I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CORPOS DE VÍTIMAS DE CHACINA AINDA ESTÃO NA PEFOCE

Cinco corpos foram achados enterrados em Redenção. Quatro eram de jovens desaparecidos, mas o quinto a Polícia não sabe quem é FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
Parentes dos adolescentes forneceram material genético para comparação de DNA, mas ainda aguardam decisão judicial sobre identificação FOTO: HELENE SANTOS
Delegada Teresa Cristina Cruz deve ouvir oito pessoas no inquérito que apura a chacina FOTO: HELENE SANTOS

Os exames de DNA feitos pela Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) nos quatro adolescentes que estavam desaparecidos e foram encontrados no dia 1º de setembro, enterrados em uma cova-rasa, dentro de um canavial, na Cidade de Redenção (a 63Km de Fortaleza), atestaram o parentesco com os familiares que forneceram material genético. 


Porém, mesmo com o resultado positivo, os cadáveres não puderam ser identificados e a liberação dos corpos dependerá de uma decisão judicial, que não tem previsão para ser expedida.

Os familiares tinham a expectativa de receber os entes hoje, 19 dias depois dos corpos serem achados, mas isto, aparentemente, não se confirmará. Segundo a coordenadora da Comel, Hellena Pinheiro, a data para que a determinação para que os corpos sejam denominados com os nomes dos adolescentes, não pode ser prevista. 


"Já tivemos um processo deste tipo que demorou nove meses para ser concluído. Encaminhamos os laudos à Justiça e orientamos as famílias para que acompanhem o trâmite", salientou.

Medo

Em Redenção, os moradores do bairro Boa Fé, ainda demonstram receio ao falar dos corpos. Um vendedor ambulante, de forma despretensiosa, revelou que as pessoas ficaram com medo de serem as próximas vítimas. "Aqui ninguém abre a boca. Depois do que aconteceu, quem é louco de dar 'um pio'?", disse enquanto passava apressado pela equipe de reportagem.

Na rua em que mora a família de um dos quatro adolescentes, vítima de um sequestro no dia 19 de agosto, os vizinhos fecham as portas quando a viatura da Polícia Militar se aproxima. Em silêncio, passam longe do veículo, como se temessem serem interpelados e terem que responder alguma pergunta feita pela patrulha da PM.

Em uma casa simples, estava a avó de um dos adolescentes. Ouvindo um programa de rádio, que o locutor prometia livrar de dificuldades por meio de meditações, a aposentada chorou só de falar no nome do neto, de 13 anos. "Ele não era mau. Fez muitas coisas erradas, porque não escutava nossos conselhos, mas ele era um menino amoroso. 


Sempre me abraçava e dizia que me queria bem", declarou a mulher, que pediu que seu nome não fosse publicado. A mulher disse que o neto morava com ela, desde que a mãe morreu. Porém, há cerca de quatro meses, contrariando sua vontade, teria ido morar em uma casa na companhia de alguns amigos.

"Aqui não faltava nada para ele. Mesmo velha e doente, eu trabalho lavando e passando roupas de outras pessoas, para que não falte comida em casa. Ele foi criado com muito carinho. Sempre teve comida, lugar para dormir e tudo que ele precisava aqui. Não sei por que foi procurar esses amigos", contou, enquanto chorava.

A aposentada revelou que sabia que o neto era envolvido com delitos e que tinha abandonado os estudos. "Dois dias antes de levarem ele da casa, eu tive que ir até a Delegacia de Baturité buscá-lo, porque ele foi pego armado roubando uma loja, no Centro de Redenção.

Mesmo com toda a dor da perda do neto, a aposentada tem reunido forças para agilizar o trâmite da liberação do corpo, na Coordenadoria de Medicina legal (Comel). "Ligaram para mim, do lugar onde o corpo dele está (Pefoce), dizendo que, talvez, sexta-feira (hoje) tudo seja resolvido. Eu queria tanto que ele aparecesse, porque as pessoas ouviram ele gritando por mim na hora que os homens chegaram para levar ele. Eu não estava lá, não podia fazer nada", lamentou a aposentada.

Precipício

A avó do adolescente afirmou que não sabe quem pode ter matado o neto. "Ele andava com pessoas erradas e fez muitas coisas erradas. A vida que ele buscou era um precipício. Sabia o risco que corria. A única coisa que posso fazer é rezar para que Deus perdoe suas faltas". O relato do tio de outra vítima da chacina é parecido com a da mulher, no lamento da saudade e das muitas tentativas frustradas de tirar o adolescente, de 15 anos, da turma que realizava furtos.

"O pai dele foi embora daqui, porque estava sendo ameaçado. A mãe e o avô vivem numa tristeza tão grande, que eu não sei nem se aquilo pode ser chamado de vida. A dor de perder um filho é muito grande e é ainda maior quando você perde, mesmo ele estando vivo".

Segundo o tio, o adolescente era trabalhador e nunca foi violento com os familiares, mas quando se tratava do convívio com os amigos, sempre desobedeceu às ordens da mãe, que tentava proibir as reuniões. "Desde os dez anos ele usava essas coisas que viciam. Ele tinha muita disposição para trabalhar", disse o homem.

Ele também disse não saber quem sequestrou e matou o sobrinho. "Aqui ninguém nunca tinha visto uma coisa daquelas. Eu sei que ele não era um menino correto, mas ninguém merece ser morto como um bicho do mato. Não vamos atrás de descobrir quem foi que matou, a Justiça que esperamos é a de Deus". Os parentes dos outros dois adolescentes não estão morando mais em Redenção.

Oito pessoas devem ser ouvidas pela Polícia Civil

Oito pessoas que podem ajudar no andamento das investigações foram notificadas e deverão comparecer, nos próximos dias para serem ouvidas pela delegada titular de Redenção, Teresa Cristina Cruz, que preside o inquérito sobre a chacina Segundo ela, suspeitos já foram identificados.

"Estas oito pessoas podem ajudar no deslinde das investigações, mas não são necessariamente suspeitas. Pelo que temos agora, acreditamos que o crime se deu por circunstâncias criadas aqui na cidade. É possível que a vida pregressa das vítimas tenha motivado as mortes", afirmou Cruz.

Sobre o quinto corpo encontrado no matagal, a delegada disse que continua sem pistas sobre quem pode ser. "Ninguém veio até aqui reclamar o corpo, nem deu conta de desaparecimentos. Descartamos a possibilidade de que o canavial fosse um cemitério clandestino, porque foram feitas as escavações necessárias, pela Perícia Forense do Estado (Pefoce), e nenhum outro indício de cova-rasa foi encontrado".

O diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Ricardo Romagnoli, está acompanhamento pessoalmente as investigações e se reunindo semanalmente com a presidente do inquérito.

Crime misterioso

19 de agosto de 2014

Quatro adolescentes são levados por homens armados de dentro de uma casa no bairro Boa Fé, no município de Redenção, na Grande Fortaleza;

21 de agosto de 2014

Parentes dos garotos sequestrados procuram à Delegacia de Redenção e registram Boletim de Ocorrência (B.O) sobre o desaparecimento.

1º de setembro de 2014

Cinco corpos são achados enterrados em duas covas-rasas em um matagal na zona rural do município. Quatro deles seriam dos adolescentes.

18 de setembro de 2014

Coordenadoria de Medicina Legal confirma que quatro dos cinco corpos possuem DNA compatível com amostras dos parentes.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics