I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

APROVEITE!

APROVEITE!
CLIQUE NA IMAGEM E CONFIRA SUPER OFERTAS PARA VOCÊ!
SEJA BEM VINDO AO TIANGUÁ AGORA, E BOA LEITURA!.

ANUNCIE AQUI!

...

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

JÁ ESTÁ NO AR!

JÁ ESTÁ NO AR!
CLIQUE NA IMAGEM!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

VENHA CONHECER A MELHOR LOJA EM PRODUTOS IMPORTADOS!

VENHA CONHECER A MELHOR LOJA EM PRODUTOS IMPORTADOS!
E APROVEITE AS NOSSAS OFERTAS!

FAÇA SUAS COMPRAS SEM SAIR DE CASA

FAÇA SUAS COMPRAS SEM SAIR DE CASA
ATENDIMENTO DELIVERY DO SUPRA SUPERMERCADO LIGUE: (88) 9-9210.0302/9-9737.3611/9-9434.7201

A SUA MAIS NOVA OPÇÃO EM LAVANDERIA

A SUA MAIS NOVA OPÇÃO EM LAVANDERIA
LIGUE: (88) 9-92035941/9-93507751 TIANGUÁ (CE)

ASSISTÊNCIA TÉCNICA ESPECIALMENTE PARA VOCÊ!!

ASSISTÊNCIA TÉCNICA ESPECIALMENTE PARA VOCÊ!!
DIGA QUE VIU A FOTO AQUI NO TIANGUÁ AGORA E AUMENTE O SEU DESCONTO!

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET BANDA LARGA AGORA FIBRA ÓPTICA!

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET BANDA LARGA AGORA FIBRA ÓPTICA!
EM SOBRAL, UBAJARA E TIANGUÁ - FONES: (88) 3611-5346/99244-7730/9931-8511/3671-1144/99428-2616/99739-8777

SAIBA DE TODOS OS CONCURSOS NO BRASIL!

SAIBA DE TODOS OS CONCURSOS NO BRASIL!
BASTA CLICAR NA IMAGEM!

AQUI É O LUGAR CERTO PARA VOCÊ!

AQUI É O LUGAR CERTO PARA VOCÊ!
AV. PREFEITO JAQUES NUNES 708/TIANGUÁ (CE)

ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM TIANGUÁ!

ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM TIANGUÁ!
FONES: (88)3671-2174 (88)99428-3261

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA, LIGUE LOGO!

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA, LIGUE LOGO!
RUA VEREADOR MANOEL FROTA 539 - CENTRO - TIANGUÁ/CE

FAZENDO VALER SUA IDEIA!

FAZENDO VALER SUA IDEIA!
FAÇA AQUI SUA DIVULGAÇÃO!

TECNO FILMES DO BRASIL

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

JOVEM MILITANTE DO LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE É ASSASSINADO A TIROS, EM BAIRRO DE FORTALEZA (CE)

O jovem Carlos Ridson Correia Damasceno, 18, militante do movimento Levante Popular da Juventude e da cultura Hip-Hop, foi assassinado a tiros na madrugada desta quinta-feira, 17, no Barroso. 

A Polícia Civil realiza buscas na área, mas até o momento nenhum suspeito foi preso. Com essa morte, sobe para quatro o número de jovens do Levante Popular no Ceará mortos desde a criação da organização no Estado, em 2012.

A morte foi registrada às 0h40min, na rua Nova Conquista, e as investigações estão a cargo da equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

"Ele estava ingressando no movimento como forma de uma ressocialização. Nós sabemos que trabalhar na periferia envolve a violência e o extermínio da juventude, mas é onde nós temos o potencial de resgatar vidas", diz o coordenador do movimento, Miguel Braz.

Carlos havia saído de uma unidade de acolhimento do sistema socioeducativo há cerca de duas semanas e era o mais o velho de uma família de três irmãos. Ao todo, cerca de 200 jovens integram a militância do Levante Popular na capital cearense, atuando nas 25 células localizadas em bairros da periferia da cidade.

Miguel explica que a organização utiliza, além do Hip-Hop, outras ferramentas culturais para resgatar jovens em situação de vulnerabilidade social, como teatro, capoeira e dança popular.

Juventude criminalizada

O Nordeste é a região que teve a maior escalada de violência entre 2004 e 2014, segundo dados do Atlas Violência 2016, estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FPSP).

O aumento de homicídios no Ceará, nessa série histórica, foi de 166,5%. As chances de jovens pretos e pardos morrerem por homicídio são 147% maiores do que de jovens de outros grupos étnicos, ainda conforme a pesquisa.

O sociólogo e professor da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Marcos Silva, explica que nesse contexto é necessário levar em conta duas dimensões: criminalização da juventude e negação de direitos na periferia.

"Quem morre mais no Brasil são os jovens pretos, pobres e da periferia, onde as políticas públicas não atendem de maneira efetiva", explica o sociólogo, que também é pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além da negação de direitos, Marcos cita a violência institucional e física contra a juventude. "O estado produz crimes ao mesmo tempo que o seu efetivo policial é o que mais mata jovens dentro dessa sociedade historicamente conservadora e racista. No caso de Fortaleza, os espaços periféricos são excluídos das políticas, é uma cidade ainda muito segregadora", continua.

Para ele, a juventude ainda é cooptada para o tráfico de drogas, mas persiste com a produção de movimentos sociais que buscam driblar a condição de vulnerabilidade. "Esses jovens conseguem produzir movimentos de hip-hop e grafite, por exemplo, para modificar a vida de muitos outros", frisa.

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O Tianguá Agora descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics