Beto Richa disse que as visitas aos municípios atingidos são 'gestos de respeitos'. (Foto: Erick Gimenes/G1)
O governador Beto Richa (PSDB) decretou estado de emergência em 59 municípios do Paraná na manhã desta sexta-feira (28), durante entrevista coletiva em Maringá, no norte do estado.Ele visitou cinco municípios da região noroeste e do Vale do Ivaí na quinta-feira (27) para observar os estragos causados pela chuva que atinge os paranaenses desde o dia 19 de junho.
“A situação é grave, assustadora. Visitamos vários municípios da região ontem [quinta-feira] e vimos como os moradores estão sofrendo. Lembro-me de que as casas estavam embaixo d´água. É assustador”, declarou Richa. “O decreto facilita a reconstrução dos municípios devastados. Com o documento assinado, é mais fácil enviar verba e mantimentos para ajudar a população”.
Richa teve de sobrevoar as regiões mais afetadas, como Mirador, a 116 quilômetros de Maringá, já que o acesso à região permanecia bloqueado pelas águas do Rio Ivaí na quinta-feira (27). “As visitas são gestos de respeito. A nossa presença, acompanhando a situação, dá a oportunidade para a população ver que estamos lutando por eles. Estamos sensibilizados”, afirma o peessedebista.
O governador visitará ao menos cinco municípios na tarde desta sexta-feira, segundo ele próprio. O governador anunciou que o governo do estado vai investir R$ 53 milhões em infraestrutura para evitar novas catástrofes.
“Vamos investir em novos equipamentos para o Instituto Simepar. Seremos o primeiro estado do Brasil a ter tecnologia para prever as chuvas três dias antes de acontecer. Em outros estados do país, só é possível saber no dia anterior”, explica.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Adilson Castilho Casitas, o governo estadual vai criar parcerias com os prefeitos dos municípios atingidos, para que a população que mora em áreas de risco seja retirada das casas antes das chuvas.
As águas do Rio Ivaí invadiram a pista da PR-576, entre Tapira e Santa Mônica. (Foto: PRE/Divulgação)
Mais de 78 mil pessoas foram afetadas pela chuva
A Defesa Civil informou que mais de 78 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas que atingiram o estado desde o dia 19 até esta sexta-feira (28). Mais de 12 mil pessoas seguem desalojadas, conforme o órgão estadual.
Três estradas das regiões norte e noroeste do estado seguem intransitáveis em virtude da cheia dos rios Ivaí e Andirá - as rodovias PR-323, entre Cianorte e Maringá, PR-554, entre Doutor Camargo e Jussara, PR-576, entre Tapira e Santa Mônica. As informações são da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
AUTOR: G1/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU