I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

POR R$ 400, URUGUAIOS COMPRAM ARMAS PARA BRASILEIROS NA DIVISA DO RIO GRANDE DO SUL

Aos poucos, um crime tem despertado a atenção de autoridades policiais na divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai, região conhecida pelos freeshops. 

Em Rivera, cidade uruguaia que faz fronteira com Santana do Livramento, o comércio não é exclusivamente de produtos como cosméticos e bebidas: o contrabando de armas se alastra pelas ruas, como mostra a reportagem do Teledomingo. O esquema descoberto pela equipe da RBS TV mostra as estratégias de grupos que adquirem e trazem o armamento de forma ilegal do Uruguai para o Brasil.

Pela lei, só uruguaios têm direito a comprar armas legalmente no país. O esquema, porém, permite que um brasileiro deixe a cidade levando uma arma comprada nas armerías, lojas especializadas do Uruguai. Quem faz a compra é um cidadão uruguaio que depois repassa a arma ao comprador brasileiro. Pelo “serviço”, é cobrado o valor de R$ 400.

A polícia gaúcha confirma o esquema criminoso. “Já nos chegou à notícia que uma única pessoa teria registrado 10 perdas de arma, é uma coisa que chama a atenção. Ninguém vai perder tanto assim. Arma, escopeta, fuzil, coisas desse tipo”, explica o titular da Delegacia de Polícia de Santana do Livramento, Eduardo Sant'anna Finn.

O chefe da polícia em Rivera, no entanto, diz desconhecer o comércio ilegal. “Eu não tenho conhecimento. Ter conhecimento é saber que isto está ocorrendo e, no caso, teríamos que fazer alguma coisa. Eu acredito que é um mito a respeito do país, e especificamente de Rivera, que tem uma fronteira muito particular, que teria um tráfico de armas em grande volume e que nos não combatemos. 

Não o percebemos ao longo do tempo, apesar de que isso que é uma preocupação constante de nossa polícia em todo o país”, salienta Eriberto Fagundes Cabrera.

A equipe da RBS TV acompanhou a negociação de armas. O traficante, em um veículo com placas de Florianópolis (SC), ofereceu dois tipos de revólveres.

Na fronteira com Argentina venda ocorre sob encomenda

A 800 km dali, na fronteira da Argentina com o Rio Grande do Sul, um esquema semelhante ocorre em Santo Tomé, na divisa com São Borja. Na região, as armas são vendidas sob encomenda, basta escolher o modelo. Em 15 dias, a mercadoria é entregue, sem registro. No esquema, armas roubadas em cidades argentinas são negociadas com brasileiros.

“Há um mercado, por assim dizer, de compras de armas para a utilização aqui na cidade. A gente verifica essa incidência. Há cerca de 15 meses, aproximadamente, 20% das armas apreendidas pela Polícia Civil em abordagens rotineiras da Brigada Militar ou em cumprimento de mandados de buscas foram de origem argentina”, afirma o delegado da Polícia Civil de São Borja, Jerry Adriani.

AUTOR: G1/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics