I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 25 de outubro de 2015

MORTES DE PRESOS DENTRO DE CADEIAS JÁ CHEGAM À 22, NO RN


Carlos Henrique dos Anjos Nascimento (Foto: Divulgação/Coape)

A Polícia Civil registrou na noite deste sábado (24) o 22º caso de morte de preso dentro de uma unidade carcerária do Rio Grande do Norte. Carlos Henrique dos Anjos Nascimento, 29 anos, foi encontrado enforcado dentro do pavilhão 2 da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), que fica na Grande Natal.

Apesar de o caso parecer suicídio, é mais um que está sendo tratado pela polícia como homicídio. Acredita-se que ‘Golinha’, como era mais conhecido o detento, tenha sido assassinado em razão de uma disputa que envolve facções criminosas.

“Qualquer que tenha sido a motivação, precisamos urgentemente determinar as causas dessas mortes para definirmos formas eficientes de combater esses eventos”, disse Durval Franco, diretor da Coordenadoria de Administração Penitenciária do RN (Coape). “Me recuso a permitir que nosso trabalho se resuma a contar corpos e simplificar o que está ocorrendo nas unidades prisionais como guerra entre facções. É preciso aprofundar as investigações dentro e fora dos presídios para identificar mandantes e executores a fim de que paguem por seus crimes. A impunidade estimula e protege esses criminosos”, acrescentou.

Natural de Natal, Carlos Henrique foi condenado a 17 anos e seis meses de prisão por ter assassinado uma mulher e por tentado matar uma amiga da vítima. Os crimes aconteceram em agosto de 2007 na Zona Norte da capital potiguar. Segundo a acusação do Ministério Público, Golinha atirou nas duas porque teria ouvido uma delas chamá-lo de otário.

Além disso, o preso respondia pelos crimes de roubo e tráfico de drogas, e também era suspeito de ter participado da morte do policial militar João Maria da Silva, de 40 anos, assassinado em abril de 2013 no Planalto, bairro da Zona Oeste de Natal. O PM trabalhava na guarda da Penitenciária Estadual de Parnamirim.

Rebelião
A Penitenciária Estadual de Parnamirim foi alvo de uma rebelião nesta última sexta-feira (23).Grades foram arrancadas das paredes e colchões queimados. A depredação só chegou ao fim após uma intervenção dos agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE), que pertence ao sistema prisional. Com a rede elétrica destruída no pavilhão 2, a direção da unidade alegou falta de segurança e suspendeu as visitas de familiares que estavam previstas para este sábado (24). A medida gerou insatisfação e os presos chegaram a fazer uma nova baderna, mas logo foram contidos pelos agentes.

Esta foi a segunda fez que o PEP foi depredado pelos próprios internos. O presídio foi parcialmente destruído durante a onda de motins que ocorreu no sistema penitenciário durante o mês de março. Na ocasião, 14 das 33 unidades prisionais do estado foram depredadas.
Grades foram arrancadas das paredes e colchões queimados durante rebelião no PEP (Foto: G1/RN)

Interdições
O sistema penitenciário do Rio Grande do Norte possui atualmente 8.000 presos para 3.700 vagas. E das 33 unidades, 12 estão interditadas pela Justiça e não podem receber novos internos. A lista inclui:

- Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes (Cadeia Pública de Natal), em Natal;
- Centro de Detenção Provisória de Pirangi, em Natal;
- Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta;
- Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta;
- Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega (Pereirão), em Caicó;
- Penitenciária Estadual de Parnamirim, em Parnamirim;
- Centro de Detenção Provisória de Parnamirim, em Parnamirim;
- Centro de Detenção Provisória de Nova Parnamirim, em Parnamirim;
- Centro de Detenção Provisória Feminino de Parnamirim, em Parnamirim;
- Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas;
- Cadeia Pública de Nova Cruz, em Nova Cruz;
- Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz, em Santa Cruz.

22 mortes em 2015
Este ano, segundo a Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria de Segurança Pública do RN, 22 detentos já foram assassinados ou encontrados mortos em condições suspeitas dentro de unidades prisionais do estado. Com a morte registrada neste sábado (24), foram 20 somente depois de agosto, quando conflitos entre facções criminosas começaram a se intensificar nos presídios.

O primeiro conflito envolvendo grupos rivais aconteceu no dia 16 de agosto na Cadeia Pública de Caraúbas, na região Oeste do estado. Na ocasião, quatro presos assassinados a facadas:Antônio Edigleidson de Souza, o Ceará, de 27 anos; Genilson Bezerra de Oliveira, mais conhecido como Assuzinho ou Quinho, de 36 anos; Gledstone Clementino Araújo, chamado de Jacaré, de 36 anos; e João Paulo Silva Dias, o JP, de 38 anos.
Cryslon Carlos Lima (Foto: Divulgação/Sejuc)

Dois dias depois, um detento foi morto no Presídio Rogério Coutinho Madruga, que também fica em Nísia Floresta. A vítima foi identificada como Emerson Santos da Luz, de 28 anos, mais conhecido como 'Índio'.

Já na manhã do dia 24 de agosto, na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, um interno também foi assassinado a facadas. Fábio Júnior da Silva Patrício, 21 anos, era natural da cidade de Serra Caiada.

A polícia ainda investiga a possibilidade de outros dois detentos terem sido assassinados em razão dos conflitos. Também no dia 24 de agosto, um preso identificado como Cassiano Henrique Galvão, de 21 anos, foi encontrado enforcado dentro do Presídio Provisório Raimundo Nonato, na Zona Norte de Natal. No dia seguinte, o presidiário Denison Costa e Silva, de 27 anos, foi encontrado morto em uma das nove celas do primeiro andar do Centro de Detenção Provisória do Potengi, também na Zona Norte da capital potiguar. Ele foi encontrado enforcado com um lençol.
Foto que mostra o preso Joel do Mosquito sendo estrangulado dentro da Cadeia Pública de Natal
foi feita e divulgada pelos próprios detentos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

No dia 5 deste mês, dois detentos foram encontrados mortos no próprio Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, que também é conhecido como Cadeia Pública de Natal. Os corpos foram identificados como Edson Nascimento da Costa e Alexsandro Ferreira de Freitas.

Na mesma madrugada, dois apenados foram assassinados a facadas dentro da Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, que fica na cidade de Caicó, na região Seridó do estado. As vítimas foram José Fagner Tibúrcio, de 32 anos, e Sairo Luan Leite, de 21.

No dia seguinte, um detento foi enforcado numa trave de futebol na quadra do pavilhão 1 da Penitenciaria Estadual de Alcaçuz. José Wilde da Silva tinha 38 anos e cumpria pena por tráfico de drogas.
Magnum Guedes foi assassinado na Cadeia Pública de Natal (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Na manhã do dia 9, um preso foi encontrado morto dentro do Centro de Detenção Provisória de Ceará-Mirim, cidade da região Metropolitana da capital potiguar. Segundo a Polícia Civil, o detento estava dependurado pelo pescoço, mas com os joelhos encostados no chão – o que levanta a suspeita de assassinato. A Secretaria de Justiça e Cidadania informou que o preso foi identificado como Cryslon Carlos Lima, de 22 anos, detido na unidade desde abril pelo crime de roubo.

Já no dia 10, detentos do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, a Cadeia Pública de Natal, fotografaram e espalharam pelas redes sociais uma imagem que mostra o traficante Joel Rodrigues da Silva, o 'Joel do Mosquito', sendo estrangulado dentro do pavilhão B da unidade. O corpo do preso foi encontrado dependurado pelo pescoço.

No dia 16, Clésio Barbosa de Souza Oliveira, de 36 anos, foi encontrado dependurado em uma pilastra na entrada do pavilhão 4 do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
Francisco Marques dos Santos, o 'Pelé' (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

No dia 17 foi encontrado morto no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte de Natal, Magnum Guedes de Moura, de 28 anos. A agente penitenciária Dinorá Simas, diretora da unidade, acredita que o detento pode ter sido forçado a engolir uma grande quantidade de cocaína, o que pode ter causado uma overdose.

Já na última quinta-feira (22), a vítima foi Francisco Marques dos Santos, conhecido como 'Pelé', de 32 anos. Ele foi encontrado morto dentro da Cadeia Pública de Nova Cruz, na região Agreste potiguar. Francisco foi preso no dia 14 de outubro suspeito de um duplo assassinato e de duas tentativas de homicídio. Na época, a Polícia Militar informou que ele havia matado dois irmãos (Rafael Félix de Almeida, de 15 anos, e Raquel Félix de Almeida, de 13) e baleado outros dois adolescentes (um de 15 e outro de 16 anos) juntamente com um filho de 15 anos. Os crimes aconteceram no bairro São Judas Tadeu, lá mesmo em Nova Cruz.

Abaixo, veja a lista completa dos presos mortos em 2015

Dia 22/10 - Francisco Marques dos Santos (Cadeia Pública de Nova Cruz, em Nova Cruz)
Dia 17/10 - Magnum Guedes de Moura (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 16/10 - Clésio Barbosa de Souza Oliveira (Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta)
Dia 10/10 - Joel Rodrigues da Silva (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 9/10 - Cryslon Carlos Lima (CDP de Ceará Mirim, em Ceará-Mirim)
Dia 6/10 - José Wilde da Silva (Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta)
Dia 5/10 - Edson Nascimento da Costa (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 5/10 - Alexandre Ferreira Freitas (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 5/10 - José Fagner Tibúrcio (Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó)
Dia 5/10 - Sairo Luan Leite (Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó)
Dia 3/10 - Jefferson Vieira Lopes da Silva (Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró)
Dia 25/8 - Denison Costa e Silva (CDP do Potengi, em Natal)
Dia 24/8 - Cassiano Henrique Galvão (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 24/8 - Fábio Júnior da Silva Patrício (Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó)
Dia 18/8 - Emerson Santos da Luz (Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta)
Dia 16/8 - Antônio Edigleidson de Souza (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 16/8 - Genilson Bezerra de Oliveira (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 16/8 - Gladstone Clementino Araújo (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 16/8 - João Paulo Silva Dias (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 10/6 - Alexsandro Teodósio da Silva Pessoa (Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta)
Dia 6/2 - Eliel Heberton da Silva (Ceduc de Caicó, em Caicó)

AUTOR: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics