I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 9 de setembro de 2012

COMEÇA EM NOVEMBRO A COLETA DE DNA DE TODOS OS PRESOS DO BRASIL

No dia 28 de novembro, está prevista para entrar em ação no país a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos. O sistema vai fazer valer a lei 12.654, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em maio deste ano, e que torna obrigatória a coleta de DNA de toda a população carcerária, como forma de identificação criminal. Para o perito Joseph Blozis, coordenador da identificação dos corpos da queda das torres do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, os dados serão fundamentais para reduzir e elucidar os crimes e até libertar inocentes. Ele esteve em Brasília esta semana para tratar dos últimos detalhes do projeto.

— Não há ferramenta mais poderosa do que o DNA. As impressões digitais são importantíssimas, mas o DNA é o futuro. Os dois devem andar juntos, porque às vezes não é possível achar a impressão em alguns crimes, como estupro. E, às vezes, não temos o DNA. Mas ele é a impressão digital do século 21, do futuro, e a melhor ferramenta de combate ao crime — enfatiza Blozis, que já atuou em mais de 3.500 investigações na carreira.

Mais rápido e fácil

De acordo com Joseph Blozis, basta coletar o material na saliva do preso e armazená-lo no software do programa CODIS (do inglês Sistema de Índice Combinado de DNA) do FBI. Em duas horas, é possível comparar o DNA de um suspeito com material coletado na cena do crime e saber se há equivalência.

— A identificação errada das testemunhas oculares tem sido a causa maior das falsas acusações, porque sempre temos alguém parecido com a gente. E com o DNA teremos a confirmação. Nos EUA, 54% dos assassinos confessos, por exemplo, não tinham praticado o crime. Só confessaram porque foram reconhecidos por testemunhas — conta ele.

Até agora, 44 países já têm o banco de dados padronizado do CODIS. Nos Estados Unidos — que começou a mudança das leis dos estados a partir de 1995 para adotar a rede — já há 400 mil DNAs de detentos catalogados pelo governo.

Bom para o país

Blozis diz que o sistema será um grande aliado das autoridades. "Assim que você reúne banco de dados, você reduz as taxas de criminalidade."

Corpos

Apesar do uso da tecnologia após os ataques do Onze de Setembro, 1.124 dos 2.976 corpos (41%) da tragédia das torres gêmeas não foram identificados.

Dificuldade

O especialista diz que o trabalho após a queda das torres foi gigantesco. "Mães levavam objetos pessoais para confronto (para a retirada de material genético contido em fios de cabelo, etc). Mas há pessoas que nunca serão identificadas simplesmente porque os corpos não existem mais. Nas explosões das torres, essas pessoas simplesmente viraram pó", relembra.

Erros

No Brasil, a medida visa aumentar a taxa de 8% na resolução de homicídios. Mas Blozis faz questão de ressaltar a importância fundamental do sistema para libertar inocentes.

20 anos preso

O especialista lembra um caso emblemático: "Nos EUA, uma mãe de quatro filhos foi estuprada. Prenderam um indivíduo suspeito, de 16 anos, por duas décadas. Há três, com o confronto do DNA, ele foi solto. Imagine ficar 20 anos preso?"

AUTOR: SOBRAL 24 HORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics