Crateús. O novo bispo da Diocese deste município, Dom Aílton Menegussi, foi recebido com festa na noite da última quinta-feira por uma multidão de católicos que o aguardavam na entrada da cidade. Cerca de 1.500 pessoas participaram da calorosa recepção, que acolheu o religioso e depois seguiu em carreta pelas ruas da cidade.
Mesmo sendo quase madrugada, a população se aglomerou em torno de Dom Aílton, que adentrou a cidade em carro aberto, cumprimentando as todos ao longo das ruas até a Catedral Senhor do Bonfim, sendo acompanhado pela multidão.
"Essa festa toda me anima. Estou encantado com a recepção, muito obrigado pelo amor e carinho que estão destinando a mim. Vejo que a Diocese é uma igreja animada, vigorosa e muito feliz. Se o Papa Francisco pediu que rezassem por ele, tanto mais peço que rezem por mim", Disse o Bispo que, além dos agradecimentos, pediu orações.
O religioso é natural do estado do Espírito Santo e tomará posse na noite de hoje, em missa solene na Catedral Senhor do Bonfim, matriz da Diocese, neste município. Antes da posse haverá, pela manhã um momento de oração pelo seu ministério pastoral.
A Diocese estima que duas mil pessoas, entre crateuenses, fieis católicos da região, religiosos de todo o Estado, inclusive Bispos de várias Dioceses, e uma caravana da terra do bispo, participem da solenidade de posse. A missa será campal.
D. Aílton Meneguisse foi ordenado bispo no dia 21 de dezembro no Espírito Santo, na Diocese de Mateus. Será o terceiro bispo da Diocese de Crateús, que teve anteriormente Dom Antônio Fragoso (in memoriam) e Dom Jacinto Brito, atual arcebispo de Teresina.
O religioso tem 51 anos e é natural de Nova Venécia/ES. Filho de agricultores é o décimo de um total de 11 irmãos. Entrou no seminário aos 27 anos e foi ordenado sacerdote na sua terra natal, em 1998. Antes de ir para o seminário, trabalhou como professor na rede estadual de ensino por nove anos.
Emoção
Fieis católicos demonstraram grande carinho pelo novo bispo, que preenche uma lacuna de 18 meses sem um religioso nesta hierarquia, na Diocese. A emoção pela chegada do novo pastor da Igreja Católica tomou conta dos padres das duas Paróquias do município - Senhor do Bonfim e Imaculada Conceição - e dos fieis. Crianças, jovens, adultos e idosos tentavam cumprimentar D. Aílton, tocar a sua mão e receber a sua bênção.
A paroquiana Dulce Fábian, da Comunidade Servo Sofredor conta que se sentiu bastante emocionada com o carisma e serenidade do novo bispo. Em nome das duas Paróquias entregou um grande buquê de rosas brancas ao religioso, com padre João Batista e padre Roberto Carlos Felipe (Beto).
"A chegada de D. Aílton foi emocionante e estou muito feliz porque a Diocese tem um novo bispo, que com a graça de Deus será um grande condutor de fé e simplicidade entre nós", frisa.
Para o padre João Batista, da Paróquia Senhor do Bonfim, a emoção tomou conta dos corações da Igreja e dos fieis. Ele já havia encontrado com D. Aílton, quando foi ao Espírito Santo em visita junto com membros da equipe paroquial.
"Acolhemos o nosso bispo com muita alegria e apreço. Essa multidão aqui significa acolhimento e animação, sinais de Deus e próprios da nossa Diocese e do nosso povo, que é caloroso e animado. Que o nosso bispo seja muito bem vindo entre nós", destacou.
A Diocese abrange as cidades de Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Poranga, Quiterianópolis, Tamboril e Tauá. Foi instalada em 9 de agosto de 1964, quando tomou posse seu primeiro bispo, Dom Antonio Batista Fragoso. Prepara-se para comemoras o seu jubileu neste ano.
AUTOR: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU