Carnaubal. O comércio varejista da Serra Grande acaba de receber reforço estratégico com a inauguração da nova Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade de Carnaubal. A solenidade de fundação contou com a presença do diretor distrital da FCDL Ceará, Francisco Denis Brito. Na ocasião, os associados participaram da eleição da diretoria da nova entidade.
A presidente eleita foi a comerciante Maria Dione Barroso Martins. Em sua fala, ela ressaltou a importância da instalação da CDL de Carnaubal para o comércio da região e destacou que a economia do município dará um salto de qualidade em termos de venda e logística.
"Antes, existia só uma CDL para atender aos empresários dos municípios de São Benedito e Carnaubal. Agora, com a criação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Carnaubal, acredito que haverá uma maior participação dos comerciantes, pois as ações desenvolvidas por uma entidade como a CDL fortalece e consolida ainda mais o crescimento da cadeia varejista local. Outra preocupação nossa é atender as demandas geradas pelos consumidores", pontuou.
Atividades
O início das atividades da CDL de Carnaubal está previsto para o mês de junho, pois ainda serão realizados treinamentos e processos de qualificação em Fortaleza. Enquanto isso, os diretores também estão empenhados em resolver detalhes relacionados ao local onde funcionará a entidade. A nova CDL já nasce com adesão de 21 associados. Em sua grande maioria são empresários do ramo de movelaria; setor dominante no varejo local.
A presidente Maria Dione informou, ainda, que deve promover uma grande promoção na cidade, assim que as instalações da nova CDL estiverem em pleno funcionamento.
Aumento
"A ação planejada trata-se de uma liquidação que envolverá todos os setores do município. O projeto é uma ideia similar ao 'Fortaleza Liquida', que acontece na capital. No caso de Carnaubal, em menor proporção, concentrando-se em um único corredor comercial", informou.
Segundo a empresária e presidenta Maria Dione Martins, as vendas podem sofrer um aumento significativo graças à credibilidade gerada pelo mercado local a partir da instalação da CDL.
Com a chegada da quadra invernosa para garantir o bom desenvolvimento das atividades do comércio local, Dione explica que o cenário muda.
"A nova safra da agricultura e a renda do funcionalismo público vão nos ajudar a dinamizar ainda mais a força motriz que induz e movimenta a economia da região, desta forma, aquecendo o comércio varejista", apontou Dione.
O programa Bolsa Família é outro fator que repercute de maneira positiva na segurança do comércio local. Dados de uma pesquisa realizada pelo empresariado da região apontam que as famílias de baixa renda, beneficiadas pelo programa, realizam suas compras no município. Com base nessa renda, o varejo realiza promoções de roupas e acessórios, para chamar a atenção do cliente para as compras, assim garantindo o saldo positivo no fim do mês na rede de loja.
Perfil
Maria Dione Barroso Martins é empresária de uma loja de roupas femininas, masculinas e acessórios. Com 20 anos no comércio, a primeira presidente da CDL de Carnaubal passou 12 anos como vice-presidente da CDL de São Benedito, anteriormente atendendo aos polos de São Benedito e Carnaubal. No mesmo período, atuou como presidente da associação dos comerciantes de Carnaubal.
Cheio de expectativas, Evandro Brito, diretor da CDL de Carnaubal, acredita que com sede própria da entidade, o comércio vai melhorar bastante. Devido à proximidade com outras cidades da serra o varejo da região ficará mais organizado. "Teremos uma prestação de serviços mais próxima. Com o início das atividades previstas para junho, muitos empresários vão se associar", afirma. Alberto Gonçalves, diretor e empresário do setor moveleiro, aposta que com a entidade tudo ficará mais organizado. "Acredito que as vendas na região vão melhorar, com a CDL mais perto da gente. Ainda temos poucos associados, mas estamos nos reunindo para atrair mais associados", disse.
Localizado na Serra da Ibiapaba, com extensão territorial de 364,805 km², população de 16.746 habitantes, o município de Carnaubal fica próximo aos Rios Árabe e Inhuçu, que compõem a bacia hidrográfica do Poti. Considerada área de boa fertilidade, a sua economia tem como base a agricultura.
Economia
O território garante aos moradores a criação de animais, o cultivo de hortaliças e frutas, tais como banana, café, cana-de-açúcar, feijão, caju, cenoura, beterraba, coco e mandioca; bovinocultura de corte intensivo; caprinocultura de corte semi-intensiva; piscicultura consorciada intensiva, entre outros. Um mix de atividades diversas geradoras de renda da região.
Neste corredor comercial estão instaladas 11 indústrias, sendo duas de bebidas, três de artigos alimentícios e seis de mobiliário. Outros setores a exemplo do imobiliário, alimentício e moveleiro também movimentam a economia de Carnaubal.
O município também conta com a força catalisadora do turismo, proporcionado pelo trade turístico da Serra de Ibiapaba, que atrai visitantes em função do clima ameno e pelas atrações naturais de Cachoeira dos Espanhóis, Balneário Municipal e Mirante de Santo Antonio. O Balneário Municipal é considerado o mais visitado da região Norte.
As atrações culturais que mais se destacam são os festejos juninos, a Festa da Padroeira, Paixão de Cristo, procissão de São Sebastião, os bailes de carnaval, grupos de capoeira, dança, teatro e a feira do artesanato motivam a cultura e os pequenos negócios no município.
Mais informações:
FCDL
Rua 25 de Março, Nº 988
Centro, Fortaleza
Telefone: (85) 3464.5590
Www.Fcdlce.Com.Br
AUTOR: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU