I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 31 de agosto de 2014

DESABAFO DE UM LEITOR COM O DESCASO DA CAGECE, DE VIÇOSA DO CEARÁ

Problemas da CAGECE com o município de Viçosa do Ceará tendo em vista que na rua Profssor Valdivino de Alencar está hoje no 3º dia que está sem abastecimento de água e, eu Garcia dos Santos Rocha entrei em contato com a CAGECE através do 08002750195. 

E para que haja ou uma contradição desejo saber se o nº de inscrição tenha sido mudado até porque no dia 14.11.2013 recebemos como um bom natal um anúncio confidencial de aviso de corte sem que houvesse contas em atraso, e esse nº confidencial é exatamente o mesmo que entrei em contato com a devida Empresa que a qual veio a dizer que: 

O cronograma que está certo para que Viçosa seja abastecido será no dia 02 de setembro, eu, Garcia dos Santos Rocha desconsidero que haja essa desordem, vejamos como somos descriminados pelos órgãos público do Estado do Ceará, sendo sem nenhuma dúvida e obrigado a cumprir esse padrão de
comprimento que foi dito ser uma ordem de serviço que está sendo feita entre Viçosa e Tianguá e em veracidade não foi confirmado. 

Então amanhã entraremos com recurso na ouvidoria do Estado afim de que sejamos mais bem atendidos e de formas mais a quadro com a lei do consumidor, porque não fomos avisados disso o que devíamos termos sido como recebemos a carta confidencial em novembro de 2013. 

No caso não somos Gente? não merecemos respeito? e o que diz a Lei do Consumidor? Não é válida para o Estado? só é válido para outros órgãos? 

Pois desde o dia 29.08;2014 que não tomamos banho e nem, as crianças também, tais como idosos, é justo que deus mande chuva e o Governo venda a água e ainda com burocracia.

Sr Ministério Público como Fiscal da Lei, pedimos que haja um comportamento melhor, sabemos que Vossa Senhoria é Funcionário do Estado mais que dê à Cesar o que é de Cesar, por favor. 

Contudo fiquei com medo de pagar essa conta com o descontrole que não consta na Cagece esse nº de inscrição. 

Pedimos por favor que haja sensibilidade no abastecimento de água para Viçosa do Ceará sem descriminação de Bairro porque isso já vinha acontecendo anteriormente, 

Afirmo, então denuncio a Cagece como serviço arbitrário para o consumidor e peço justiça por parte do DECOM, sem diferença de que sejas do Estado ou Iniciativa privada. 

Obrigado! 

31.08.2014 Viçosa do Ceará 
Garcia dos Santros Rocha, (Quero água hoje 31)

Atenciosamente,
Garcia dos Santos Rocha

AUTOR: TIANGUÁ AGORA/VIA FORMULÁRIO DE CONTATO DO BLOG

2 IRMÃOS MORREM APÓS COLISÃO ENTRE MOTO E CARRO, EM BARREIRAS (BA)

Frente do carro que bateu em moto ficou totalmente destruída. (Foto: Sigi Vilares/ Arquivo Pessoal)

Dois irmãos morreram na noite de sábado (30), após a moto em que um deles conduzia bater em um carro, caminhonete, em Barreiras, no oeste do estado.
Moto onde os irmãos estavam. (Foto: Sigi Vilares/ Arquivo Pessoal)

De acordo com a Polícia Militar, o motorista da caminhonete subia a avenida Jardim Vitória, sentido a BR-242, quando invadiu a pista na contra mão e colidiu de frente com o casal de irmãos que estavam na motocicleta.

O condutor da moto, um homem de 37 anos e a irmã dele, de 29 anos morreram no local. Ainda segundo a polícia, o motorista do carro estava com sinais de embriaguez e havia garrafas de bebida álcoolica no veículo. Ele foi encaminhado para a delegacia onde ainda permence preso, segundo a polícia.

Os corpos dos irmãos foram encaminhados pelo rabecão para o Instituto Médico Legal em Barreiras, onde serão necropsiados.
Polícia informa que motorista estava com sinais de embriaguez. (Foto: Sigi Vilares/ Arquivo Pessoal)

AUTOR: G1/BA

SUSPEITO DE ROUBO É AMARRADO E ESPANCADO, EM NATAL (RN)

Amarrado, suspeito foi agredido até a chegada da polícia (Foto: Marksuel Figueiredo/Inter TV Cabugi)

Um homem suspeito de ter roubado o aparelho celular de uma adolescente foi espancado por moradores do conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal. A ocorrência foi registrada na noite deste sábado (30). Segundo a Polícia Militar, a vítima do assalto contou que foi assaltada numa parada de ônibus que fica na marginal da BR-101. Quando as guarnições chagaram ao local o suspeito foi encontrado no chão, com as mãos e pés amarrados, e já desmaiado.

A adolescente disse que estava na parada de ônibus quando o homem se aproximou, a segurou pelo braço e tirou o telefone de dentro da bolsa dela. Em seguida, ele fugiu. Numa rua próxima, o porteiro de um condomínio percebeu a atitude suspeita do homem e o segurou. "Moradores da região, que teriam presenciado quando a garota foi assaltada, partiram para cima do suspeito, o renderam, amarraram e o agrediram", relatou a polícia.

O suspeito foi levado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. Testemunhas contaram à polícia que o homem trabalha como flanelinha, mas não souberam dizer o nome dele. Algumas pessoas também disseram que o agredido já teria cometido outros assaltos na região.

'Cidadão age quando Estado falha', diz promotor
Em infográfico publicado no início de julho, oG1 fez um levantamento sobre casos em que cidadãos cometeram crimes ao tentar fazer justiça com as próprias mãos. Com cinco casos, o Rio Grande do Norte aparece como o terceiro estado com mais linchamentos noticiados neste ano, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Na ocasião da publicação, do levantamento, o promotor de Justiça de investigações criminais, Wendell Beetoven Ribeiro Agra, disse que a situação é preocupante. Ele acredita que a descrença na justiça criminal levou ao ponto atual. "Como as pessoas desacreditam, elas passam a fazer justiça com as próprias mãos, o que é uma forma totalmente ilegítima de aplicação de punição. O cidadão age quando o Estado falha", opina. "Não acredito em soluções miraculosas com criação de divisões especiais para investigar crimes. Falta só o feijão com arroz, as delegacias de bairro investigarem", acrescenta o promotor.

AUTOR: G1/RN

CIENTISTAS DESVENDAM MISTÉRIO DAS 'PEDRAS QUE ANDAM' NA CALIFÓRNIA

Fenômeno era investigado desde os anos 1940 e não havia sido testemunhado até agora (Foto: AP)

Pesquisadores americanos conseguiram resolver um mistério científico que já durava décadas: as "pedras que andam" no Vale da Morte, no deserto de Mojave, na Califórnia.

Algumas destas pedras chegam a pesar 300kg. Elas ficam em um lago seco, plano e rodeado por montanhas. Em algumas épocas do ano, este lago se enche com água da chuva, que evapora rapidamente.

Estas pedras se movem, deixando um rastro na terra por dezenas de metros. Mas, desde que elas começaram a ser estudadas por cientistas, nos anos 1940, ninguém as havia visto se mover.

Isso fez com que surgissem várias teorias para o fenômeno, algumas delas bastante exóticas, atribuindo seu movimento a campos de energia poderosos, ao magnetismo da Terra e até mesmo a extraterrestres.

Até que finalmente, em dezembro passado, o pesquisador Richard Norris, da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, e seu primo James Norris puderam presenciar e captar em imagens o fenômeno.

Capa de gelo
Eles explicam em um estudo publicado nesta semana na revista PLOS ONE que tudo começa quando a chuva produz uma capa de água sobre o terreno seco, criando um lago superficial.

Durante a noite, essa água se congela, formando uma capa de gelo de cerca de três a seis milímetros na qual ficam presas as bases das rochas.

Quando o sol sai, o gelo começa a quebrar, criando placas de vários metros de largura que se deslocam com o vento.

Assim, as pedras se movem sobre o barro, impulsionadas pelas placas de gelo, a uma velocidade de dois a cinco metros por minuto, formando os famosos sulcos na terra.

As trajetórias dependem da velocidade e da direção do vento e da água que se encontra abaixo do gelo.

Segundo Richard, o fenômeno não é frequente porque quase não chove no Vale da Morte, e as temperaturas médias são elevadas.

Chuva, frio e vento
Para que possa ocorrer, é preciso que tenha chovido e que a temperatura baixe a cerca de 0ºC antes que a água evapore.

Por fim, o vento precisa ter força suficiente para mover as placas e, junto com elas, as rochas.

Na época em que Richard e James presenciaram o fenômeno, no fim de 2013, havia chovido bastante na região e até mesmo nevado.

Há alguns meses, Ralph Lorenz, pesquisador do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Maryland, e um dos autores do estudo publicado nesta semana, explicou por que havia sido difícil captar o movimento das rochas.

"Elas estão em uma área remota, de difícil acesso e protegida, onde não se pode acampar e há muitas restrições do que as equipes podem levar para lá", disse.

Além disso, "a maioria dos deslocamentos ocorre quando está frio, chovendo e ventando, o que dificulta captá-los."

AUTOR: BBC

JOVEM DE 17 ANOS É EXECUTADO A BALA NOS TERRENOS NOVOS, EM SOBRAL (CE)

Um crime de morte foi registrado por volta das 23h de sábado 30/09 na Rua Francisco Alfredo Cavalcante, Bairro Terrenos Novos. A vítima foi o estudante Francisco Bruno Alves Gomes, 17 anos, natural de Sobral, que morava no mesmo bairro.

De acordo com as primeiras informações da polícia, a vítima fora abordada na rua acima citada por dois homens que ocupavam uma moto modelo FAN e sem nenhuma discussão os indivíduos efetuaram cerca de cinco disparos, dois dos quais acabaram acertando a vitima que morreu no local.
Em seguida os criminosos fugiram do local e não foram localizados pela polícia até o presente momento. A mãe da vitima revelou para nossa reportagem que seu filho não tinha passagem pela polícia, mas era marcado por frequentadores de gangues, pelo fato de andar com má companhia.

O caso vai ser apurado através de procedimento policial na Delegacia Regional.
AUTOR: Na Mira da Polícia

3 PESSOAS MORREM EM ACIDENTES NAS ESTRADAS DO CEARÁ

Três pessoas morreram e 12 ficaram feridas, em 18 acidentes registrados nas estradas que cortam o Ceará, entre o último sábado (30) e este domingo (31).

O primeiro acidente com vítima no dia ocorreu às 10h, na CE-168, km 4, em Itapipoca. Uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão vitimou o condutor da moto, José Maicon Nascimento Sousa, 20.

José Maicon não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e trafegava com uma passageira, uma adolescente de 17 anos, que ficou ferida no acidente, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Às 19h, um carro Corsa se chocou com um ônibus da empresa Guanabara, no km 34 da BR-222, em Caucaia. O motorista do Corsa, José Lindemberg da Silva Freitas, 25, não resistiu e faleceu no local, e o passageiro do mesmo veículo, José Rogério Barros Ferreira, 20, ficou gravemente ferido.

Domingo começa com acidente fatal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a primeira morte deste domingo, a 1h. O condutor de uma camionete L200, Airton Jeronimo de Melo, 39, faleceu ao bater o veículo com um ônibus de turismo fretado.

O motorista e um passageiro do ônibus ainda ficaram feridos, mas foram atendidos e liberados ainda no local.

AUTOR: DN

OPERAÇÃO POLICIAL PRENDE 4 PESSOAS E APREENDE DROGAS E ARMAMENTO PESADO, EM QUIXADÁ (CE)

Operação do Comando Tático Rural (COTAR) e da Polícia Civil, iniciada no início da manhã deste domingo (31), em Quixadá, apreendeu drogas, armas pesadas e munições e já prendeu 4 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas.

A ação cumpre 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo titular da 3ª Vara da Comarca de Quixadá, Dr. Fabiano Damasceno, em diversas localidades do município.

Segundo o comandante do COTAR, o capital Alexandre Rodrigues, a operação começou às 6h, no raiar do dia, e já chegou a bocas de fumo, apreendendo crack, maconha e cocaína, e a uma fábrica de armas artesanais, onde foram apreendidos um fuzil calibre 762, com uma caixa completa de munição, e uma espingarda.

Outro alvo da polícia se localizava na Rua da Lavanderia, nº 154, no bairro Campo Novo, onde foram encontrados e apreendidos R$ 1.158, um revólver calibre 38mm, 578g de maconha, uma moto Titan (cor preta e placa NVD 1181), 2 celulares e um relógio.

Na mesma rua, no nº 141, foram apreendidos 395g de maconha e duas balas calibre 38mm.

As informações são preliminares, e os policiais continuam realizando diligências no município, para cumprir os mandados.

AUTOR: DN/FOTO: Reprodução/ WhatsApp

5 PESSOAS FICAM FERIDAS APÓS CARRO CAIR EM CÓRREGO, NO PARANÁ

Motorista perdeu o controle da direção do veículo e capotou
(Foto: Reprodução RPCTV Londrina)

Cinco pessoas ficaram feridas em um acidente em Londrina, no norte do Paraná, na madrugada deste sábado (30). Segundo a Polícia Militar (PM), o carro seguia pela Rua Ermelindo Leão e, após capotar, caiu em um córrego que fica próximo a Avenida Duque de Caxias. Entre as vítimas estavam dois homens e três mulheres. As vítimas foram levadas para hospitais da Zona Norte, do Coração e Universitário.

No noroeste do estado, um homem de 30 anos morreu depois de bater uma moto contra uma árvore em Nova Esperança, na noite de sexta-feira (29). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o rapaz seguia pela Rua Governador Manoel Ribas quando perdeu o controle da direção do veículo ao passar por um quebra mola que tinha sido construído há dois dias. A vítima foi encaminhada para o Hospital Sagrado Coração de Jesus, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal de Paranavaí.

AUTOR: G1/PR

PADRASTO SUSPEITO DE PÔR AGULHA EM CRIANÇA DE 3 ANOS, DIZ QUE FOI ACIDENTE

Ronaldo mostra objetos reunidos para a mudança na casa em que vivia com a família (Foto: Michelle Farias/G1)

Após ser indiciado pela polícia por maus-tratos à enteada de apenas três anos, diagnosticada no início da semana com três agulhas dentro do corpo, Ronaldo Apolinário de Oliveira, 25, quebrou o silêncio. Em entevista exclusiva ao G1, na tarde da última sexta-feira (29), ele mostrou a casa onde vivia com a família, no Povoado Santo Antônio, no município de Atalaia, e negou as acusações. O padrasto da criança alega que tudo não passou de acidentes. A menina foi liberada do hospital e foi morar com a tia na cidade de Jacaré dos Homens, Sertão alagoano.

Segundo Oliveira, no momento em que a menina se feriu com as agulhas, ele escovava os dentes do lado de fora da casa, enquanto a mãe da menina, Quitéria dos Santos, tomava banho. Eles ouviram os gritos da criança e foram socorrê-la. "Foi um acidente, a menina encontrou as agulhas que estavam no quarto. Quando chegamos, vimos que ela estava com várias agulhas. Ela [a mãe da menina] retirou rapidamente as que estavam do lado de fora [do corpo], enquanto ela chorava. Sou inocente", afirma Oliveira.

O caso de maus-tratos à menina foi denunciado pelo Conselho Tutelar de Jacaré dos Homens, município do Sertão de Alagoas, onde ela passou a residir com a tia. De acordo com o conselheiro tutelar José Carlos Ferreira Barbosa, a tia da criança foi buscá-la na casa dos pais, em Atalaia, depois que soube que a menina vinha sendo maltratada e estava com marcas de agressão no rosto.

À época, a jovem Quitéria dos Santos, mãe da criança, disse que suspeita que o padrasto da menina seja o responsável pelas agressões. Segundo ela, o companheiro não gostava da criança e costumava espancá-la com frequência. Ela contou ainda acreditar que padrasto fazia algum tipo de ritual macabro com a criança.

"Ele costumava colocar ela de castigo e batia muito. As agulhas eu nunca vi ele colocando. Mas vi ele acendendo velas pela casa e escutei o amigo dele dizendo que se fosse preta ou de outra cor era melhor", relatou em entrevista à TV Gazeta na última quarta-feira (27).

Questionado sobre o hematoma no rosto da menina, o padrasto diz que nunca ficou sozinho com ela. "Ela é muito danada e sempre tive medo de ficar a sós com ela. O olho dela está assim porque ela caiu, quem viu a queda foi a mãe dela. Quando eu vi, chamei um vizinho e levei a menina ao médico. Nunca bati na menina e não entendo porquê ela [mãe da menina] não diz isso para a polícia", defende-se.

Já sobre as velas citadas pela sua mulher, ele disse que desconhece o fato e que nunca comprou nenhuma vela. "Quero que ela prove o que está falando. Não sei o motivo de ela não estar falando a verdade, mas acredito que a tia, com quem ela foi morar, está fazendo a cabeça dela. Espero que ela volte para a nossa casa porque quero cuidar dela e do nosso filho que ela espera ", diz.

Oliveira abriu as portas da casa em que vivia com a família para o G1. De acordo com o suspeito, eles moravam na casa de um primo dele, mas estavam de mudança após o proprietário pedir o imóvel de volta. Ele conta que havia acertado com a companheira, antes do caso vir à tona, que iriam morar em uma casa que está sendo construída no terreno do pai dele na região.

Vizinhos desconhecem perfil violento

A reportagem também entrevistou vizinhos do suspeito. Eles disseram que Ronaldo gostava de "farra" e de sair com os amigos, mas desconhecem que ele seja uma pessoa violenta. "Conheço ele desde pequeno e nunca ouvi que ele era violento e nem soube de nada. A única coisa que sei é que ele gosta muito de farra, mas ele é tranquilo", afirma o aposentado José Cícero da Silva.

A dona de casa Sônia Freire diz que só soube do caso das agulhas pela imprensa. "Nunca ouvi falar nada sobre ele, mas ninguém conhece ninguém. O que eu sei, é que ele gosta de beber com os amigos. Mais nada", afirma.

Oliveira conta ainda que, após a divulgação do caso na imprensa, ele foi hostilizado pelos vizinhos. "Todo mundo me olhou de cara feia. Mas eles sabem que eu sou inocente, nunca fiz mal a ninguém, principalmente a uma criança", reforça.

AUTOR: MISÉRIA

POR QUE OS AMERICANOS ENSINAM FILHOS PEQUENOS A ATIRAR???

Nos EUA, 31% das residências têm ao menos uma criança e uma arma, segundo dados de 2012

O caso da menina de nove anos de idade que matou seu instrutor de tiros com um disparo acidental de submetralhadora Uzi, no Arizona, levantou o debate sobre o uso de armas de fogo por americanos desde a mais tenra idade.

Em um país onde as opiniões sobre a posse e o porte de armas variam tanto quanto a sua geografia e demografia - como comparar, por exemplo, a realidade de um fazendeiro em Montana com a de um morador de arranha-céu em Nova York? - nem todos os americanos crescem atirando. Mas aqueles que o fazem começam desde cedo.

Dan Baum começou a atirar quando tinha cinco anos de idade. Ele cruzou o país para aprender sobre a cultura das armas nos Estados Unidos. A experiência virou o livro Gun Guys: a Road Trip (algo como "Caras Armados: Uma Viagem pelos Estados Unidos", em uma tradução bastante livre e imprecisa para o português).

O autor acredita que atirar ensina às crianças lições importantes sobre respeito e disciplina. "Pode ser algo ótimo para as crianças", ele diz.

"O que você está dizendo a uma criança é: 'Estou colocando algo extremamente perigoso em suas mãos e confiando que você o usará apropriadamente'."

Baum ensinou sua filha a atirar quando ela tinha 10 anos de idade.

"Crianças são espertas", diz. "Antes de mais nada, elas vão achar qualquer coisa que você tente esconder. E elas podem aprender ao receber instruções. Podem aprender sobre segurança."
Pais 'responsáveis'

Nos Estados Unidos, 31% das residências têm ao menos uma criança e uma arma, segundo dados de 2012 do Centro Law para Prevenção de Violência Armada.

Para muitos pais, a posse responsável de armamentos passa por ensinar crianças a atirar - e a respeitar as armas - desde cedo.

O envolvimento infantil na cultura de armas americana é tão comum que, em algumas regiões, as escolas liberam os alunos no primeiro dia da temporada de caça de veados.

A empresa Crickett Firearm é uma das companhias de armas voltadas especificamente para o mercado infantil. O produto batizado de "meu primeiro rifle" tem menos poder de fogo que a versão adulta e é redimensionado para caber em mãos pequenas.

David Prince e sua mulher abriram o estande de tiro Eagle Gun, em Lewisville, no Texas, há dois anos. Eles aceitam crianças a partir de oito anos de idade e já realizaram festas de aniversário infantis no local.

"Queriamos oferecer um lugar seguro, voltado para a família, em que seja possível aprender sobre segurança e armas e onde as crianças possam entrar em contato com as armas", diz Prince.

"Elas vêem armas o tempo todo nos video-games. Precisam saber que as que estão por aí são perigosas."
Tragédia reacendeu debate sobre crianças e armas
Sem restrições

Prince ensinou filhos a manusear armas "para desmistificar o assunto" quando eles tinham cinco e seis anos de idade.

Legalmente, ele conta, não há restrições sobre a idade em que uma criança pode aprender a atirar. Isso fica a cargo dos pais.

Ele opina que as crianças são capazes de manusear armas semiautomáticas - como a que foi usada no acidente fatal no Arizona -, desde que tomadas as devidas precauções. Por exemplo, se forem feitas adaptações para minimizar o coice gerado pelo disparo.

Já Dan Baum discorda que as crianças tenham acesso a armamentos como a submetralhadora Uzi. Ele espera que a tragédia gere uma discussão mais ampla sobre armas nos EUA, mas se preocupa com a possibilidade de que o tema seja usado politicamente pelas organizações pró-desarmamento.

"É uma pena que as pessoas assistam a esse vídeo e, com base no que esse instrutor fez, tirem conclusões sobre crianças e armas que sejam aplicadas em uma agenda política pré-concebida", se queixa.
Polarização

Silvio Calabi, autor de The Gun Book for Boys ("O Livro das Armas para Garotos", em tradução livre), acredita que o debate sobre armas nos EUA chegou a um impasse: ficou tão polarizado que os dois lados assumiram posições extremas.

"Algumas pessoas tentam a todo custo negar que haja um problema (com a questão das armas) e daí forçam a barra", opina.

"Se você vai na internet, acha fotos de crianças de cinco anos atirando com metralhadoras. Prefiro acreditar que, em uma situação normal, ninguém, não importa o quão experiente ou entusiasta de armas seja, dê uma arma dessas para uma criança de cinco anos."

Por outro lado, ele acha que quem fica chocado com a ideia de uma criança atirando possivelmente não entende a realidade.

"Essas pessoas imaginam casas onde armas de fogo carregadas ficam jogadas na mesa da sala, e que é só uma questão de tempo antes que algum acidente terrível ocorra e um membro da família seja morto", Calabi afirma.

"A grande maioria das pessoas que atira tem um grande respeito pelas armas, e as guarda em locais trancados", reforça. "Elas consideram as armas equipamentos para diversão, mas entendem o que elas podem causar."

Os filhos de Calabi, que aprenderam a atirar aos 12 anos de idade, não usam mais armas agora que já estão crescidos.

Mas ele acredita que esta decisão só pôde ser tomada depois que eles entenderam o significado de atirar - e de abraçar ou não uma tradição americana.

AUTOR: BBC

O MISTÉRIO POR TRÁS DO DESMAIO DE 200 MENINAS NA COLÔMBIA

Mais de 200 meninas sofrem com os sintomas, mas o mistério da causa deles ainda não foi desvendado

Nos últimos 12 dias, os médicos de El Carmen de Bolívar, uma cidade no norte da Colômbia, já atenderam pelo menos 200 meninas com sintomas muito parecidos: desmaios, tonturas, dor de cabeça, dormência e formigamento em várias partes do corpo. A razão para essas reações ainda é um mistério.

Elas não foram as primeiras a darem entrada no Hospital Nuestra Señora del Carmen com quadro similar. De acordo com o prefeito de El Carmen de Bolívar, Francisco Veja, foram registrados um total de 276 casos como esse desde o meio do ano. Todos com adolescentes, sendo a maioria deles estudantes do Colégio Espírito Santo.

O próprio Ministro da Saúde da Colômbia, Alejandro Gaviria, citou na última quinta-feira "246 meninas que apareceram com sintomas bizarros".

Diante desse quadro, aumentaram as especulações sobre as causas que estariam levando as jovens a desmaiarem. Na falta de um diagnóstico preciso, multiplicam-se as teorias que correm no boca a boca entre os colombianos.

Para acabar com as especulações, especialmente as que ligam os casos a uma possível reação adversa à vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), o ministro da Saúde convocou uma coletiva de imprensa e revelou a hipótese "que parece mais provável no momento" – e que é, inclusive, "apoiada por especialistas". Segundo Gaviria, os sintomas seriam uma ‘resposta psicogênica em massa’.
'Medo coletivo'

"A resposta psicogênica em massa é uma espécie de sugestão de medo coletivo que se contagia de um lado para o outro e termina apresentando um fenômeno estranho", explicou o ministro aos jornalistas.

"Os sintomas aparecem, mas quando os médicos vão examinar clinicamente as meninas, não encontram nenhum tipo de doença."

O ministro citou casos similares ao redor do mundo, um deles que aconteceu no Taiwan, após uma campanha de vacinação em massa para prevenir a gripe suína (N1H1), e outro na Austrália, mas sem dar datas, nem mais detalhes de como aconteceram.
Famílias das garotas colombianas sofrem com falta de diagnóstico para o problema

No entanto, Gaviria insistiu que as meninas estão, sim, doentes.

"Não é que essas meninas não estejam doentes, elas estão. Não estamos subestimando o problema. O problema tem que ser levado a sério e seguiremos acompanhando e apoiando a comunidade, mas isso não parece ser um problema de uma doença clínica."

Alejandro Gaviria ainda acrescentou que o Ministério da Saúde colombiano quer trabalhar nesta semana com a Associação Colombiana de Psiquiatria, que se mostrou disposta a se deslocar até El Carmen de Bolívar para estudar os casos.

O ministro novamente reiterou que o motivo para os sintomas nas garotas não aparenta ser clínico e que nada tem a ver com a vacina contra o vírus do HPV. "Não há nenhuma evidência que possa haver uma relação entre as duas coisas", acrescentou ele, insistindo que tem o apoio da Organização Mundial da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde "e de todas as associações científicas."
Mistério continua

As explicações do ministro não convenceram a todos. "A coletiva de imprensa dele abalou os ânimos de vários pais das garotas", explicou Vicente Arcieri, jornalista da sucursal do El Heraldo em Cartagena das Índias.

Uma hora depois da coletiva de imprensa, várias pessoas protestaram por cinco horas em Troncal de Occidente - a estrada que liga o interior do país com a costa - pela postura das autoridades com o caso.

O jornalista Vicente Arcieri está acompanhando bem de perto o caso e esteve no Hospital Nuestra Señora del Carmen na última quinta. Segundo ele, somente nesse dia, 10 meninas deram entrada no hospital com os sintomas já conhecidos – desmaios, tonturas, dormência e formigamento em várias partes do corpo.

Foram esses os casos mais recentes de um fenômeno que tem preocupado cidadãos e autoridades colombianas há meses. Dez das primeiras pacientes que deram entrada no Hospital Nuestra Señora del Carmen estão sendo tratadas em Bogotá, no Hospital Infantil Universitário de San José.

Uma delas é a filha de María Romero. Foi a primeira das que apresentaram os sintomas em El Carmen de Bolívar, no dia 21 de março. Elas recorreram primeiro ao centro de saúde da região e tiveram que voltar para lá pela mesma razão em 23 de abril.

"Desde então não tivemos descanso", contou Romero à BBC por telefone.

No hospital de Bogotá, disseram que o resultado de um teste feito com a filha de Romero apontou que ela teve intoxicação por chumbo, assim como outra menina do grupo.

O chefe de toxicologia do hospital, Camilo Uribe, explicou na quarta-feira ao diário colombiano El Tiempo que não havia características claras ou específicas que indicassem o que as outras pacientes poderiam ter. E acrescentou que os próximos exames estariam focados em endocrinologia, imunologia e psiquiatria.

As autoridades informaram que o diagnóstico sairá em uma semana. Uma resposta que poderá acabar com o mistério e acalmar os ânimos na Colômbia.

AUTOR: BBC

CRIANÇA COM TUMOR TIRADA DE HOSPITAL POR PAIS, É ENCONTRADA NA ESPANHA

Os pais de Ashya King tiraram o menino de um hospital no sul da Inglaterra (Foto: Hampshire Police/AFP)

A polícia espanhola anunciou neste sábado (30) que encontrou no sul do país o garoto britânico de 5 anos com um tumor cerebral que havia sido tirado do hospital por seus pais contra a vontade dos médicos.

"Localizado em um hotel a 3 km de Vélez Málaga e levado a um hospital o menino Ashya King. Seus pais foram detidos", informou a polícia espanhola na noite deste sábado em sua conta oficial no Twitter.

A Interpol havia divulgado na sexta-feira (29) um alerta mundial para encontrar o menino Ashya King. "Se não receber o tratamento especializado de que precisa 24 horas por dia, podem surgir complicações que colocariam sua vida em grave risco", anunciou a Interpol, citando o oficial Dick Pearson, da brigada de buscas de Hampshire.

Testemunhas de Jeová confirmaram que a família pertence à congregação, que repudia transfusões de sangue, mas aceitam outras intervenções médicas.

"Não temos conhecimento dos fatos referentes ao caso, nem das decisões médicas da família, que são decisões pessoais", indicou este movimento religioso em um comunicado.

Segundo a polícia britânica, os pais de Ashya King o levaram por volta das 14h locais (10h de Brasília) de quinta-feira (28) de um hospital de Southampton (sul da Inglaterra), onde está internado com um tumor mna cabeça e, depois, "embarcaram com os seis irmãos e irmãs de Ashya em um ferry entre Portsmouth e Cherburgo", no norte da França, aonde chegaram de noite.

Ashya "está em uma cadeira de rodas ou em um carrinho de bebê. Não consegue se comunicar, nem se movimentar", indicou um porta-voz da polícia britânica.

A família britânica viajou em um Hyundai cinza, disse Eric Brouillard, promotor de Cherburgo, que disse à AFP que as autoridades acreditam que o menor tenha sido "sequestrado em vista das circunstâncias de sua saída do hospital".
Combinação de fotos sem data mostra Naghemeh King e Brett King, pais do menino de 5 anos que tem um tumor cerebral e foi retirado sem autorização de um hospital na Inglaterra na última quinta-feira (28) (Foto: Hampshire Police/AFP)

AUTOR: FRANCE PRESSE

CRIANÇA MORRE EM DESABAMENTO DE PRÉDIO DE 4 ANDARES, NA FRANÇA

Prédio desabou em Rosny-sous-Bois neste domingo (31) após explosão; causa ainda não foi determinada (Foto: AFP PHOTO / BERTRAND GUAY)

Parte de um prédio residencial de quatro andares desabou neste domingo (31) em Rosny-sous-Bois, subúrbio de Paris, na França.

Uma criança morreu e 11 pessoas ficaram feridas, sendo que quatro delas tiveram ferimentos graves.

O desabamento ocorreu após uma explosão.

O Ministro do Interior Bernard Cazeneuve, que chegou ao local do acidente, disse que a aparente causa foi um vazamento de gás, mas que não poderia confirmar esta teoria.

"Devemos ser prudentes, porque há uma investigação em andamento", afirmou.

Equipe de emergência está no local trabalhando nos escombros e inspecionando um prédio adjacente.

Cerca de 10 pessoas podem estar sob os escombros. 

"Ainda podemos encontrar vítimas vivas nas próximas horas", disse Cazeneuve.
Equipe de emergência trabalha nos escombros de prédio residencial que desabou neste domingo (31) na França (Foto: AFP PHOTO / BERTRAND GUAY)

AUTOR: G1/SP

HOMEM DE 26 ANOS É EXECUTADO COM MAIS DE 10 TIROS, NO PIAUÍ

Vítima identificada como Maicon dos Santos Aragão (Foto: Kairo Amaral/PortalCostaNorte)

Um homem de 26 anos foi executado a tiros dentro da casa da namorada a tiros na Rua São Francisco, Bairro Ceará, em Parnaíba, litoral do Piauí. De acordo com o capitão Freitas, da coordenação de policiamento, o crime aconteceu por volta das 10h deste sábado (30) quando dois homens que andavam em uma moto pararam no local e efetuaram os disparos contra a vítima identificada como Maicon dos Santos Aragão.

“A vítima foi abordada por dois homens no momento em que o mesmo estava entrando na casa. Foram disparados mais de 10 tiros e por isso acreditamos que o crime tenha sido execução” disse.

Após o crime, policiais militares da Força Tática de Parnaíba foram acionados e realizaram o isolamento do local. No chão foram encontradas cápsulas de pistola calibre 9 milímetros, que é conhecida pela capacidade de transfixação.

A vítima já tinha passagens por furtos, assaltos e era investigado por envolvimento por um homicídio. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A polícia continua fazendo diligências no intuito de prender os suspeitos.

AUTOR: G1/PI

POLÍCIA REGISTRA 3 ASSASSINATOS EM MENOS DE 12 HORAS,EM LOÃO PESSOA (PB)

Corpo de homem morto a pedradas foi encontrado em um terreno baldio no bairro do Cristo (Foto: Walter Paparazzo/ G1)

Em menos de 12 horas foram registrados três homicídios em João Pessoa. Os crimes aconteceram entre a noite de sexta-feira (29) e início da manhã deste sábado (30), no bairros de Mangabeira, Manaíra e Cristo. Segundo informações da delegacia de homicídios, não há informações sobre os suspeitos dos assassinatos, mas as investigações vão continuar.

No bairro de Manaíra foi registrado o primeiro crime, por volta das 22 h. Um homem não identificado morreu ao ser atingido por tiros. De acordo com a polícia, a ação dos criminosos foi gravada por câmeras de vigilância de um residencial nas proximidades do local. No entanto, a vítima não foi identificada pois não portava os documentos.

Quase uma hora depois, às 23h, em Mangabeira VIII aconteceu segundo crime, na comunidade conhecida como ´Iraque´. Segundo informou a polícia, a vítima foi um jovem de 21 anos, residente no bairro de Jaguaribe. Ele foi assassinado após ser atingido por um disparo de arma de fogo nas proximidades de um bar.

Já no início da manhã deste sábado, o corpo de um homem de 47 anos foi encontrado em um terreno baldio, no bairro do Cristo. De acordo com a Polícia, a vítima foi morta a pedradas. O irmão da vítima, Antônio dos Santos, esteve no local e disse à polícia que o irmão era viciado em álcool, mas era muito conhecido e querido no bairro.

AUTOR: G1/PB

EQUIPAMENTOS SUCATEADOS DESAFIAM SEGURANÇA

Viatura antiga está parada sem conserto, prejudicando operações em Santana do Cariri FOTO: AMAURY ALENCAR

Equipamentos sucateados, falta de viaturas para realização de rondas policiais, paralisação em obras de recuperação de cadeias públicas, construções de delegacias de polícia interrompidas e contingente policial diminuto. 

Esta é a realidade observada em alguns municípios da região do Cariri que vem sofrendo, nos últimos meses, com o crescimento no número de assaltos, furtos, homicídios, latrocínios e, ainda, com o surgimento do comércio de drogas em plena luz do dia, através da abertura de "bocas de fumo" por traficantes que desafiam as forças policiais por conta dos problemas cotidianos vivenciados por quem atua nos equipamentos de segurança pública nestes municípios.

Além do registro de delitos praticados nos centros comerciais de municípios onde a violência é crescente, casos de homicídios e latrocínios também começam a assustar os moradores das áreas rurais em diversas localidades. Como não há postos avançados de policiamento em distritos ou regiões interioranas que apresentam maior grau de desenvolvimento, criminosos estão preferindo agir nestas localidades cujo cotidiano, até então, era de tranquilidade e segurança.

Na comunidade de Buenos Aires, zona rural do município de Potengi, roubos a domicílios passaram a ser frequentes. Recentemente, a casa de uma senhora que prefere não ser identificada por temer represálias foi invadida por assaltantes. Os bandidos levaram do interior do imóvel um televisor, eletrodomésticos e roupas, entre outros pertences. No centro da cidade, uma dupla rendeu populares que estavam em um bar e, de armas em punho, subtraíram dinheiro e celulares das vítimas.

Furtos e assaltos acontecem quase que cotidianamente no município. A situação levou a Câmara de Vereadores de Potengi a discutir o problema em uma audiência pública. Na ocasião, vereadores, líderes comunitários, população em geral e integrantes dos equipamentos que formam o aparato de segurança debateram o aumento da violência no município.

Drogas

"Não havia tanta violência no município. Potengi, por ser uma cidade pequena, sempre foi muito tranquila. Infelizmente, os casos começaram a surgir por conta do aumento de usuários de drogas. Essa situação gerou uma grande preocupação junto a nossa sociedade. Todo mundo está assustado com o aumento nos índices de roubos e assaltos", reclamou Maria Bezerra, presidente da Câmara de Vereadores de Potengi. 

Em Campos Sales, o volume de ações delituosas registradas nos últimos meses tem ocasionado verdadeiro pavor junto aos comerciantes da cidade. As ocorrências têm sido tão frequentes que o Lions Clube de Campos Sales, em parceria com o Lions Clube João Manoel Rodrigues, criou um manifesto que conta com assinaturas da população local.

"Quem precisa registrar um Boletim de Ocorrência tem, obrigatoriamente, que se deslocar para Crato ou Juazeiro do Norte. Embora exista delegacia de Polícia Civil em Campos Sales, ninguém aqui conta com esse serviço. 

De delegacia só tem o prédio. Muitas vezes, quando alguém procura a delegacia por qualquer que seja a situação, não tem quem registre o boletim", afirmou o presidente do Lions Clube de Campos Sales, João Cardoso Araújo. Segundo ele, quase que diariamente há assaltos cometidos contra estabelecimentos comerciais da cidade. "Assalto em Campos Sales tem é muito. Isso acontece com frequência", ressaltou Cardoso.

Em Altaneira, o prefeito Delvamberto Soares aguarda que seja enviada uma viatura pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para que os policiais lotados no destacamento da cidade tenham condições de realizarem rondas noturnas. No município, a polícia tem trabalhado a pé e em carros cedidos pela prefeitura.

"Nós fomos informados que houve a chegada de novas viaturas à Região. Uma delas, segundo comentários, seria destinada ao nosso município. Nós estamos cobrando do governador Cid Gomes e ao Secretário de Segurança Pública que haja esse encaminhamento. Não pode é a polícia continuar trabalhando sem condições. Isso gera medo à nossa população", comentou o gestor do município.

Obra parada

Santana do Cariri é outro município que contabiliza problemas no setor de segurança pública devido à falta de estrutura do setor. Na cidade, as obras de construção da Delegacia de Polícia Civil estão paralisadas há cerca de quatro anos, assim como as de recuperação da cadeia pública local. Os policiais reclamaram pelo uso de coletes velhos e desgastados, falta de armamento e de viatura e pelo atraso em suas gratificações.

De acordo com a SSPDS, novas viaturas serão entregues ainda neste ano para os municípios de Santana do Cariri e Altaneira. A primeira licitação para obra onde funcionará a Delegacia de Santana do Cariri e a Cadeia Pública foi fracassada. 

Uma nova licitação está em andamento para dar prosseguimento à construção. Sobre o município de Campos Sales, disse que a polícia já esta investigando os lugares onde possivelmente drogas são vendidas e mandados de busca e apreensão e de prisão serão expedidos, em breve.

Mais informações:
Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado
Av. Bezerra de Menezes, 581
Telefone: (85) 3101.2247
São Gerardo - Fortaleza

AUTOR: DN

DELEGACIAS PLANTONISTAS DOBRARÃO

Servilho Paiva diz ter solicitado junto ao governador Cid Gomes a ampliação do número de delegacias que atendem à população 24h FOTO: TUNO VIEIRA

Quem necessita realizar algum procedimento nas Delegacias de Fortaleza após o horário comercial costuma ter dor de cabeça para resolver o problema.

Seja pela distância que vai ter de enfrentar entre o local que está e o endereço da Delegacia plantonista mais próxima, ou até, identificar e localizar o prédio em questão, o fato é que o popular encara uma situação desagradável e atenuante ao problema que busca solucionar.

Hoje, em Fortaleza, apenas sete Delegacias funcionam 24 horas: 2º DP (Aldeota), 7º DP (Pirambu), 11º DP (Pan Americano), 12º DP (Conjunto Ceará), 30º DP (São Cristóvão), 34º DP (Centro) e Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur).

Entretanto, a Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS) enviou proposta ao governo do Estado para que este número suba para 17, até fevereiro do ano que vem. Para tanto, um concurso público já foi aprovado para a contratação de mais de 700 novos policiais, entre delegados, escrivães e inspetores, com a finalidade de suprir esta nova demanda. Além disso, mais oito delegacias, sendo quatro na Região Metropolitana e quatro na região do Cariri também funcionarão em plantão.

Cinturão

De acordo com o titular da SSPDS, secretário Servilho Paiva, a ideia é formar um verdadeiro cinturão, de modo que todas as regiões da Capital estejam contempladas com uma delegacia plantonista.

Às sete atuais, seriam acrescentados os serviços do 6º DP (Messejana), 8º DP (José Walter), 9º DP (Vicente Pinzon), 10º DP (Antonio Bezerra), 17º DP (Vila Velha), 19º DP (Conjunto Esperança), 26º DP (Edson Queiroz), 32º DP (Parque Santa Cecília), 33º DP (Goiabeiras), 35º DP (Lagoa Redonda).

Já na Região Metropolitana, as Delegacias de Caucaia, Maracanaú e Eusébio funcionam em regime de plantão. Pela proposta da SSPDS, São Gonçalo do Amarante, Maranguape, Pacajus e Cascavel também terão suas delegacias funcionando nas 24 horas do dia.

No Cariri, apenas a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte funciona em regime plantonista. Até fevereiro, Campos Sales, Crato e Brejo Santo passarão à também atender a população em todos os horários.

Para Servilho Paiva, o novo sistema será benéfico não somente para a população, como também para os policiais, em especial os militares. "Com as Delegacias funcionando 24 horas, tende a melhorar o trabalho das Polícias, de modo que não precisem mais deslocar tanto as viaturas das áreas que cobrem e fazem policiamento ostensivo, além da própria população, que terá uma delegacia mais próxima para aqueles atendimentos, como Boletim de Ocorrência".

O secretário informou que o governador do Estado, Cid Gomes, já autorizou a realização do concurso público para a contratação dos novos policiais que serão designados a trabalhar nos plantões das Delegacias.

"O governador já recebeu o pedido e autorizou o concurso público. A burocracia exige que seja feita alteração legislativa para a criação de cargos. Desde quando ele autorizou o concurso, autorizou com esse viés, de que os contratados trabalhem no plantão. Na Capital, praticamente triplicaremos o número de delegacias. Na RMF, aumentaremos de três para sete. No interior Sul, passará de uma para quatro", disse.

A Secretaria da Segurança informou, por telefone, que já foi assinado contrato com a empresa que irá aplicar as provas do concurso público para preenchimento das vagas de policiais criadas para atender à demanda das novas plantonistas. A previsão de publicação do edital para o concurso é de 16 de setembro.

Atendimentos

Segundo dados divulgados pela SSPDS, a média de Boletins de Ocorrência registrada nas sete delegacias plantonistas de Fortaleza é de 49 atendimentos por dia. Em números datados de janeiro a março deste ano, foram em média aproximadamente 10.460 B.O.S emitidos por mês.

Dentre todas as plantonistas do Estado, o 34º DP foi onde mais se fez Boletins no período relatado pela Secretaria: média de 3.113 atendimentos mensais.

O 2º DP, por sua vez, possui média de 1.712 atendimentos por mês, seguido pelo 12º DP (1.408 Boletins) e o 30º DP (1.326 registros). No Interior, a campeã é a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, que possui média de 1.976 B.O.S registrados entre janeiro e março.

Populares relatam dificuldades no atendimento

A população que necessita dos serviços das delegacias após o horário comercial, nos fins de semana ou feriados, enfrenta problemas diversos, desde ir a alguma e encontrá-la fechada, ou mesmo ter de fazer grandes deslocamentos até localizar uma plantonista.

Foi o caso da técnica de radiologia Nayanna Santos, de 32 anos. Ela tentava, junto com familiares e funcionários de uma agência funerária, conseguir um documento liberatório para o transporte do corpo de um parente falecido.

De acordo com a mulher, foi uma verdadeira peregrinação, passando por três delegacias, até conseguir ser atendida.

"Só faltava este documento para embarcar o corpo, e para conseguir, tive de passar por três delegacias, sendo que uma estava fechada. Fomos recomendados a procurar o 2º Distrito, na Aldeota, que é plantonista. É como se eu só pudesse ser assaltada ou precisar de delegacia em horário comercial. Isso é péssimo", declarou.

Já uma outra mulher, que pediu para não ser identificada, necessitou registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) e teve de se deslocar do bairro Parquelândia até o Centro da cidade. Vendo o local lotado, optou por ir à Delegacia do bairro Aldeota.

"As Delegacias plantonistas têm de ser aumentadas urgentemente. Basta ver os índices de criminalidade que temos aqui em Fortaleza", opinou.

AUTOR: DN

GRUPO DE TURISTAS É ASSALTADO EM ÔNIBUS QUE IA PARA JERICOACOARA (CE)

O ônibus com os passageiros foi levado para o plantão do 7º DP (Pirambu), onde as vítimas registraram Boletins de Ocorrência (B.Os) FOTO: FABIANE DE PAULA

Um grupo de turistas que seguia para a praia de Jericoacoara, no Litoral Oeste, em um micro-ônibus de uma empresa de passeios turísticos foi assaltado, na manhã de ontem. De acordo com as vítimas de origem brasileira e estrangeira, o veículo parou para pegar passageiros que esperavam, em frente a um hotel situado na Avenida Leste-Oeste, quando três homens entraram, se passando por turistas.

Ao todo, 23 passageiros, que contrataram um pacote de transporte e hospedagem, estavam a bordo quando o crime aconteceu, mas nem todos foram roubados. "Eles pareciam muito apressados. Recolheram as bolsas, carteiras, celulares e relógios das pessoas que estavam sentadas próximas a eles e desceram rápido", afirmou uma funcionária pública de Macapá, que preferiu não se identificar.

A mulher reclamou da empresa que, para ela, falhou nos procedimentos de segurança. O motorista do micro-ônibus, Roberto Carlos Félix, disse que o guia de turismo confere os nomes que estão em uma lista, antes do embarque. "Eles falaram com o vendedor do pacote, na noite anterior, na Beira-Mar. Lá, eles acertaram que pagariam a viagem, no caminho para a praia. Nós realmente não pedimos as identidades, mas também não adiantaria, porque eles deram nomes falsos", afirmou.

As vítimas foram levadas ao 7º DP (Pirambu) para registrar o caso. Uma mulher de origem italiana demonstrava aflição e repetia que não teria como voltar para casa, porque tinha ficado sem dinheiro, cartões e documentos. "Levaram tudo. Eu não paguei nem o hotel ainda. Estou sem nenhum dinheiro", afirmou.

AUTOR: DN

sábado, 30 de agosto de 2014

FAMÍLIA DE INSTRUTOR DE TIRO MORTO POR ALUNA, DIZ QUE FOI UM TRÁGICO ACIDENTE

Imagem da polícia mostra a menina de 9 anos ao lado do instrutor pouco antes de acidente (Foto: Mohave County Sheriff Department/AP)

A família do instrutor de tiro que morreu após uma aluna de 9 anos perder o controle de uma submetralhadora Uzi e atingi-lo no Arizona, nos EUA, classificou o ocorrido foi um “trágico acidente” e disse que “é muito importante que a menina saiba que ninguém a culpa por esse trágico evento”.

A ex-mulher e os quatro filhos de Charles Vacca, que foi atingido quando estava ao lado da menina e a ensinava a operar a arma automática, deram uma entrevista emocionada ao programa “Today” da emissora NBC.

“Ele era uma boa pessoa, mas sabemos que eles são também”, disse sua filha Ashley sobre a família da menina. “Queremos que eles saibam que nós sabemos que isso foi um trágico acidente e que é algo com o que todos teremos que conviver.”

Elizabeth, outra filha do instrutor, acrescentou que “espero que eles não passem uma boa parte de suas vidas falando sobre esse incidente.”

A família de Vacca disse em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (29) que os filhos do instrutor sempre vão se lembrar dele como uma pessoa “boa, divertida, que eles amavam muito”.

Os filhos de Vacca também ofereceram palavras de conforto à menina envolvida no incidente. “É muito importante que a menina saiba que ninguém a culpa por esse trágico evento”, diz o comunicado. “Nossos pensamentos e orações estão com ela e com sua família.”

“Meu coração está com a menina e eu sinto muito por ela e por sua família”, disse a ex-mulher do instrutor, Anamerie, à NBC.

A polícia do Estado do Arizona divulgou imagens de um vídeo gravado segundos antes da matar acidentalmente o instrutor de tiro que a ensinava a manusear a submetralhadora Uzi, de fabricação israelense. O forte coice da arma fez a garota perder o controle do alvo.

Ao apertar o gatilho, a criança não aguentou o coice provocado com o disparo, que a forçou a levar a arma acima da cabeça. Vacca acabou alvejado na cabeça, de acordo com um comunicado da Delegacia do Condado de Mohave.

Vacca foi levado de helicóptero para Las Vegas, onde foi declarado morto. Um porta-voz do departamento de polícia disse não saber quantas vezes Vacca foi alvejado ou o modelo da Uzi que era utilizado pela garota.

A garota, que não foi identificada pela polícia, estava no estande de tiro acompanhada de seus pais.

AUTOR: G1/SP

AVIÃO CAI E ATINGE CASA EM CURITIBA (PR)

Avião cai em cima casa em bairro de Curitiba (Foto: Thais Kaniak/G1 )

Um avião monomotor modelo Cessna 177 caiu e atingiu uma casa na Rua Nicarágua, em Curitiba, nas proximidades do Aeroporto do Bacacheri por volta das 13h30 deste sábado (30), segundo o Corpo de Bombeiros. A aeronave tinha acabado de decolar do aeroporto e seguia para Londrina, no norte do estado, segundo a Infraero. Após a queda, o avião explodiu.

O G1 publicou que três pessoas tinham morrido. A informação sobre a terceira morte foi passada pela assessoria de imprensa do Hospital Evangélico de Curitiba, que corrigiu a informação às 15h30.

Pelo menos quatro pessoas estavam a bordo – duas morreram na hora. Segundo os bombeiros, o piloto e o copiloto do avião morreram.

O Hospital Evangélico, para onde foi levado um dos ocupantes da aeronave, chegou a confirmar que ele havia morrido no hospital. Porém, depois, informou que a vítima foi reanimada e estava no centro cirúrgico. Este ocupante é sobrinho do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que confirmou ao G1 se tratar do sobrinho mais velho dele, de 51 anos de idade. De acordo com o deputado, a família também chegou a ser informada sobre a morte de Sílvio Roberto Romanelli.

O outro ocupante da aeronave ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital do Trabalhador. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), responsável pelo hospital, o homem está em estado grave. 

Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com múltiplas faturas na face, no quadril, na coluna e no tórax.
Elisabete do Rosário disse que estava nos fundos da casa quando ouviu o barulho da queda do avião (Foto: Thais Kaniak/ G1 Paraná)

Na casa estavam duas mulheres e uma criança. Elas não se feriram.

"Acredito que ele tentou levantar, mas não deu certo. Ele bateu no poste e, acho que foi por isso que ele não entrou dentro de casa, não quebrou a parede. Logo depois ouvimos a explosão. Estávamos na cozinha e ouvimos o barulho. Pensei que tivesse sido um acidente com um carro, mas na hora que cheguei na sala vi uma parte da asa e só pensei em pegar a minha mãe e a minha filha para sairmos de casa. A hora que pegou fogo já tínhamos saído", disse uma das moradoras da casa Elisabete Pascoal do Rosário.

Em entrevista ao G1 por telefone, o dono da aeronave, Marcelo Montezuma, afirmou que o avião já tinha feito duas viagens neste sábado. Pela manhã, ele, a esposa e filha decolaram de Londrina para Maringá, que também fica no norte do Paraná, para participar de uma feira de aviação. Na feira, o piloto e o sobrinho do deputado emprestaram o monomotor. “O piloto e o Silvio pediram a aeronave porque precisavam levar dois atletas para um campeonato de sinuca em Curitiba. Assim que deixassem os atletas, retornariam para Londrina com outras duas pessoas”, disse Montezuma.

O proprietário da aeronave ainda afirmou que o piloto era um profissional experiente com muitas horas de voo, e que o avião tinha passado por manutenção há pouco mais de 20 dias. “O avião não tinha nenhum problema mecânico ou técnico, estava tudo certo. Inclusive na hora que eles decolaram a condição climática era favorável. Não sei o que pode ter acontecido”, pontua Marcelo Montezuma.

O Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos no Paraná vai investigar as causas do acidente.
Aeronave pegou fogo após cair em cima de casa (Foto: Caroline Mafra/ RPC TV)

AUTOR: G1/PR

MÃE TENTA PAGAR DÍVIDA DE R$ 300, MAS FILHO É MORTO POR TRAFICANTE NO PIAUÍ

Um homem de 36 anos foi assassinado com cinco tiros por volta de 3h deste sábado (30) no bairro Monte Verde, na Zona Norte de Teresina. A mãe de Alan da Silva relatou para a polícia que o filho estava sendo ameaçado porque tinha uma dívida de R$ 300 com um traficante da região.

Segundo a polícia, a mãe da vítima ainda tentou pagar o débito, mas seu outro filho não permitiu que ela realizasse o pagamento. Por conta disso, policiais do 13º Batalhão da PM acreditam que a motivação do crime tenha sido o envolvimento da vítima com o tráfico de drogas.

“Testemunhas disseram que os suspeitos de cometerem o crime são três homens que andavam em uma motocicleta. Alan da Silva foi assassinado próximo à sua residência, já que o crime ocorreu no bairro Monte Verde e ele residia no bairro Monte Alegre, os dois ficam localizados na região da Santa Maria da Codipi”, disse o subtenente Daniel Viana.

A polícia informou que realizou buscas pela região, mas até a publicação da reportagem ninguém foi preso.

AUTOR: G1/PI

MÉDICO MORRE EM ACIDENTE NA CE-277, EM CATARINA (CE)

Foi registrado nesta manhã de sábado (30-08), em Catarina um grave acidente com vítima fatal na CE 277, estrada que liga o município de Catarina ao Distrito de Cachoeira de Fora, município de Arneiroz.

O carro pertencente ao dentista Dr. Fabiano Sacilotti Leite de 30 anos, perdeu o controle numa curva, localizada na altura do Sitio Bandeira, na entrada da cidade de Catarina e capotou diversas vezes, quando seguia para Catarina.

O dentista foi socorrido por populares ao Hospital Municipal Dr. Gentil Domingues, onde foi atendido pelos médicos Dr. Jefferson e Dr. Agapito Neto.

Infelizmente Dr. Fabiano não resistiu aos graves ferimentos provocados pelos traumas e veio a óbito. 


O carro que o dentista dirigia era um CrossFox, placa NUR 0595, com inscrição de Iguatu. Dr. Fabiano trabalhava como dentista pela Prefeitura Municipal de Catarina ha mais de 3 anos. 

Ele era de volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro.
AUTOR: Blog do Ari Cosmo

CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA BR-226 DEIXA 3 FERIDOS, EM PEDRA BRANCA (CE)

O motorista do automóvel Fiat Uno Mille e dois passageiros feridos (Foto: Vando Carlos)

Um capotamento registrado na tarde desta sexta-feira, 29, deixou o motorista de um automóvel Fiat Uno Mille e dois passageiros feridos. Segundo populares o acidente ocorreu na BR-226, proximidades do distrito de Mineirolândia, no município de Pedra Branca, no Sertão Central. 

O prefeito de Pedra Branca, Pedro Paraibano, passava pelo local no momento do acidente. Foi ele quem socorreu as vítimas ao Hospital Municipal São Sebastião.

Ainda de acordo com quem esteve no local do acidente o motorista do carro, Antônio Nildo Costa Neto e a proprietária do veículo Maria Vanuza – Ela havia acabado de comprar o Fiat numa agência da cidade – foram liberados após receberem socorro médico. 

O segundo passageiro Antonio Luan Felix, de 21 anos, continua internado, mas sem risco de morte. Ele sofreu escoriações nos braços, pernas e um corte na cabeça.

AUTOR: DN

ACIDENTE NA PI-112 DEIXA DOIS MORTOS

Um grave acidente acontecido na manhã de hoje (30) na estrada na PI-112, que liga Teresina a União, deixou duas pessoas mortas, segundo o Batalhão de Policia Rodoviária Estadual (BPRE). Equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, IML e Força Tática do 5º BPM se encontram no local. 

O acidente envolveu um automóvel modelo Elantra e outro modelo Voyage.

Segundo o coronel Castelo, comandante do BPRE, as vítimas fatais estão presas nas ferragens e o Corpo de Bombeiros deve precisar fazer a serragem dos veículos. "Eles ficaram muito danificados, foi perda total. 

Ao que tudo indica, colidiram de frente, mas só a perícia vai poder dizer o que de fato causou essa tragédia", diz.
Populares que viram o acidente informaram que um dos veículos era ocupado por duas pessoas e uma delas foi levada em estado grave por uma ambulância do SAMU para o Hospital de União. Um dos carro seguia no sentido Teresina-União e o outro seguia na direção de União para o Povoado Divinópolis. 

Um dos veículos chegou a sair da pista e cair em uma ribanceira com o impacto da colisão.

AUTOR: PORTAL O DIA

EX-VEREADOR OSVALDO MATEUS MORRE VÍTIMA DE AFOGAMENTO EM TATAJUBA, (CE)

Por volta das 13:00h desta sexta-feira (29), Osvaldo Mateus Monteiro, de 75 anos, faleceu após se afogar no Laguinho da Torta, na localidade de Tatajuba, Zona Rural de Camocim. 

De acordo com o filho da vítima, Edvandir de Sousa, conhecido como "Didi", Osvaldo Mateus foi tomar um banho no lago juntamente com sua esposa, em uma área relativamente rasa, porém, ele teria sofrido uma queda de pressão, e acabou perdendo as forças ao tentar voltar para a margem 
ocasionando seu afogamento, que ocorreu um pouco depois do meio-dia. 

Ele chegou a ser levado às pressas para o Hospital Murilo Aguiar, em Camocim, mas não resistiu e veio a óbito. Osvaldo Mateus Monteiro é natural da Vila de Tatajuba. 

Ele exerceu o cargo de Vereador de Camocim durante dois mandatos, 1989 e 1997. Ele deixa esposa e 12 filhos. 

Desde já fica aqui nossas condolências à todos da sua família.

AUTOR: Camocim Online

VIATURAS DA PM BATEM E SUSPEITO MORRE DURANTE PERSEGUIÇÃO, EM FORTALEZA (CE)

Equipes perseguiam carro com quatro suspeitos. Carro virou e parou na calçada.

Dois carros da Polícia Militar do Ceará bateram durante uma perseguição na madrugada deste sábado (30), no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza. Um carro bateu no outro, que foi jogado na calçada. As equipes que continuaram a perseguição conseguiram deter os suspeitos.

Por volta das 4 horas, uma equipe do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e outra do Ronda do Quarteirão seguiam um carro na Avenida Pasteur e, depois de uma troca de tiros, os suspeitos furaram o cerco. A autarquia de trânsito teve de bloquear a via durante a retirada dos carros.

Outras equipes policiais continuaram a perseguição e pararam o veículo no Bairro Moura Brasil. Dos quatro ocupantes do carro perseguido, dois foram encaminhados para o 30º DP, um morreu e um ficou ferido em troca de tiros com a polícia.
AUTOR: G1/CE

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE 29 À 30/08, DA 2ª CIA/3º BPM NA SERRA DA IBIAPABA

ATROPELAMENTO – VIÇOSA DO CEARÁ

Ontem, 29/08, por volta de 12h10, no Sítio Tranqueira/zona rural de Viçosa, foi vitima de atropelamento o menor W. DE S., 10 anos, residente no Sitio Tranqueira, zona rural de Viçosa. 

O mesmo foi atropelado por um motociclista não identificado, o qual evadiu-se tomando rumo ignorado. 

A vítima sofreu fratura exposta na perna direita, sendo socorrido por populares ao hospital local. O Destacamento local sob o Comando do Cb Jonas, fez várias diligências, porém o motociclista não foi localizado.
PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO – TIANGUÁ

Ontem, 29/08, por volta de 14h, no bairro Frecheiras, em Tianguá, foi preso o indivíduo LUCAS GOMES DE SOUSA, vulgo “Luquinha”, 20 anos, solteiro, residente na rua da Piçarra, bairro Frecheiras, Tianguá. 

O mesmo é acusado de haver na noite do dia 28/agosto/2014, ter feitos vários disparos de arma de fogo contra a residência dos irmãos Danilo Araújo Alves e Daniel Araújo Alves, residentes no Sitio Frecheiras, em Tianguá. 

A arma utilizada não foi encontrada, porém, o infrator conduzia a motocicleta Honda CG 150, Titan EX 2011, cor preta, placa OCF 7514, a qual já havia sido utilizada em alguns assaltos a comércios na cidade. 

 O infrator foi preso e conduzido a Delegacia de Tianguá onde foi flagranteado por tentativa de homicídio. A prisão foi feita pela equipe da Força Tática 01, Sd Rocha, Sd Flavione e Sd Markus, com o apoio da equipe do Ronda do Quarteirão, sob o Comando do SubTen Castro.
T.C.O. POR AMEAÇA – TIANGUÁ

Ontem, 29/08, por volta de 17h, no bairro Cibrazém, em Tianguá, foi preso o indivíduo PEDRO TIAGO GOMES GINO, vulgo “Thiago Piaba”, 20 anos, solteiro, residente na rua do Meio, bairro Cibrazém. 

O mesmo é suspeito de haver feito vários assaltos na cidade, além de fazer ameaças há alguns policias militares. 

O infrator conduzia a moto Honda Cg 150 Fan, ano 2011, cor preta, placa OCB 4373, a qual já havia sido utilizada em alguns assaltos a comércio na cidade. 

 O infrator foi preso e conduzido a Delegacia de Tianguá onde foram feitos os procedimentos legais. A prisão foi feita pela equipe da Força Tática 01, Sd Rocha, Sd Flavione e Sd Markus.
PRISÃO POR INFRAÇÃO A LEI MARIA DA PENHA - IBIAPINA

Ontem, 29/08, por volta de 18h30, em Ibiapina, foi preso o indivíduo IVANILDO FERNANDES VIDAL, 40 anos, residente na rua Vereador Rodrigues Teixeira, Ibiapina. 

Durante uma discussão o mesmo fez várias ameaças a sua esposa GABRIELE FERNANDES VIDAL, 20 anos. O Destacamento local, sob o Comando do Sgt Bezerra, compareceu ao local e fez a prisão do infrator, o qual foi conduzido à Delegacia de Tianguá, onde foi autuado por infração a Lei Maria da Penha.
VEÍCULO RECUPERADO - TIANGUÁ

Ontem, 29/08, por volta de 18h20, no Sitio Marinema, zona rural de Tianguá, foi localizado pela equipe do Ronda do Quarteirão o veículo Toyota Hilux, ano 2005/2006, cor prata, placas HVP 0505, o qual havia sido roubado de uma residência no sítio Santa Helena zona rural de Tianguá. 

O veículo estava abandonado e foi conduzido a Delegacia de Policia Civil de Tianguá, onde posteriormente foi entregue a proprietária, Srª Silvia Helena de Abreu Reintjes, 36 anos. Participaram da ocorrência o SubTen Castro, Sd Lemos e Sd Henrique.

COLABOROU: CB PM EVALDO - COPOM
AUTOR: TIANGUÁ AGORA

RESGATADOS 20 GARIMPEIROS PRESOS EM MINA NA NICARÁGUA

Mineiro é levado para um hospital depois de ser resgatado de mina que desabou na Nicarágua. (Foto: Inti Ocon / AFP Photo)

Equipes de socorro da Nicarágua resgataram nesta sexta-feira (29) 20 garimpeiros que estavam soterrados desde quinta (28) e continuam a buscar outros sete, após o desabamento de uma velha mina no município de Bonanza, no Caribe norte do país.

Os primeiros garimpeiros foram resgatados à noite, às 21h (0h de sábado, 30, em Brasília) e foram transferidos para um centro assistencial, disse um dos encarregados do resgate.

A portal governamental "El 19" indicou que nenhum dos operários apresentavam ferimentos visíveis. No começo do resgate os trabalhadores estavam há quase 34 horas presos na mina.

Segundo o governo, 27 garimpeiros ficaram presos na quinta, e outros dois conseguirem sair por seus próprios meios, em uma antiga mina artesanal em Bonanza, após um deslizamento na montanha El Comal.

Os trabalhos de resgate, liderados pela Comissão Municipal de Prevenção de Desastres (Comupred), a Comissão Municipal da Mineração Artesanal, a Prefeitura de Bonanza, a empresa Hemco, a direção geral de Minas e a Secretaria do litoral Caribe, continuam nas a busca pelos outros sete que ainda estão desaparecidos.

AUTOR: EFE

HOMEM É MORTO A TIROS EM BAIRRO DE JOÃO PESSOA (PB)

Local onde o corpo foi encontrado FOTO: Aguinaldo Motta

Câmeras de um prédio na Rua São Gonçalo, no bairro de Manaíra, Zona Leste da Capital, registraram o assassinato de um homem na noite desta sexta-feira (29). A vítima foi alvejada com quatro disparos de arma de fogo. Já em Mangabeira, um jovem de 20 anos também foi assassinado.

Testemunhas relataram no local que ouviram os disparos e viram a vítima caída ao chão. O momento do crime foi registrado por câmeras de um prédio residencial da área e a Polícia Militar informou que vai usar as imagens para identificar os acusados.

Homicídio em Mangabeira

Em Mangabeira, na comunidade do Iraque, um jovem de 20 anos foi morto por dois homens não identificados. Segundo a PM, à vítima levou seis tiros, sendo a maioria na cabeça.

A PM informou que o local em que ocorreu o crime é conhecido como sendo um espaço de venda e consumo de drogas, levando a crer que o acusado tenha relação com o tráfico da região. Os acusados do crime fugiram do local por uma mata.

AUTOR: PORTAL CORREIO

VIÇOSA DO CEARÁ CULTIVA MOGNO PARA ESPORTAÇÃO

Engenheiro Henrique Aragão cultiva a madeira há três anos e prevê bom retorno financeiro em 10 anos. É o primeiro a fazer o tipo de cultivo no Ceará, considerando a valorização do produto no mercado externo

Viçosa do Ceará. Poupança verde é a aposta do engenheiro Henrique Aragão, que trouxe para o Ceará uma plantação de mogno, com manejo sustentável e reflorestamento de áreas degradadas. Há três anos no negocio, algumas de suas plantas já alcançam mais de cinco metros de altura. Meta é produzir para o mercado externo, onde a madeira está bem valorizada.

De acordo com Henrique, esse tipo de poupança é compensadora. Além do alto retorno financeiro, o cultivo auxilia o meio ambiente. "Essa é uma área que tenho muito interesse pois é duplamente vantajosa. Há a rentabilidade do mogno e o bem que é feito à natureza", destaca ele. "O nosso Ceará precisa muito disso, principalmente de pessoas que tenham consciência em fazer um manejo sustentável e que mantenha a floresta".

O projeto final do em engenheiro é de uma plantação de 30 hectares. Atualmente, apenas 12 estão plantados. Segundo ele, dois grandes desafios apareceram nesses três anos de empreendimento: a seca e o investimento pessoal.

"No primeiro ano não irriguei e morreu a maioria das plantas com a seca que abateu-se sobre Estado, daí então no ano seguinte, fiz o poço profundo e replantei. Tudo com recursos próprios, investimentos em poço e irrigação e mão de obra, que é alto", admitiu ele.

O investimento tem retorno em cerca de dez anos. A partir do 10º ano, cada planta dá um metro cúbico de madeira e estão prontas para a comercialização. "Como trabalhamos dentro de um plano de manejo sustentável, com 10 anos podemos comercializar 50% das plantas e os outros 50% com 15 anos, e cada planta dá 1,5 m³. Após o primeiro desbaste com 10 anos, replantaremos todas as plantas que foram retiradas para dar continuidade à manutenção da floresta", explica ele.

"A minha meta é a exportação, pois se consegue os melhores preços. A partir de 10 anos uma árvore de mogno dá 1 m³ e vale, atualmente, no mercado internacional US$ 1.840,00", afirma o engenheiro. Ele tem formação inicial em Engenharia Elétrica e Psicologia, mas iniciou estudos próprios em meio ambiente, reflorestamento, florestas comerciais produtivas e produção de madeiras nobres consorciadas com outras culturas. Já é conhecido na região como o "Barão do Mogno".

É necessário uma licença nos órgãos ambientais para desmatamento e plantio do mogno, por ser considerado uma planta exótica. No caso de Henrique, o Ibama forneceu a licença prévia.

Para a expansão, o engenheiro já está preparado um viveiro de mudas contendo 6.000 mudas já quase no ponto de plantar, o que totalizará, após esse plantio, 20 hectares. Depois de atingir os 30 hectares, a meta será 100ha. Como primeiro e único cultivador de mogno no Ceará, ele explica que as experiências estudadas são desenvolvidas em Minas Gerais.

"Em Minas, há plantios de até 500 hectares. As pessoas por lá investem para valer. Busco conscientizar as pessoas para esse tipo de investimento que, apesar de demorar 10 anos para começar a dar retorno, é bastante compensador. É preciso conhecimento de todo o processo de plantio para se ter bons resultados",diz.

O mogno é uma madeira moderadamente pesada, bege a amarelado, de cerne castanho rosado e castanho cobre, textura média, brilho presente, fácil de ser trabalhada, permite excelente acabamento, sendo utilizada para mobiliários de luxo, painéis, lambris, adornos, molduras e assoalhos. Isto devido ao fato de ser durável e resistente ao ataque de fungos e insetos. Tem boa textura e facilidade de ser trabalhada e um excelente rendimento volumétrico. "Hoje, o preço no mercado externo garante um excelente retorno financeiro a quem tiver paciência de esperar o tempo certo de colher. É como na vida, que há tempo para tudo, para plantar e tempo para colher", finaliza.

Mais informações
Cultivo de mogno em
Viçosa do Ceará
Engenheiro Henrique Aragão
Telefone: (85) 8898.9800
suriagoa@gmail.Com

AUTOR: DN

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics