I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

DICAS DE COMO EVITAR A CLONAGEM DO SEU CELULAR


Todos os dias, milhares de pessoas têm o telefone celular clonado em todo o Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas a maioria não denuncia o fato aos órgãos competentes. Segundo o titular da Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Pequeno, os usuários geralmente resolvem diretamente com as operadoras, não recorrendo à polícia.

Na Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor de Fortaleza (Procon), os números também comprovam isso. Segundo o órgão, as últimas reclamações de clonagem de celulares são do ano de 2010. Para evitar que você tenha o telefone clonado e saber como proceder em caso de clonagem, o Jangadeiro Online dá algumas dicas.

Como o telefone é clonado?

A Anatel afirma que a clonagem ocorre geralmente quando o usuário está fora da área de mobilidade de origem, ou seja, em “roaming”, e operando em modo analógico. Para isso, o clonador obtém a combinação do código do aparelho ou do assinante por meio de monitoração ilegal do telefone habilitado.

Indícios de clonagem

- Dificuldades para completar chamadas;
- Quedas frequentes de ligação;
- Dificuldades para acessar a caixa de mensagens;
- Chamadas recebidas de números desconhecidos, nacional e internacional;
- Valor da conta telefônica muito acima da média.

Caso o consumidor perceba que teve o celular clonado, a primeira orientação da Anatel é entrar imediatamente em contato com a operadora telefônica e solicitar o bloqueio da linha. Caso a denúncia seja feita pelo telefone, o usuário deve anotar o nome completo do atendente, a data, a hora, o número do boletim gerado e, no caso de denúncia direta, obter cópia impressa da reclamação.

De acordo com o Regulamento do Serviço Móvel Pessoal, da Anatel, as operadoras telefônicas não podem cobrar do usuário as chamadas realizadas pelo clonador. Caso a prestadora não resolva o problema, mesmo depois de comunicada, o consumidor deve procurar a Agência Nacional de Telecomunicações ou os órgãos de defesa do consumidor.

Como se prevenir

- Consertar o celular somente em lojas autorizados ou em oficina da sua confiança;
- Revisar mensalmente o documento de cobrança;
- Controlar chamadas quando estiver viajando;
- Comprovar a procedência do celular com a nota fiscal, seja ele novo ou usado;
- Caso seja usado, consultar o Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi) para saber se o aparelho não é roubado.
FONTE: Jangadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics