I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 4 de junho de 2016

DETENTOS ABREM BURACO E FOGEM DE PRESÍDIO, NO CEARÁ

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou que uma fuga de presos foi registrada na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinho (CPPL II), em Itaitinga, na noite desta sexta-feira (3). Eles fizeram buraco pela cerca, por onde conseguiram sair. A pasta não informou quantos detentos fugiram.

A contagem dos detentos foragidos será realizada na segunda-feira (6), porque, de acordo com a Sejus, sábado e domingo são os dias de visita, o que inviabilizaria a apuração.

O ministério da Justiça informou que a Força Nacional de Segurança Pública, que há uma semana atua no Ceará a pedido do governador Camilo Santana, está utilizando drones para monitorar os complexos penitenciários na Região Metropolitana de Fortaleza.

Não foi detalhado em quais unidades o equipamento está sendo utilizado. O efetivo da Força atua para reforçar o policiamento no entorno dos presídios, intensificando a contenção externa.

Os dispositivos voadores, controlados remotamente, fazem tomadas aéreas, que, segundo o ministério, permitem o mapeamento das áreas e identificação de movimentação dentro e fora das unidades prisionais.

Fugas evitadas
Desde que a Força Nacional chegou ao Ceará, a tropa informa que impediu uma fuga em massa de cerca de 50 detentos da Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto Barros de Oliveira Leal, conhecida como 'Carrapicho', na madrugada do domingo (29). Os presos tinham tentado escapar do complexo por um um túnel escavado nos fundos do presídio.

A Força Nacional também encontrou, na segunda-feira (30), dois túneis que tinham sido feitos na Casa de Privação Provisória 1 (CPPL 1). Um dos buracos dava acesso à lateral esquerda do presídio e outro à parte dos fundos da unidade. Desde então, nenhuma fuga de presos foi registrada.

Fuga na CPPL I
No último dia 23, o Batalhão de Choque da Polícia Militar registrou fuga de presos na Casa de Privação Provisória I (CPPL I), em Itaitinga. De acordo com a Polícia Militar, a fuga ocorreu por volta das 3 horas da manhã desta segunda-feira.

A fuga é uma consequência da crise instalada dentro dos presídios após o anúncio da greve dos agentes penitenciários anunciada no sábado. Devido a greve, familiares de presos foram proibidos de entrar nas unidades para visita. Com a proibição, houve protestos de parentes dos detentos e várias rebeliões ocorreram em presídios do Ceará.

Superlotação
Segundo o Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp), a superlotação é um das principais reclamações dos agentes penitenciários da CPPL II.

Em abril, o sindicato apontou que a unidade abrigava cerca de 1.800 presidiários para um efetivo de sete agentes, são mais de 250 presos para cada funcionário. Para o diretor do Sindasp, Natanael Andrade, o ideal seria cinco presidiários para cada agente penitenciário.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics