I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 24 de outubro de 2015

FURACÃO PATRÍCIA ATINGE COSTA OESTE DO MÉXICO

Sequência de imagens mostra a movimentação do furacão Ptricia nesta sexta-feira (23) (Foto: NOAA)

O furacão Patricia, o mais poderoso já registrado tanto no nordeste do Oceano Pacífico quanto no Oceano Atlântico, segundo a Organização Meteorológica Mundial, atingiu a costa oeste do México nesta sexta-feira (23).

Jalisco, México
O fenômeno chegou no estado de Jalisco por volta das 21h10 (horário de Brasília). Segundo comunicado da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), o furacão atingiu as proximidades da cidade de Cuixmala, que fica a cerca de 85 km de Manzanillo, com ventos de velocidade máxima estimada em 270 km/h.

O Patricia avançou nesta sexta pelo Pacífico ao sudoeste do Porto de Manzanillo com ventos constantes de 325 km/h e máximos de 400 km/h.

O presidente Henrique Peña Nieto afirmou pela rede social Twitter: "O Furacão Patricia já está na costa do México. Não saiam. Protejam-se e sigam as indicações da Proteção Civil".

No Twitter da presidência foi publicado que as chuvas seguirão intensas nas próximas horas. A mensagem também pedia que a população se mantivesse calma e não espalhasse boatos. Outra mensagem também alertava para a aparente tranquilidade da passagem do olho do furacão: "A passagem do olho do furacão Patricia cria uma aparente calma, depois volta com as força dos ventos".

O coordenador nacional da Defesa Civil, Luis Felipe Puente, tuitou às 21h50 que os governadores de Jalisco, Colima e Nayarit não reportavam nenhuma destruição após a chegada do Patricia.

Por volta das 22h45, as autoridades começaram a receber avisos sobre pequenos alagamentos, segundo a agência AP. A rota prevista do furacão inclui na sequência uma passagem por uma zona montanhosa com vilas isoladas, que podem ser afetadas por deslizamentos de terra.
Turistas que saíram do hotel por causa da chegada do Patricia chegam na universidade de Puerto Vallarta nesta sexta-feira (23) para se proteger do fenômeno (Foto: REUTERS/Henry Romero)

O furacão Patricia tornou-se o "mais poderoso que já surgiu no planeta em toda a história", disse mais cedo o diretor da Comissão Nacional de Água do México (Conagua), Roberto Ramírez.

"Não há um furacão em todo o planeta, em toda a história, que tenha chegado à velocidade de 325 km/h em seus ventos", disse Ramírez.

O presidente americano Barack Obama também se pronunciou no Twitter: "Nossos pensamentos estão com o povo mexicano enquanto se preparam para o furacão Patricia", disse. 

"Nossos especialistas do USAID (Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional) estão no lugar prontos para ajudar".
Famílias chegam a albergue habilitado para esperar a chegada do furacão Patricia em Puerto Vallarta, no México (Foto: AP Photo/Cesar Rodriguez)

Em um boletim divulgado às 13h de Brasília, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou que o Patricia havia alcançado a categoria 5, a máxima na escala Saffir Simpson – que mede a intensidade dos ventos desse tipo de fenômeno (veja no gráfico abaixo).

Nesta tarde Peña Nieto declarou que o país "enfrenta uma ameaça de grande escala" pelo Patricia, e destacou que a prioridade é "proteger e salvar a vida dos mexicanos". 

O presidente disse no Twitter que o governo "Está tomando todas as medidas preventivas necessárias para enfrentar esta emergência extraordinária".
O furacão Patricia é visto em imagem infravermelha do satélite Suomi NPP, da NASA-NOAA. As temperaturas nas nuvens ao redor do olho do furacão variavam de -93 C a -83 C às 20h20 de sexta (horário de Brasília) (Foto: Reuters/NASA-NOAA)

Abrigos
Na quinta-feira (22), a Secretaria de Governo (Interior) do México ativou o comitê de emergências para coordenar as ações diante da chegada do furacão Patricia.

Na região da costa oesta há "1.782 abrigos com capacidade para 259 mil pessoas, que serão ativados, se for necessário", informou o coordenador nacional de Defesa Civil, Luis Felipe Puente, em entrevista coletiva.
Trabalhador carrega mesa de restaurante na costa mexicana para se preparar para a chegada do furacão Patricia Cesar Rodriguez/AP (Foto: Cesar Rodriguez/AP)

"Continuamos patrulhando as comunidades aqui na costa, tanto na área de Puerto Vallarta, como em Melaque e La Huerta, alertando a população mais vulnerável para colocá-la em segurança", disse o diretor da proteção civil, em Jalisco, José Trinidad López Rivas.

"Os abrigos estão abertos desde muito cedo para receber as pessoas, e quem não sair das áreas perigosas está correndo um grande risco", disse López Rivas.

O diretor da Comissão de Água, Roberto de la Parra, comentou que duas represas em Jalisco foram drenadas, devido às fortes chuvas que Patricia deve provocar.

As aulas em Guerrero, no sul, foram suspensas e, em Colima, os colégios não abrem a partir desta sexta.
Furacão Patricia em imagem de satélite nesta sexta-feira (23) (Foto: NOAA)
AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics