Alexandre de Souza Ribeiro, o "Alex Gardenal", deixou o presídio federal de Mato Grosso do Sul (MS) e retornou nesta sexta-feira, 1º, ao Ceará. Por medida de segurança, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) não informou o local que o detento ficará preso.
De acordo com a Secretaria, a Vara de Execução Penal e Corregedoria de Presídios de Fortaleza não protocolou pedido de renovação para que Gardenal ficasse confinado na Penitenciária Federal em Campo Grande (MS). Assim, no último dia 27 de junho, a juíza federal Giovana Aparecida Lima Maia decidiu pelo retorno do detento ao Ceará.
A Sejus informou que a transferência de internos para presídios federais tem amparo na Lei 11.674/2008 e a vaga é solicitada pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça, quando se trata de interesse da segurança pública, considerando o perfil do preso ou a sua integridade. Ainda segundo a Sejus, o período da permanência no presídio federal é de 360 dias, podendo seu prorrogado por igual período, caso o poder judiciário autorize.
Em agosto de 2013, Alex esteve em Fortaleza, onde foi réu no julgamento que apurava o homicídio do agente penitenciário Francisco Kléber Nobre da Silva, ocorrido em 2007 no qual foi absolvido em júri popular. Ele responde por assalto a carros-fortes e bancos, entre eles uma agência do Banco do Brasil. Além de sequestros e outro homicídios.
AUTOR: O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU