I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 28 de abril de 2012

PROTESTO POR REFORMA ELEITORAL TERMINA EM CONFRONTO NA MALÁSIA


A polícia da Malásia reprimiu com gás lacrimogêneo e canhões de água um grande protesto em Kuala Lumpur, neste sábado (28). Milhares de pessoas foram às ruas para exigir reforma eleitoral.

Segundo o site independente Malaysiakini, cerca de 50 mil pessoas participaram da manifestação, que pretendia chegar à Praça da Independência.

Mas as autoridades declararam o protesto não poderia ocorrer no local, e colocou cerca de dois mil policiais no perímetro da área. Houve enfrentamento, mas não há informações sobre feridos.

A manifestação foi convocada pelo grupo Bersih (Limpo, em malaio), que em julho do ano passado realizou outro protesto para pedir eleições livres e limpas. Daquela vez, a polícia usou a força, e o saldo foi de um manifestante morto e cerca de 1.700 detidos.

O vice-presidente do Bersih, Ambiga Sreenevasan, disse neste sábado que se tratava de uma manifestação pacífica que tentaria chegar até onde as autoridades permitissem e que ali os participantes se sentariam em sinal de protesto.
A polícia usa bomba de gás e canhões de água para controlar manifestação em Kuala Lumpur, na Malásia. (Foto: Mark Baker / AP Photo)

A passeata terminou com todos sentados diante do cordão policial, após o que Ambiga pediu aos concentrados que se dispersassem, mas alguns deles tentaram levantar as barreiras da polícia e chegar à área isolada.

Segundo o jornal "The Star", a polícia respondeu lançando gás lacrimogêneo e utilizando canhões de água contra os manifestantes, alguns dos quais foram detidos.

Após o protesto do ano passado, o governo do primeiro-ministro Najib Razak criou uma comissão parlamentar que propôs algumas reformas no sistema eleitoral, como a revisão do censo e garantias para uma igualdade de acesso aos meios de comunicação.

Bersih e os partidos da oposição consideram estas propostas insuficientes e pedem uma reforma da comissão eleitoral, à qual acusam de favorecer a coalizão governante.

O governo da Malásia esteve em poder da Frente Nacional, liderada pela Organização Nacional para a Unidade Malaia (UMNO), desde a independência em 1957, e o primeiro-ministro sempre foi um membro da UMNO.

No entanto, nas eleições de 2008, a oposição conseguiu um resultado histórico ao ganhar um terço das cadeiras do Parlamento, assim como os governos de cinco estados e o da capital.

A coalizão opositora assegura que pode vencer a coalizão governante nas próximas eleições - previstas para o ano que vem, mas que podem ser remarcadas para este ano - se as reformas permitirem um pleito justo e livre.
FONTE: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics