I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

PROGRAMA PROERD COMPLETA 13 ANOS

O coronel Austregésilo Rodrigues Lima, 84, está no comando do Proerd desde a fundação e comemora os resultados dos 13 anos de trabalho FOTO: ANDRÉ LIMA
Em meio a um cenário do avanço do consumo e tráfico de drogas no País, sendo um dos principais combustíveis da violência armada no País e fomento dos assassinatos de jovens e adolescentes, uma iniciativa do Estado do Ceará neste aspecto virou referência nacional. Trata-se do Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que está completando 13 anos neste mês.
Desde sua criação, em 2000, o programa já ministrou cursos e oficinas para cerca de 160 mil crianças, na faixa etária de 9 a 12 anos, em, praticamente, todo o Estado do Ceará. Através dos ensinamentos, a juventude busca se afastar dos males causados pelo uso de variadas substâncias entorpecentes.

"Todas elas já estão vacinadas contra as drogas", comemora o coronel da Polícia Militar e fundador do programa, Francisco Austregésilo Rodrigues Lima, professor catedrático da corporação, psicólogo, bacharel em Direito e ex-professor da Universidade Federal do Ceará.
O Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência tenta conscientizar os estudantes, de 9 a 12 anos de idade, dos riscos do uso de drogas como o crack

Com orgulho, no alto de seus 84 anos de idade, ele diz. "Todos os atuais oficiais da Polícia Militar foram meus alunos". Há mais de 30 anos na reserva, Lima tem se dedicado à árdua, porém, honrosa, missão de tirar os jovens cearenses do caminho das drogas. O Proerd, segundo ele, ´cresceu muito pela responsabilidade profissional dos oficiais responsáveis pelos núcleos do Ronda do Quarteirão". Cerca de 150 instrutores são os responsáveis, atualmente, por disseminar em todo o Estado os princípios do programa, com o objetivo de tornar as crianças conscientes e preparadas para não enveredar pelo mundo perverso do consumo e tráfico de entorpecentes.

Guerra

"A escola abre suas portas, estabelece um horário e os instrutores reúnem os alunos para as palestras", conta o militar. "Nossos instrutores estão devidamente capacitados para o diálogo com as crianças nessa faixa etária. Eles assumem a responsabilidade pela tarefa em cada núcleo do Ronda, em cada Município do Estado", esclarece.

Para o fundador do Programa Estadual de Enfrentamento às Drogas e à Violência, "estamos vivenciando uma Terceira Guerra Mundial, a das drogas, que se espalha por todos os cantos. Os produtores sempre acham uma forma de produzir e negociar o crack, que é uma droga que tem uma composição química barata", assinala.

O trabalho do Proerd é feito em, escolas públicas e particulares do Ceará. Através de solicitação formal, elas encaminham à direção do programa a realização dos cursos e palestras. O efeito tem sido multiplicador.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics