I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 30 de maio de 2014

MOMBAÇA (CE), SE MOBILIZA PARA REDUZIR ONDA DE ASSALTOS EM CASAS E LOJAS

Para protestar contra o crescimento da violência, moradores organizaram uma manifestação e exigiram providências às autoridades FOTO: LUSTÊNIO ALMEIDA

Mombaça. Nove assaltos em um único fim semana. O alarmante índice de violência tem sido constante neste município, e foi o estopim para a manifestação popular realizada no fim da tarde da última terça-feira, nas ruas da cidade. Coincidentemente o Ministério Público havia programado uma audiência pública, no mesmo horário, no Fórum de Justiça. A reunião seria a portas fechadas, para apresentação dos novos representantes da Segurança Pública local. Todavia, os manifestantes seguiram para lá e exigiram participação durante o encontro.

Segundo o radialista Carlos Eduardo Faustino, a reunião entre os representantes do Poder Judiciário com a cúpula da Segurança Pública seria a portas fechadas, mas parte da multidão de mais de 2.500 manifestantes conseguiu entrar, pacificamente, no Fórum. Na ocasião, os representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) estavam apresentando o delegado e o comandante do destacamento nomeados para o município.

A iniciativa encabeçada pelo bispo de Iguatu, dom João José Costa, havia começado há cerca de dois anos. O promotor de Justiça Patrick Correia, também passou a cobrar do Estado. Como nenhuma providência havia sido tomada ao longo desse período, os lojistas da cidade, tendo à frente o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Damião Alencar, resolveram se mobilizar e promover a manifestação. "Eles se uniram a um batalhão de estudantes. Pretendiam chamar a atenção do governo do Estado. Não sabiam da nomeação do delegado Jefferson Lopes e do comandante do destacamento PM, capitão Luciano Rodrigues", disse ele.

No encontro com a população, tanto o comandante da Polícia Militar como o delegado pediram um voto de confiança à população e aos gestores do município. Houve ainda promessa de mais policias militares de plantão na cidade. Ao invés de quatro, dez deverão estar diariamente a serviço da segurança, conforme garantiu o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Geovanni Alcoforado.

Mesmo assim, o prefeito Ecildo Filho, e a presidente da Câmara de Vereadores, Elidiana de Carvalho, ressaltaram a preocupação com as constantes mudanças do comando da força policial local. O coronel Geovanni assegurou que as mudanças não ocorreram mais.

Agora, a expectativa da população é de rondas constantes, tanto na área urbana como na zona rural. "Os comerciantes não aguentam mais os constantes ataques dos criminosos. Além de prejuízos econômicos, temem por suas vidas, de funcionários e dos clientes", disse uma das vítimas que preferiu não se identificar. Seu estabelecimento comercial já foi assaltado três vez este ano.

O novo comandante da Companhia PM de Mombaça, capitão Luciano Rodrigues, apontou como sua primeira estratégia para combater a criminalidade na região e a reativação do Serviço de Inteligência da Polícia Militar no município. Com os levantamentos, será possível identificar os criminosos e suas ações. Avalia que, por meio de uma parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário, será possível realizar mandos de busca e de prisão, inclusive quanto ao tráfico de drogas.

O capitão informou também haver compromisso do Comando Geral em efetivar mais policiais para sua nova Companhia, logo após a Copa do Mundo. Por enquanto, a alternativa foi mudar as escalas dos policiais. Até a chegada do reforço irão realizar o trabalho ostensivo-preventivo, tanto na cidade como na zona rural. Antes, os bandidos ligavam para o 190, anunciando uma ocorrência falsa em alguma localidade distante da cidade.

Quando a equipe da PM se distanciava os assaltantes agiam livremente. "O apoio da população será importante", disse.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics