I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 11 de janeiro de 2014

TAXA DE HOMICÍDIOS CAI NO TRIMESTRE

A incorporação de novos policiais militares à tropa da PM é apontada como um dos fatores para a queda no número de assassinatos no Ceará FOTO: TUNO VIEIRA

O número de homicídios no Estado do Ceará caiu nos últimos três meses de 2013. Esta foi a primeira vez desde o ano anterior que as taxas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) mostram um declínio sucessivo em um único trimestre.

O comparativo foi apresentado, na tarde de ontem, pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, delegado federal Servilho de Paiva, em coletiva de Imprensa em que ele fez um balanço de 2013.

Segundo o titular da SSPDS, outubro de 2013 apresentou uma queda de 2,9% no quantitativo de mortes violentas (homicídios e latrocínios) em relação a setembro. Em novembro a queda foi de 10,8% em comparação a outubro. E em dezembro, de 2,8% se comparado a novembro. A estimativa da própria SSPDS era de que, no último trimestre do ano passado, ocorressem 1.475 assassinatos, com base nas projeções da Pasta. Mas, o número ficou em 1.206. "Portanto, foram salvas 269 vidas", disse o secretário aos jornalistas.

Números

No comparativo geral entre os dois anos (2012 e 2013), o Ceará apresentou um crescimento da ordem de 19,5% no número de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Em 2012, foram 3.735 óbitos. No ano passado, a taxa chegou a 4.462 crimes.

Somente na Capital, a variação chegou a 18,4% de aumento nos homicídios (1.793 em 2012 e 2.017 em 2013).

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o aumento atingiu 26,6% (de 744 casos para 942). No Interior Norte, 10,2% de acréscimo (528 casos em 2012 e 582 em 2013). No Interior Sul, a taxa apresentou aumento de 21,1% (760 crimes em 2012 e 921 no ano passado).

Motivado pela queda mês a mês no último trimestre de 2013, Servilho de Paiva acredita que esta tendência deverá ser mantida em 2014. Ele atribui o declínio nos números de homicídios a um conjunto de procedimentos adotados desde a sua chegada à Pasta, há quatro meses. "Claro que isso não é obra do Divino, nem da fada madrinha, mas fruto do trabalho dos nosso atores, os policiais que estão nas ruas todos os dias, nas madrugadas e nos fins de semana".

O titular da SSPDS aponta, ainda, outros fatores, tais como, a chegada de novos efetivos. Para ele, as dificuldades encontradas foram, o pouco tempo que ele e sua equipe tiveram, a mudança da equipe, o tamanho da máquina e a tendência do crescimento dos índices criminais no Estado.

Caminho

"Estamos dando os primeiros passos de uma longa caminhada. Queremos chegar ao ponto em que tivermos o controle da violência, para que possamos viver melhor em sociedade. Violência existe desde que o mundo é mundo. O que queremos é chegarmos a uma situação onde possamos viver com tranquilidade", disse o secretário ao refletir sobre as estatísticas. "A violência é uma realidade que deve ser entendida sistemicamente", disse.

Servilho revelou, ainda, que neste ano, haverá mais acréscimo de efetivo. Na Polícia Militar, serão incluídos mais 1.100 homens, que deverão estar preparados até a Copa do Mundo. Já na próxima segunda-feira (13), será realizada a aula inaugural (no Centro de Eventos) para os alunos do Curso de Formação.

O secretário revelou, ainda, que, em 15 dias, deverá conceder uma nova entrevista coletiva para explicar como será concedida a gratificação aos policiais em cujas Áreas Integradas de Segurança (AIS) ocorrer queda das taxas de crimes. O Estado tem em caixa cerca de R$ 120 milhões para este fim. Serão estabelecidas metas para cada AIS e territórios fixados pela SSPDS.

Apreensões de armas e drogas têm aumento

Segundo os dados apresentados à Imprensa pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Servilho de Paiva, em 2013 houve um aumento nos registros de apreensões de armas e drogas no Ceará em comparação ao ano anterior.

Em todo o ano passado, a Polícia cearense conseguiu apreender 3.230,9 quilos de drogas (macha, cocaína e outros entorpecentes), enquanto em 2012 esse número foi 2.069,6 quilos, portanto, um aumento da ordem de 56,1%.

Já o número de apreensões de armas de fogo foi mais tímido, um aumento de somente 2,1%. Foram 6.124 armas confiscadas em 2013, contra 6 mil em 2012.

Na contramão da tendência de queda, os registros de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) apresentaram um crescimento de 5,3% se comparados os dois anos (2012/2013), saltando de 48.830 para 51.414 casos. Mas, houve também declínio nos últimos três meses do ano passado, da ordem de 27,4%.

Durante todo o ano de 2013, o mês que mais apresentou queda em relação ao anterior foi dezembro, com queda de 35,5% em comparação a novembro, segundo a SSPDS.

Centro

O secretário também mostrou o resulta da operação Centro Seguro’, realizada na Malha Central da Capital entre os dias 29 de novembro e 6 de janeiro. Houve uma queda de 58,27 por cento nos furtos, roubos e homicídios.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics