Guardas iraquianos vasculham o local de um dos ataques com carro-bomba, em Nasiriyah, a 375 km de Bagdá. Ataques ocorreram também em locais fora da capital (Foto: Reuters/Stringer)
Uma série de ataques com carros-bomba, principalmente em áreas xiitas de Bagdá, matou 61 pessoas e feriu mais de 300 neste sábado (10) no Iraque, a maioria em Bagdá, disseram fontes médicas e da polícia.
Onze dos 15 carros-bomba explodiram em Bagdá e tinham como alvo mercados e ruas comerciais movimentadas, disseram as fontes.
Os bombardeios, que pareciam ser coordenados, foram semelhantes aos ataques da terça-feira em Bagdá, em que 50 foram mortos.
As explosões ocorreram em vários bairros da capital, tanto sunitas como xiitas, enquanto um dos carros-bomba explodiu em Tuz Khurmatu, a 175 km ao norte de Bagdá e outro em Nasiriya, a 300 km ao sul da capital.
Pessoas passam ao redor dos destroços de um carro-bomba em Nasiriyah após explosão (Foto: Reuters/Stringer)
Pelo menos 29 pessoas morreram e mais de uma centena ficaram feridas em Bagdá; em Tuz Khumartu, morreram nove pessoas, entre elas três policiais, e em Nasiriya, houve duas vítimas fatais, segundo fontes policiais e médicas.
Entre os alvos na capital iraquiana estão três mercados, dois cafés e um restaurante.
O mês do Ramadã foi particularmente sangrento no país com mais de 800 mortos, segundo balanço da AFP.
Os ataques se multiplicaram no Iraque desde o início do ano, com mais de 1.000 pessoas mortas em julho, o maior número mensal de mortes desde 2008, de acordo com a ONU.
Fumaça é vista no céu de Tuz Khormato, ao norte de Bagdá, no Iraque, após explosão (Foto: AP)
Homens se feriram no ataque em Nasiriyah, no Iraque (Foto: Reuters/Stringer)
AUTOR: G1/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU