I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

JOVEM MORRE AO BRINCAR COM GÁS DE BUZINA DURANTE FESTA, EM GOIÁS

Pai da vítima guardou frascos de buzinas usadas por jovens (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Um adolescente de 17 anos morreu, na noite de sábado (23), após inalar gás de buzina, em Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia. Segundo a família, Matheus Xavier dos Santos participava de uma festa de confraternização da igreja, na casa onde morava, no Setor Viviane Parque, juntamente com amigos. Os adolescentes teriam comprado frascos do produto, de venda e distribuição proibidas em Goiás, para brincar na festa.

Matheus chegou a ser socorrido pelo pai ao Hospital Municipal de Anápolis, mas não resistiu. "Ele morava com a mãe, mas eu moro bem perto. Me ligaram aqui e, quando eu vi o estado que ele estava, já corri com meu filho para o hospital. Ele chegou lá com parada respiratória e em seguida deu uma parada cardíaca", lamenta o construtor Jonas Quinto dos Santos, pai do jovem morto.

De acordo com o pai, Matheus morreu poucos minutos após dar entrada no hospital, por volta das 23h. O corpo do garoto foi enterrado na tarde de domingo, no Cemitério Parque de Anápolis.

Brincadeira perigosa
Segundo Jonas, os adolescentes brincavam de fazer barulho e inalar o gás da buzina para afinar a voz. Alguns garotos não se sentiram bem e resolveram parar, mas o filho teria continuado a usar o produto.

Ao G1, Jonas disse que não tinha conhecimento do produto ser tóxico, muito menos proibido. "Os meninos compraram essa buzina para brincar. Isso aí é uma bomba e eles estão vendendo até para crianças", denuncia.

Proibição
Em setembro do ano passado, uma lei estadual aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás e sancionada pelo governo proibiu a comercialização, distribuição e uso de buzina de pressão à base de gás propanobutano em tudo de aerosol. A medida se deu após a morte de dois adolescentes, um em Goiânia e outro em Caldas Novas, na região sul do estado, que morreram supostamente após utilizar o produto químico como droga.

A lei entrou em vigor este mês e prevê, em caso de descumprimento, multa de R$ 1 mil a R$ 5 mil. Na hipótese de reincidência, será aplicado o valor em dobro.

Destinada a comemorações, a buzina tem como componentes os gases butano e propano, que, segundo especialistas, são altamente tóxicos e inflamáveis. Sua inalação pode gerar efeito alucinógeno e eufórico e, por esta razão, o produto tem sido utilizado por muitos jovens como droga.

Segundo o pneumologista Ricardo Dourado, os dois gases, inalados juntos, podem causar parada cardiorrespiratória, é tóxico ao sistema nervoso central podendo levar ao coma ou a um AVC [Acidente Vascular Cerebral]. O especialista alerta: "Ao longo do tempo, ele é tóxico na medula óssea, impedindo a fabricação dos glóbulos brancos e vermelhos. Também é tóxico para o fígado".

Mortes
Em março de 2012, um adolescente de 16 anos perdeu a vida após inalar um gás de buzina, em Goiânia. Segundo familiares e vizinhos, ele foi encontrado morto em uma praça do Setor Jardim América, onde possivelmente estaria usando a substância juntamente com outros colegas.

Em outro episódio, ocorrido em Caldas Novas, adolescente Rebecca Cardoso Fortes morreu em decorrência de intoxicação após a inalação do conteúdo dessas buzinas.

AUTOR: G1/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics