I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

APROVEITE!

APROVEITE!
CLIQUE NA IMAGEM E CONFIRA SUPER OFERTAS PARA VOCÊ!
SEJA MUITO BEM VINDO, E TENHA UMA ÓTIMA LEITURA!.

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

ME OUÇA DE SEGUNDA À SEXTA DE 12 ÀS 13h30 NO JORNAL REGIONAL

ME OUÇA DE SEGUNDA À SEXTA DE 12 ÀS 13h30 NO JORNAL REGIONAL
É SÓ CLICAR NA IMAGEM, E FIQUE SABENDO DE TUDO O QUE ACONTECE NA SERRA DA IBIAPABA

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

A UNICURSOS FORTALEZA ESTÁ DE VOLTA EM TIANGUÁ (CE)

A UNICURSOS FORTALEZA ESTÁ DE VOLTA EM TIANGUÁ (CE)
COM CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS!

ONDE VOCÊ ANDA SEMPRE NA MODA, E COM MUITA ECONOMIA!

ONDE VOCÊ ANDA SEMPRE NA MODA, E COM MUITA ECONOMIA!
FAZENDO 1 ANO DE ANIVERSÁRIO, E SÓ QUEM GANHA É VOCÊ!

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!
NO ARMAZÉM PARAÍBA DE TIANGUÁ!

VENHA CONHECER A MELHOR LOJA EM PRODUTOS IMPORTADOS!

VENHA CONHECER A MELHOR LOJA EM PRODUTOS IMPORTADOS!
E APROVEITE AS NOSSAS OFERTAS!

FAÇA SUAS COMPRAS SEM SAIR DE CASA

FAÇA SUAS COMPRAS SEM SAIR DE CASA
ATENDIMENTO DELIVERY DO SUPRA SUPERMERCADO LIGUE: (88) 9-9210.0302/9-9737.3611/9-9434.7201

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET BANDA LARGA AGORA FIBRA ÓPTICA!

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET BANDA LARGA AGORA FIBRA ÓPTICA!
EM SOBRAL, UBAJARA E TIANGUÁ - FONES: (88) 3611-5346/99244-7730/9931-8511/3671-1144/99428-2616/99739-8777

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA, LIGUE LOGO!

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA, LIGUE LOGO!
RUA VEREADOR MANOEL FROTA 539 - CENTRO - TIANGUÁ/CE

FAZENDO VALER SUA IDEIA!

FAZENDO VALER SUA IDEIA!
FAÇA AQUI SUA DIVULGAÇÃO!

sexta-feira, 17 de junho de 2016

MORRE AOS 87 ANOS YOLANDA QUEIROZ PRESIDENTE DO GRUPO EDSON QUEIROZ, EM FORTALEZA (CE)

Empresária Yolanda Queiroz. (Foto: BRUNO MACEDO, EM 12/09/2006)

Morreu nesta sexta-feira, 17, aos 87 anos, a empresária Yolanda Queiroz. A causa da morte não foi divulgada.

Nascida em Fortaleza, em 12 de novembro de 1928, Yolanda Queiroz era filha de Maria Pontes Vidal e Luis Vidal. Viúva do empresário Edson Queiroz, fundador do Grupo Edson Queiroz, Dona Yolanda, como era chamada, tornou-se presidente do conglomerado quando o marido morreu, em 1982.

Foi então que assumiu a Presidência da holding de empresas com negócios de distribuição de GLP (gás domiciliar), água mineral e bebidas prontas, tintas, eletrodomésticos e agroindústria. Além do grupo de comunicação Edson Queiroz, Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, inaugurada em 1982, que oferece educação gratuita, atualmente, a cerca de 550 crianças do Jardim I até a 1ª série do ensino fundamental, que vivem no entorno do campus da Unifor.

No entanto, mesmo antes de assumir o cargo de presidente, Yolanda teve atuação primordial na construção do Grupo. Casou-se em 1945 e Edson a considerava “fonte de inspiração”. O marido contava que sempre a consultava para saber sua opinião antes de toda decisão importante.

O casamento

Edson e Yolanda se conheceram em 28 de fevereiro de 1945, na praça do Carmo, quando ela tinha 16 anos. Conta-se que Edson estava sentado num banco. Conversaram naquele dia e, um mês e 18 dias depois, já estavam noivos.

O fato é que pouco mais de seis meses depois do dia em que se conheceram, casaram-se em 8 de setembro de 1945, na Igreja Nossa Senhora do Carmo. O casal teve seis filhos: Airton José Vidal Queiroz, em 14 de agosto de 1946, Myra Eliane Vidal Queiroz, em 7 de novembro de 1947, Edson Queiroz filho, de 6 de outubro de 1951, Renata Vidal Queiroz, em 11 de junho de 1954, e as caçulas Lenise Vidal Queiroz, em 25 de setembro de 1956, e Paula Vidal Queiroz, em 25 de abril de 1958.

Papel de mãe e esposa

Conhecida por ter pulso firme no papel de mãe, Yolanda controlava os horários de brincar e estudar dos filhos. Como o marido costumava viajar a trabalho constantemente para o Exterior, ela assumiu a tarefa de cuidar das crianças.

Outra história de Yolanda era a de que mandou fazer um chaveiro para o marido com espaço para oito nomes e datas. Isso porque Edson costumava esquecer a data de aniversário dos filhos. Dois espaços acabaram ficando vazios, pois antes o desejo de dona Yolanda era ter oito crianças e acabou parando no sexto. Dos seus filhos nasceram 15 netos e 28 bisnetos.

Esposa dedicada, ela fazia questão de escolher o prato do marido. Sabia tudo o que ele gostava de comer. Preferia carne grelhada, peixe e feijão, além das sobremesas coco ralado com rapadura e doces caseiros. Seu papel ao lado de Edson era lhe dar tranquilidade, ser conselheira e ouvinte.

Empresária

Após a morte do marido, Yolanda assumiu a Presidência do grupo, auxiliada pelos filhos Airton e Edson, continuando assim a sua expansão. Por sua atuação, recebeu, em 2001, a Medalha do Mérito Industrial outorgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e em 2007, a Ordem do Mérito Industrial através da mesma instituição.

Em 2010, é agraciada com a Medalha Antônio Drumond, em homenagem aos 40 anos da TV Verdes Mares. Em 2012, foi homenageada com o Diploma de Sócia Honorária da Casa do Ceará, em Brasília. Ainda, recebeu o prêmio Personalidade do Ano, em Nova York, outorgado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em 2008.
Homenagem

Na noite desta sexta-feira, 17, estava marcada uma homenagem da Federação do Comércio, Bens e Serviços do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), durante a solenidade de entrega da Medalha Clóvis Arrais Maia. Diante do falecimento, o evento foi cancelado.

AUTOR: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics