Mais precisamente 15 voltas, até a primeira rodada de pit stops. Com uma estratégia mais eficiente e um bom trabalho de boxes, as "Flechas de Prata" retomaram a ordem natural das forças em 2014 e garantiram mais uma dobradinha, a sexta em em oito provas, dessa vez com Nico Rosberg na frente e Lewis Hamilton em segundo. Já Bottas ganhou a posição de Massa nos boxes, e garantiu o terceiro lugar no pódio, o primeiro da Williams no ano, seu primeiro na carreira.
Pole position, Massa liderou a prova até a rodada de pit stops. Mas em razão de um trabalho lento da Williams, o brasileiro acabou sendo superado pela dupla das "Flechas de Prata" e por seu companheiro de equipe. Daí em diante, tentou recuperar terreno, mas não chegou a ameaçar a terceira posição do finlandês. Se nem a sonhada vitória e nem o pódio vieram, Massa tem o consolo de ter alcançado seu melhor resultado no ano.
- O problema foi na primeira parada. Não sei o que aconteceu. O Rosberg estava bem próximo e acabou me ultrapassando. Perdi muito tempo naquela volta. Ali foi o momento em que perdi a chance de brigar pelo pódio. O Valtteri acabou parando e voltando na frente. Na frente das Mercedes não ia ser fácil, mas o pódio era possível hoje. Foi o momento-chave da corrida. Mas continuo feliz pelo resultado, pela equipe. O resultado de hoje foi muito importante para a equipe toda. Feliz pela corrida que a gente fez - analisou o brasileiro da Williams em entrevista à TV Globo na saída da pista.
Nico Rosberg recebe a bandeirada para a vitória no GP da Áustria (Foto: Getty Images)
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Rosberg, que assumiu a ponta nos boxes, chegou à terceira vitória em 2014, seu sexto triunfo na carreira, superando a marca do pai Keke, campeão mundial de 1982. Já Hamilton, com direito a uma primeira volta espetacular, onde pulou da nona para a quarta posição, terminou em segundo e conseguiu minimizar o prejuízo após a rodada do treino classificatório. Agora, restando 11 corridas para o fim do ano, o alemão da Mercedes lidera o campeonato com 165 pontos, contra 138 do britânico. Com os 12 pontos marcados neste domingo, Massa chegou aos 30 e subiu da 11ª para a nona posição no geral.
A empresa de energéticos dona da RBR e STR, que reformulou o circuito de Spielberg e fez a Áustria voltar à Fórmula 1, viu a expectativa do primeiro GP em casa se transformarem em uma tremenda decepção. Todos os três carros que não completaram a prova foram da companhia: Sebastian Vettel teve uma pane elétrica na primeira volta, caiu para último e abandonou no meio da prova, para poupar equipamento. Jean-Eric Vergne sofreu com problemas no freio se retirou e Daniil Kvyat levou um susto com uma quebra de suspensão que o levou à grama. Dos quatro, só Daniel Ricciardo recebeu a bandeira quadriculada, mas apenas em oitavo, pouco animador para quem surpreendeu ao vencer a corrida anterior, no Canadá.
Um dos destaques da prova foi Sergio Pérez, da Force India. Largando em 15º em razão da punição pelo acidente com Massa no Canadá, o mexicano chegou até a liderar quanto tinha uma parada a menos e terminou em sexto, logo atrás de Fernando Alonso (Ferrari) e à frente de Kevin Magnussen (McLaren). Completaram a zona de pontuaçã: Nico Hulkenberg (Force India), o nono, e Kimi Raikkonen (Ferrari), o décimo.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, no dia 6 de julho, para o GP da Inglaterra, no tradicionalíssimo circuito de Silverstone. A TV Globo transmite a prova ao vivo e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
Festa no pódio de Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas no pódio do GP da Áustria (Foto: Getty Images)
Felipe Massa largou bem e manteve a ponta. Quem também arrancou bem foi Rosberg, que tomou o segundo lugar de Bottas. Mas o finlandês da Williams recuperou a posição curvas depois. Partindo de nono, Hamilton fez uma primeira volta excepcional: passou Raikkonen e Kvyat nos primeiros metros, deixou Magnussen, Ricciardo e Alonso para trás em seguida, colando no companheiro de Mercedes e rapidamente reduzindo o prejuízo do erro que cometeu na qualificação.
Na abertura da segunda volta, Vettel amargou mais um capítulo do martírio que vem passando por este ano. Sua RBR perdeu tração e ele ficou lento na pista. Um giro depois, o carro voltou a funcionar e ele pôde pisar fundo novamente, mas a essa altura já tinha levado uma volta de todos os adversários.
Lewis Hamilton largou muito bem na Áustria (Foto: Getty Images)
Nas primeiras cinco voltas, Massa abriu 1s de vantagem para Bottas. Os carros da Williams mostraram um bom ritmo, mantendo uma margem segura para as quase imbatíveis Mercedes de Rosberg e Hamilton. Em quinto aparecia Alonso, seguido por Magnussen, Raikkonen, Hulk e Kvyat. O alemão da Force India foi quem abriu as atividades nos boxes, na décima volta. Rosberg fez seu pit stop dois giros depois, trocou os pneus supermacios pelos macios e retornou em quinto.
Hamilton fez sua parada na sequência e voltou logo atrás do parceiro.
Massa perde a liderança nos boxes
A Williams preferiu manter seus pilotos na pista por um pouco mais de tempo. Com os pneus gastos, Massa virava mais lento que os rivais da Mercedes. Somando isso a um trabalho de box lento no giro 15, o brasileiro acabou voltando entre Rosberg e Hamilton.
A Williams preferiu manter seus pilotos na pista por um pouco mais de tempo. Com os pneus gastos, Massa virava mais lento que os rivais da Mercedes. Somando isso a um trabalho de box lento no giro 15, o brasileiro acabou voltando entre Rosberg e Hamilton.
O britânico aproveitou o embalo da reta e deixou Massa para trás ainda na curva 1 do circuito. Já Bottas fez um pit 1s2 mais veloz que Felipe e voltou à frente do parceiro e de Lewis também. A liderança, nesse momento, era de Pérez, que apostava em uma estratégia de uma parada a menos que os demais.
A corrida, então, se tornou um comboio formado por Pérez, Rosberg, Bottas, Hamilton e Massa, todos separados por uma diferença de cerca de 1s. Na 23ª volta, a Mercedes pediu para Lewis tomar cuidado para não deixar o freio aquecer demais, problema que havia lhe tirado da prova anterior.
Sem ter parado nos boxes ainda, Pérez pagou caro pelos pneus desgastados. Foi ultrapassado por Rosberg e Bottas na volta 27 e por Hamilton, na 28. A expectativa, então, era para a aproximação de Massa no mexicano, reeditando o duelo que terminou em acidente na última corrida. Mas Pérez foi para os boxes. Enquanto isso, nomeio do pelotão, Kvyat saía na grama e abandonava, vítima de uma quebra de suspensão e um pneu furado.
Após ficar preso atrás de Pérez, Felipe acabou perdendo contato com os três primeiros colocados. Mas o líder Rosberg, sozinho, deu uma escapada e viu Bottas colar e ameaçá-lo.
Vettel recolhe para os boxes
Lá atrás, o último colocado Vettel continuava a sofrer. Ao tentar ultrapassar o mexicano Esteban Gutiérrez, o tetracampeão tocou na Sauber e quebrou a asa dianteira. Depois de trocar a peça, a RBR decidiu chamar o alemão para recolher o carro e poupar equipamento para as próximas provas.
Na 39ª volta, Hamilton inaugurou a segunda rodada de paradas, mas com um trabalho lento dos mecânicos. Rosberg foi para os boxes no giro seguinte e contou com um pit stop mais veloz. Bottas parou na 41 e retornou comboiando as duas Mercedes. Já Massa, fez seu pit na 44 e voltou logo atrás de Pérez. A primeira posição de momento era de Alonso.
Com a ida do espanhol da Ferrari para os boxes na 48ª passagem da prova, Rosberg retomou a liderança da prova. A vantagem do alemão para Hamilton era de 1s5. A essa altura, a dupla da Mercedes já tinha colocado ordem na casa e aberto boa vantagem para Bottas, Pérez e Massa.
A 15 voltas do fim, o mexicano da Force India fez seu segundo pit stop e deixou o caminho aberto para Felipe tentar caçar Bottas e buscar um lugar no pódio.
A diferença entre os pilotos da Williams era de cerca de 5s. O brasileiro começou a tirar entre três e cinco décimos por volta do finlandês. Mas não conseguiu manter o ritmo até o fim. Na ponta, Rosberg conseguia administrar uma margem de segurança de 2s para Hamilton. O britânico chegou a se aproximou do companheiro nas voltas finais, mas não o suficiente para brigar pela vitória e dar contornos emocionantes à prova.
Confira o resultado final do GP da Áustria:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 71 voltas em 1h27m54s967
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 1s932
3) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) + 8s172
4) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) + 17s358
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 18s553
6) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) + 28s546
7) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) + 32s031
8) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) + 43s522
9) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + 44s137
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) + 47s777
11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) + 50s966
12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) - 1 volta
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) - 1 volta
14) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1 volta
15) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
16) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) - 2 voltas
17) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
18) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) - 2 voltas
19) Esteban Gutiérrez (MEXSauber-Ferrari) - 2 voltas
Não completaram:
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 59 voltas
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 34 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 24 voltas
AUTOR: GLOBO ESPORTE
A corrida, então, se tornou um comboio formado por Pérez, Rosberg, Bottas, Hamilton e Massa, todos separados por uma diferença de cerca de 1s. Na 23ª volta, a Mercedes pediu para Lewis tomar cuidado para não deixar o freio aquecer demais, problema que havia lhe tirado da prova anterior.
Sem ter parado nos boxes ainda, Pérez pagou caro pelos pneus desgastados. Foi ultrapassado por Rosberg e Bottas na volta 27 e por Hamilton, na 28. A expectativa, então, era para a aproximação de Massa no mexicano, reeditando o duelo que terminou em acidente na última corrida. Mas Pérez foi para os boxes. Enquanto isso, nomeio do pelotão, Kvyat saía na grama e abandonava, vítima de uma quebra de suspensão e um pneu furado.
Após ficar preso atrás de Pérez, Felipe acabou perdendo contato com os três primeiros colocados. Mas o líder Rosberg, sozinho, deu uma escapada e viu Bottas colar e ameaçá-lo.
Lá atrás, o último colocado Vettel continuava a sofrer. Ao tentar ultrapassar o mexicano Esteban Gutiérrez, o tetracampeão tocou na Sauber e quebrou a asa dianteira. Depois de trocar a peça, a RBR decidiu chamar o alemão para recolher o carro e poupar equipamento para as próximas provas.
Na 39ª volta, Hamilton inaugurou a segunda rodada de paradas, mas com um trabalho lento dos mecânicos. Rosberg foi para os boxes no giro seguinte e contou com um pit stop mais veloz. Bottas parou na 41 e retornou comboiando as duas Mercedes. Já Massa, fez seu pit na 44 e voltou logo atrás de Pérez. A primeira posição de momento era de Alonso.
Com a ida do espanhol da Ferrari para os boxes na 48ª passagem da prova, Rosberg retomou a liderança da prova. A vantagem do alemão para Hamilton era de 1s5. A essa altura, a dupla da Mercedes já tinha colocado ordem na casa e aberto boa vantagem para Bottas, Pérez e Massa.
A 15 voltas do fim, o mexicano da Force India fez seu segundo pit stop e deixou o caminho aberto para Felipe tentar caçar Bottas e buscar um lugar no pódio.
A diferença entre os pilotos da Williams era de cerca de 5s. O brasileiro começou a tirar entre três e cinco décimos por volta do finlandês. Mas não conseguiu manter o ritmo até o fim. Na ponta, Rosberg conseguia administrar uma margem de segurança de 2s para Hamilton. O britânico chegou a se aproximou do companheiro nas voltas finais, mas não o suficiente para brigar pela vitória e dar contornos emocionantes à prova.
Confira o resultado final do GP da Áustria:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 71 voltas em 1h27m54s967
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 1s932
3) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) + 8s172
4) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) + 17s358
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 18s553
6) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) + 28s546
7) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) + 32s031
8) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) + 43s522
9) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + 44s137
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) + 47s777
11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) + 50s966
12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) - 1 volta
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) - 1 volta
14) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1 volta
15) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
16) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) - 2 voltas
17) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
18) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) - 2 voltas
19) Esteban Gutiérrez (MEXSauber-Ferrari) - 2 voltas
Não completaram:
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 59 voltas
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 34 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 24 voltas
AUTOR: GLOBO ESPORTE
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