I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 1 de novembro de 2016

NO CEARÁ, 7 INVESTIGADOS POR FRAUDE NO TRANSPORTE ESCOLAR ESTÃO FORAGIDOS

FOTO: INTERNET

Duas pessoas foram presas após deflagração da operação "Carroça do Norte", do Ministério Público do Ceará (MPCE), nesta segunda-feira (31), que investiga crimes no transporte escolar de Guaraciaba do Norte. O promotor de Justiça Manoel Epaminondas Vasconcelos, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), informou que outras sete pessoas estão foragidas, entre elas, o "chefe do esquema" e a mulher dele.

A investigação apura fraudes de licitação, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo os serviços de transporte escolar em Guaraciaba do Norte nos anos de 2013 a 2015. As investigações tiveram início em 2015.

Os advogados dos dois suspeitos presos devem ser ouvidos pelo MPCE nesta terça-feira (1º). Uma das prisões foi em Fortaleza. Segundo o promotor, esse investigado "é um braço direito do chefe no grupo e fazia falsificações". Contra ele, havia um madado de prisão temporária, por Guaraciaba do Norte, e um de prisão preventiva, por Itarema.

A outra prisão aconteceu em Guaraciaba do Norte. "Ele foi ouvido por nós ontem. Está preso temporariamente, e estamos avaliando se pedimos a prisão preventiva", disse o coordenador do Gaeco.

Operação "Carroça do Norte"

A operação foi deflagrada pelo MPCE, Polícia Militar e Delegacia de Guaraciaba do Norte. Ao todo, foram emitidos 9 mandados de prisão temporária e 14 de busca e apreensão. Quatro prisões estam previstas para Fortaleza. As demais seriam em Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Nova Russas e Itaitinga. Apenas duas prisões foram cumpridas.

A investigação revelou que o transporte escolar é realizado em veículos inapropriados, sublocados de pessoas que possuem afinidades com o grupo político com a gestão municipal, bem como revelou indícios de desvio de dinheiro público e de lavagem de dinheiro.“Investigamos um grupo empresarial contratado para fazer o transporte, e as pessoas que por procuração movimentavam contas bancárias”, disse o promotor, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Também integra a operação o Núcleo de Investigações Criminais (Nuinc) do MPCE.

A empresa, conforme o promotor, tem sede em Fortaleza e Nova Russas. As investigações tiveram início em 2015.

Durante a operação, foram apreendidos documentos, celulares, computadores, além de dispositivos de armazenamento.

As buscas e apreensões estavam previstas para ocorrer em residências, sedes de empresas de locação de veículos, escritórios de contabilidade e de advocacia, além da Secretaria de Educação e do Setor de Licitações da Prefeitura de Guaraciaba do Norte.

As prisões temporárias foram determinadas pela juíza de Direito da Comarca de Guaraciaba do Norte.

Segundo o Ministério Público, o procedimento investigatório teve início com o compartilhamento de informações colhidas na investigação que tramitou na Promotoria de Justiça de Itarema e que resultou em uma primeira ação penal já recebida pelo juízo daquela Comarca. Foram decretadas três prisões preventivas, também cumpridas durante a deflagração da Operação Carroça do Norte, em estrita observância à legislação eleitoral.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics