligação, porém, pediu anulação do registro por problemas de saúde de Josa, que assinou termo de renúncia, homologado pela Justiça Eleitoral. Nesse caso, outro nome deverá substituí-lo. Até o momento, contudo, os candidatos a prefeito, Francisco Luís Mendes Rodrigues (PT), e a vice-prefeito, Galvão Alves (PCdoB), não têm adversário nas eleições de outubro.

Segundo informou Francisco Luís, houve uma conversa entre as lideranças da região no último final de semana, onde ficou acertado, até mesmo por viabilidade econômica, manter uma só candidatura. “ O importante é trabalharmos para uma cidade melhor”, afirmou. O candidato a prefeito mais votado, nas eleições de 2012, recebeu 3.200 votos válidos. Esta será a segunda vez que Potengi terá candidato único. A última candidatura única aconteceu em 1970, com mandato de dois anos, assumindo a prefeitura José Edvaldo de Souza, conhecido como Zé Tibúrcio.

ERRAMOS

O POVO tinha publicado inicialmente que eram seis municípios com candidatura única, explicando os casos de Reriutaba e Potengi. Os outros eram: Ibaretama, Meruoca e Ocara. O erro se deu por conta da desatualização do Sistema de Divulgação de Candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulgava informações de apenas um postulantes nessas cidades.

A consulta fora feita na noite desta quinta-feira, 18. Mas, na manhã desta sexta, o site já constava com os nomes dos outros concorrentes. Em Ibaretama, os candidatos são: Edson Moraes (PMDB) e Eliria Maria Queiroz (PSD); em Meruoca são Carlos José do Pimenta (SD), Dona Nenem (PT), Fonteles (PP) e Jorge Martins (PR); e em Ocara são Amália Pereira (PP) e Dr. Leomar (PDT).

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics