I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 31 de maio de 2014

MARCHA DAS VADIAS REÚNE CENTENAS DE PARTICIPANTES NO CENTRO DE RECIFE

Marcha das Vadias levou participantes do Derby à Praça da Independência (Foto: Clélio Tomaz / LeiaJá Imagens / Estadão Conteúdo)

Centenas de pessoas participaram, na tarde deste sábado (31), da quarta edição da Marcha das Vadias, no Recife. De acordo com a Polícia Militar, há cerca de 400 participantes; a organização do ato fala em pelo menos 1.000. A passeata se concentrou na Praça do Derby, área central da capital, e está seguindo pela Avenida Conde da Boa Vista, em direção à Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio.

O objetivo da caminhada é chamar a atenção para várias questões que envolvem a participação da mulher na sociedade. "A pauta do feminismo é muito grande. Lutamos contra a violência contra a mulher, a autonomia do nosso corpo, a legalização do aborto. 

A cada ano, novas pautas são incorporadas, de acordo com a necessidade de discussão. Após o fim da marcha, vamos seguir para o [Cais José] Estelita, para que ocorra tambem essa discussão do espaço publico. No passado, a mulher era excluída também desses espaços, por isso é importante. Homens são bem-vindos também, mas o protagonismo é da mulher", diz a psicóloga Wedja Martins, uma das organizadoras da marcha.
Concentração teve espaço para música, confecção de faixas e cartazes e pintura corporal (Foto: Clélio Tomaz / LeiaJá Imagens / Estadão Conteúdo)

Além das faixas, cartazes e corpos pintados, os participantes cantam, entoam rimas e tocam tambores de maracatu. "Só quem é mulher sabe todo o tipo de violência que sofremos todo os dias. Para quem trabalha com a causa feminista, a gente sabe que o problema é muito maior. 

 Fazemos a marcha no último sabado de maio, porque é um mês muito simbólico, do Dia das Mães, das noivas, como se toda mulher tivesse nascido para isso", pontua a dentista e ativista Paty Sampaio.
Paty Sampaio (E) defende marcha no mês de maio, por ser uma época de datas consideradas simbólicas para as mulheres, com Dia das Mães e mês das noivas (Foto: Vitor Tavares / G1)

Representantes do coletivo Nabuco, os jornalistas Erick Vasconcelos e Manoel Ferreira e o universitário Eduardo Lopes pedem a liberdade em todas as esferas e resolveram vir de saias para apoiar o movimento. "É importante a participação de todos, inclusive dos homens, para defender essa pauta", diz Eduardo.

Equipes da PM, do Batalhão de Trânsito e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano acompanharam a caminhada, que aconteceu em clima de tranquilidade.
Grupo de amigos do coletivo Nabuco participa da Marcha das Vadias, no Recife (Foto: Vitor Tavares / G1)
Participantes buscam discutir protagonismo da mulher na sociedade (Foto: Clélio Tomaz / LeiaJá Imagens / Estadão Conteúdo)
PM estimou presença de 400 participantes; organização do ato falou em 1 mil (Foto: Vitor Tavares / G1)
Caminhada seguiu pela Avenida Conde da Boa Vista, uma das principais da cidade (Foto: Vitor Tavares / G1)
Depois da Conde da Boa Vista, caminhada seguiu até a Praça da Independência, no Recife (Foto: Vitor Tavares / G1)

AUTOR: G1/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics