I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

GABRIELA BELOTA FOI VÍTIMA DE ESTUPRO ENQUANTO ERA MORTA, AFIRMA MPE-AM

Rodrigo (centro) teria estuprado Gabriela; Jimmy (esq.) planejou crime contra própria família; Ruan Pablo (dir.) confessou participação no triplo homicídio (Foto: Mônica Dias/G1)

De acordo com promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Fábio Monteiro, a estudante Gabriela Belota foi violentada sexualmente antes de ser morta no dia 22 de janeiro deste ano. Laudo aponta que o crime foi cometido pelo namorado do primo da jovem, Rodrigo Alves, o que poderá aumentar a pena do suspeito. Após matar Gabriela, o trio assassinou ainda a mãe da jovem, Maria Gracilene Belota, de 52 anos, seu cachorro, e o tio, Roberval de Queiroz Brito, de 63 anos. Jimmy Robert de Queiroz, filho, sobrinho e primo das vítimas, confessou à polícia ter planejado o crime.

Rodrigo Alves, namorado de Jimmy, foi denunciado por um parecer do MPE pelo estupro. "Pelo que existe nos laudos, esse crime sexual foi praticado enquanto a vítima estava viva, pois ela morreu por asfixia. O plástico que enrolou o rosto é que foi a causa da morte, e não o golpe desferido em seu pescoço. Como ela demorou muito para vir a óbito, tanto que eles tiveram que usar o plástico, o crime sexual foi praticado entre o início da agressão e a prática final", detalhou o promotor Fábio Monteiro.

O laudo da Polícia Civil atesta que os materiais biológicos colhidos no corpo de Gabriela Belota são idênticos ao de Rodrigo Alves. Para chegar a essa conclusão, o laudo informa que foi feita a comparação dos perfis genéticos de Gabriela e Rodrigo no intuito de estabelecer coincidência entre as amostras analisadas.
Durante depoimentos à polícia, os suspeitos omitiram o estupro ou vilipêndio contra Gabriela Belota. No dia seguinte ao crime, o corpo da jovem foi encontrado vestido, o que fez com que a hipótese de estupro fosse inicialmente descartada.

Psicopatia
Nesta sexta, o MPE concedeu parecer negativo ao pedido de insanidade mental feito pela defesa do publicitário Jimmy Robert de Queiroz. Segundo o promotor Fábio Monteiro, em 17 anos atuando na área "nunca viu um mentor intelectual de um crime sofrer de insanidade mental".

"Nenhum laudo ou documentação que comprovasse a insanidade mental foi apresentado. Primeiro não há provas ou indícios disso, apenas uma alegação. Na própria petição, o advogado disse que ele começou a apresentar sintomas na prisão, sendo que o Código Penal diz que somente é inimputável por doença mental quem, no momento do crime, já era considerado incapaz mentalmente. Ele está sendo acusado de ser o mentor intelectual, assim o modo operante dele é incompatível de pessoa que não sabia o que estava fazendo ou em surto", enfatizou o promotor.

Para o promotor, Jimmy apresenta perfil de psicopata, já que os atos praticados durante o triplo homicídio são compatíveis com a doença. "A conduta, a motivação, a frieza, o calculismo. Tudo isso se enquadra no perfil que os estudiosos colocam como psicopatia. Porém, o psicopata não é alguém que não sabe o que está fazendo, ele é perfeitamente capaz de entender o que faz", explicou.

No dia em que o trio foi preso, o perfil de psicopatia de Jimmy Robert foi apontado também pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Paulo Roberto Vital. "Perguntei de um dos suspeitos e ele disse que foi motivado a participar do crime por dinheiro. Os suspeitos não demonstram nenhum arrependimento, têm perfil de psicopatas", ressaltou.

O parecer emitido pelo Ministério Público Estadual (MPE) denuncia Jimmy Robert Queiroz de Brito, de 33 anos, Rodrigo de Morais Alves, de 19 anos, e Ruan Pablo Cláudio Magalhães, de 18 anos, por triplo homicídio qualificado, por motivo torpe, crueldade, furto qualificado e maus tratos a animais. Jimmy tem ainda o agravante de ser apontado como mandante do crime. Rodrigo responderá pelo crime de estupro.

De acordo com o promotor Fábio Monteiro, a pena para cada um dos suspeitos, caso sejam condenados, deve somar mais de cem anos. Jimmy e os outros dois envolvidos no caso Belota devem ir a júri popular no segundo semestre deste ano.


Entenda o caso
Maria Gracilene, de 52 anos, e a filha Gabriela Belota, 26, foram encontradas mortas pela empregada doméstica por volta das 8h do dia 22 de janeiro este ano. Segundo a polícia, ambas apresentavam sinais de estrangulamento quando foram achadas no apartamento da família, localizado no Condomínio Parque Solimões, Zona Sul de Manaus.

O cachorro da vítima, da raça yorkshire, também foi morto. O corpo da filha, que era estudante do curso de Odontologia, da Universidade do estado do Amazonas (UEA) e dona do blog de moda 'Se Joga', estava em cima de uma cama, enrolado em um lençol e o da mãe, que era coordenadora-geral de Comércio Exterior da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no corredor da residência.

Segundo a polícia, Jimmy usou o cachorro de Gabriela como disfarce para o crime. Ele disse para a prima que ia passear com 'Rick' no condomínio e deu a chave do apartamento para o namorado, que entrou no local com o outro suspeito e matou a jovem.
 
Jimmy, Roberval, Maria Gracilene e Gabriela aparecem juntos em foto em festa de réveillon (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

O pai de Jimmy, Roberval Roberto de Brito, de 63 anos, foi encontrado morto também na terça-feira, na casa em que vivia, na rua Rêgo de Barros, no bairro São Raimundo. A Polícia Militar disse que ele foi encontrado jogado em cima da cama e com as mãos amarradas, também com sinais de estrangulamento.

Em entrevista ao G1, Rodrigo Alves, que afirmou ser namorado de Jimmy, disse que matou por causa do dinheiro e está arrependido. Ruan Pablo Bruno também afirmou ter se arrependido de participar do crime.

Dois dias após o crime, o suspeito de ser o mentor dos assassinatos do próprio pai, da tia e da prima, Jimmy Robert, de 33 anos, confessou à polícia ter sido o mandante do assassinato da família Belota. Os três suspeitos seguem presos em diferentes presídios de Manaus, em celas isoladas dos demais detentos.

AUTOR: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics