I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 30 de setembro de 2012

5% DOS ELEITORES JÁ VOTARAM EM TROCA DE DINHEIRO, FAVOR OU BENEFÍCIO







Propostas de dinheiro, favor ou benefícios para votar em um candidato já foram feitas a 17% dos eleitores de Fortaleza, seja nestas eleições ou em pleitos anteriores, mostra a pesquisa O POVO/Datafolha. As ofertas foram aceitas por quase um terço dos que foram abordados: 5% do total de eleitores ouvidos pelo Datafolha admitem já ter trocado voto por dinheiro ou outra forma de favorecimento.

Os que disseram ter recebido as ofertas, mas afirmam não ter aceitado somam 11%. O percentual de 17% é alcançado como o total dos que foram abordados em função de arredondamentos. Outros 83% informaram nunca ter sido assediados pela oferta de ganhos indevidos para votar em algum candidato.

Além de trazer diagnóstico sobre a corrupção eleitoral em Fortaleza, a pesquisa também aferiu a visão do eleitor da Capital em relação ao comportamento ético da população. O Datafolha indagou se os entrevistados acreditam que os brasileiros, de modo geral, aceitariam ofertas de dinheiro ou outros benefícios para votar num candidato. O resultado aponta que a experiência concreta que os eleitores pesquisados têm com a compra de votos é muito diferente da percepção sobre o fenômeno, de modo geral.

Para 86%, os brasileiros aceitariam sim votar em alguém em troca desse tipo de favorecimento ilícito. Os que demonstraram mais fé na ética do eleitor brasileiro, de modo geral, e rechaçaram a hipótese de venda de voto somaram 8%.

Os setores sociais que se mostraram mais céticos em relação à honestidade do eleitor brasileiro foram aqueles com escolaridade média, os que têm idade de 35 a 44 anos e os que possuem renda familiar mensal de mais de cinco a dez salários mínimos. Nesses segmentos, os percentuais dos que acreditaram na venda de voto pelos eleitores brasileiros alcançaram, respectivamente, 93%, 94% e 95%.

O Datafolha ouviu 1.143 eleitores em 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa está registrada com o número CE-00079/2012.

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics