I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

DEPOIS DE 6 DIAS, NOVO TREMOR DE TERRA É REGISTRADO EM CIDADE DO CEARÁ

Tremor de terra atinge cidade de Iracema e Jaguaribe, no Ceará (Foto: Google/Reprodução)

Um novo tremor de terra de magnitude 2.8 na escala Ritcher foi registrado às 10h42 desta segunda-feira (7) no Ceará. Esse é o segundo tremor de terra registrado no Estado em seis dias. 

De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o epicentro preliminar foi determinado no município de Iracema, na divisa com o município de Jaguaribara, na Região Jaguaribana.

Dada a distância epicentral uma determinação mais precisa será feita após a coleta de dados das estações mais próximas, revela o LabsSis. Segundo informações do técnico Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, o evento foi sentido em Jaguaribe. Informações coletadas por técnicos do laboratório confirmaram que o sismo também foi sentido no distrito de Mineiro, localidade ao sul do município de Jaguaribara, mas não na sede do município.

Paramoti
Na terça-feira (1º) um tremor de magnitude de 2.5 graus na Escala Ritcher foi registrado às 8h45 no município de Paramoti, a 103 quilômetros de Fortaleza. De acordo com Francisco Brandão, técnico da defesa Civil do Ceará, o temor foi registrado pelas estações sismográficas de Morrinhos e Sobral, na Região Norte do Ceará. O tremor teve o epicentro estimado em 7,5km de distância do centro da cidade. Outro tremor de magnitude 1.9 havia ocorrido há exatamente um ano, em 1º de abril de 2013.

Em 1997 foram registrados dois tremores de magnitudes 2.3 e 2.0 graus no dia 16 de fevereiro. Mais recentemente ocorreram dois eventos, um de magnitude 2.1, ocorrido em 2 de maio de 2012. Nesta quarta-feira (2), os técnicos Francisco Brandão, da Defesa Civil do Estado, e Eduardo Menezes, do Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) irão à região para fazer um levantamento dos efeitos do tremor e conversar com a população e autoridades locais.
saiba mais

Escala Ricther
Criada em 1935 pelo sismólogo americano Charles F. Richter, integrante do Instituto de Tecnologia da Califórnia, a escala Richter foi desenvolvida para medir a magnitude dos terremotos, que consiste no ato de quantificar a energia liberada no foco do terremoto. 

É uma escala que se inicia no grau zero e é infinita (teoricamente), no entanto, nunca foi registrado um terremoto igual ou superior a 10 graus na escala Richter. Um dos fatores é que ela se baseia num princípio logarítmico, ou seja, um terremoto de magnitude 6, por exemplo, produz efeitos dez vezes maiores que um outro de 5, e assim sucessivamente.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics