I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 24 de novembro de 2012

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA ESTÁ ABAIXO DO ESPERADO NO CEARÁ

Prefeito de Guaiuba, Marcelo de Castro Fradique, na 2ª etapa da imunização FOTO: ALCIDES FREIRE

Canindé Faltando apenas sete dias para o encerramento da campanha de combate à febre aftosa no Ceará, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza um verdadeiro mutirão para melhorar os índices de vacinação, que se encontra abaixo do esperado. De acordo com o sub-secretário da SDA, Antônio Amorim, existem hoje no Ceará 2,7 milhões de animais. Do total, apenas 380 mil foram vacinados o que representa um baixo percentual de cobertura, somente 18,2%.

"Esse baixo índice nos deixa preocupados, mas mobilizamos 1.200 técnicos da Ematerce e Adagri, além do apoio das secretarias de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Com certeza, iremos chegar ao nosso objetivo que é vacinar o rebanho cearense acima de 92%´´, ressalta Antônio Amorim.

A caravana da febre aftosa irá visitar todas as regiões do Estado. "Já passamos por Sobral, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Acaraú, Serra da Ibiapaba e Crateús. Hoje, estaremos em Pacajus, Campos Sales e, amanhã, na cidade de Tauá", explica.

Na próxima semana, terão cobertura a região Centro-Oeste do Cariri. Em Canindé, foram mobilizados técnicos das cidades de Boa Viagem, Madalena, Itatira, Canindé, Caridade, Paramoti, Santa Quitéria, Catunda e Hidrolândia.

Para o gerente regional da Ematerce com sede em Canindé, Onésimo Pereira, a situação é instável. "Mas com a força de todos os segmentos agropecuários, iremos atingir nossa meta", acredita ele.

Antônio Amorim disse que a campanha poderá ser a última, antes de o Estado sair de risco médio para livre da febre aftosa. "Já foram feitas sorologias em 192 propriedades e agora resta fazer em 61. Foram coletadas dez mil amostras de sangue de animais. O Ceará é o Estado do Nordeste que mais realizou amostras de sangue. Não podemos retroagir, precisamos avançar. Não irá acontecer prorrogação na campanha e quem não vacinar vai ser penalizado", adverte o sub-secretário.

Na opinião de Domingos Forte, do Assentamento Pitombeiras, o baixo índice de vacinação acontece por conta da falta de assistência técnica no campo, porque a maior parte do rebanho dos Sertões de Canindé fica em áreas de assentados.

O Governo do Estado, por meio da SDA e da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Ceará (Adagri) lançou, no dia 31 de outubro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O evento foi realizado em Guaiuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, na Fazenda de Experimentação Agropecuária da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A meta para segunda etapa é vacinar mais de 92% do rebanho, considerando que na primeira etapa mais de 93% do rebanho foi vacinado, ou seja, 2,5 milhões de animais de um total de 2,7 milhões foram vacinados.

O Ceará optou por iniciar dentro do período previsto, pois se houvesse adiamento, os animais poderiam estar mais fracos e não há previsão de chuva no médio prazo. De acordo com o presidente da Adagri, Augusto Júnior, a decisão da campanha acontecer no prazo estabelecido é para aproveitar o melhor momento do rebanho, atendendo às exigências do Mapa.

O secretário Nelson Martins já destacou a importância da estruturação da Adagri, compatível às demandas da campanha de vacinação, tanto no que diz respeito à contratação de novos servidores como no melhoramento da instituição no Interior do Estado. Foram abertos em 2012, 15 novos escritórios atendendo às exigências do Mapa.

Classificação

Para o secretário, a segunda etapa da campanha em 2012 será histórica, pois vai confirmar até março de 2013, o Ceará como zona livre de aftosa com vacinação. "Os escritórios da Ematerce e da Adagri e as Secretarias Municipais de Agricultura estão cientes do seu papel para o sucesso desta campanha, e os produtores também. Não temos dúvida de que atingiremos a meta e que o Ceará será reconhecido como zona livre de aftosa com vacinação", afirmou ele.

A vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 30 de novembro. Os produtores devem procurar as lojas veterinárias para comprar as doses da vacina e solicitar a nota fiscal. A dose continua com preço médio de R$ 1,50. A multa para quem não vacinar o rebanho ainda é de R$ 13,43 por cabeça. A declaração de vacinação deve ser feita nos escritórios da Ematerce e da Adagri.

A febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima. Porém, algumas espécies são mais susceptíveis.

A doença é produzida pelo menos por seis tipos de vírus, classificados como A, O, C, SAT-1, SAT-2 e SAT-3, sendo que os três últimos foram isolados na África e os demais apresentam ampla disseminação.

Não há transmissores da febre aftosa, pois o vírus é vinculado pelo ar, pela água e alimentos, apesar de ser sensível ao calor e também à luz.

Mais informações:

Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado
(85) 3101.8105
Agência do Defesa Agropecuária
(85) 3101.2500

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics