A Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), localizada na Avenida Almirante Barroso, Praia de Iracema, passou a funcionar 24 horas, se integrando, assim, ao novo modelo de gerenciamento e controle da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com a implantação das Áreas Integradas de Segurança (AIS).
A Especializada terá a responsabilidade sobre a AIS-6, o ´Cinturão Vermelho´ que atuará no combate ao crime em toda a faixa litorânea de Fortaleza, da Barra do Ceará à Sabiaguaba.
Reforço
Segundo a titular da Deprotur, delegada Adriana Arruda, o novo esquema de funcionamento teve início no último dia 14. Para funcionar de forma ininterrupta, a equipe daquela Especializada ganhou reforço, com quatro delegados e oito escrivães, conforme Adriana. O trabalho será compartilhado com o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur).
A delegada explica que caberá à Deprotur as investigações dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), conforme a nova nomenclatura instituída pela SSPDS, na área de até três quarteirões da faixa de praia.
Em Fortaleza, foram implantadas 6 Áreas Integradas de Segurança (de 1 a 6), outras três na Região Metropolitana (7 a 9), e no Interior mais nove (10 a 18).
Conforme Adriana Arruda, com a implantação do novo sistema de funcionamento ininterrupto, o trabalho da Deprotur vai, consequentemente, desafogar outras delegacias que atuam como polos plantonistas e que tinham abrangência sobre a orla marítima, o 7º DP/Pirambu (que concentrava os registros da Barra do Ceará e Vila do Mar) e o 2º DP/Meireles (que fazia os registros de ocorrências e flagrantes de crimes na Beira-Mar, Mucuripe, Praia do Futuro e Caça e Pesca).
No primeiro fim de semana já com a Deprotur funcionando em regime de plantão, foram registradas as primeiras ocorrências. Pelo menos, sete flagrantes e quatro T.C.Os. (Termos Circunstanciados de Ocorrência) foram feitos na Especializada.
Um dos casos envolveu turistas que foram assaltados nas imediações da Avenida Historiador Raimundo Girão, na Praia de Iracema. Policiais do BPTur localizaram um suspeito, que foi detido e autuado em flagrante.
NÚMERO
4 delegados e oito escrivães vão reforçar os quadros da Deprotur para que a Especializada funcione em regime de plantão 24 horas todos os dias da semana.
AUTOR: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU