I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

MATERIAL RADIOATIVO ROUBADO NO RJ, PODE MATAR DIZ ESPECIALISTA

Foto divulgada nesta segunda mostra caixa metálica similar à roubada (Foto: Divulgação/ArcTest)

O material radioativo que estava em um carro roubado por criminosos no sábado (28) na Baixada Fluminense pode matar quem manuseá-lo de forma incorreta. O alerta foi feito por Raul Santos, chefe da Divisão de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares, em entrevista ao G1 nesta segunda-feira (30).

O Renault Logan roubado pertence a uma empresa especializada em solda industrial, a ArcTest, da cidade paulista de Paulínia. O veículo foi levado por três criminosos na Baixada Fluminense. Uma caixa com selênio, substância usada em radiografias, estava dentro do carro e foi levada pelos criminosos.

“A gente alertou o sistema de Defesa Civil estadual. A fonte de selênio é uma coisa minúscula, do tamanho de uma borrachinha daquelas que ficam na ponta de um lápis. É uma fonte tão intensa que ela tem uma blindagem especial que pesa quase 8 kg. Essa blindagem protege o material durante o transporte, além de proteger também o operador”, explicou Santos.

O especialista disse ainda que se o material permanecer guardado na blindagem, não oferece riscos.

“O problema é se alguém resolver romper essa blindagem. Caso esse cilindro entre em contato com a pessoa, ele pode causa vômitos, náuseas e queimaduras sérias. No caso da pessoa guardar o cilindro no bolso, ele (cilindro) vai emitindo raios gama que vão queimando o tecido. A pessoa vai sentir o incômodo, horas depois pode aparecer uma bolha”, detalhou. Ainda segundo ele, o contato em excesso com a substância pode levar a morte.

Caixa com cadeado
De acordo com Raul Santos, o material radioativo estava dentro de uma caixa metálica chumbada no porta-malas do carro. "Essa caixa estava com um cadeado", disse.

Além do material radioativo, os criminosos levaram, ainda, dinheiro e objetos pessoas dos três ocupantes do carro. Segundo a polícia, não há registro de outras vítimas. Em depoimento na 59ª DP (Duque de Caxias), os funcionários contaram que carregavam um disco radioativo, guardado em uma caixa blindada. Os criminosos, de acordo com a polícia, não sabiam da existência do produto no momento do roubo.

Quem tiver informações sobre o veículo e o material radioativo roubados pode ligar para a Emergência Radiológica da Comissão Nacional de Energia Nuclear pelos telefones 21-2713-2939 e 21-9218-6433.

“É importante frisar que quem encontrar a caixa não deve manuseá-la”, alertou o especialista.
FONTE: G1/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics