I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 6 de março de 2013

CONHEÇA A BELA TIANGUÁ, NO ESTADO DO CEARÁ

Tianguá é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na microrregião da Ibiapaba, Mesorregião do Noroeste Cearense.

O povoado havia recebido nomes pela ordem de Mocozal(lugar de muita pedra), Chapadinha e finalmente Barrocão. Este último nome foi criado em 1887 pela Revolução Provincial nº 1882 e quer dizer lugar de muitos aclives. Em 9 de setembro de 1890, a denominação muda para Vila de Tianguá.

As primeiras terras pertencentes ao município de Tianguá foram habitadas pelos índios Tabajaras. A colonização ocorreu no século XVII, com a chegada de fazendeiros vindo da então Vila Viçosa, hoje Viçosa do Ceará.

Entre os anos de 1852 e 1883, a primeira capela foi construída. Uma imagem de Nossa Senhora Sant'Ana (com 69 cm de altura) veio de Portugal. Com o passar dos tempos, a imagem foi substituída por outra de tamanho maior. No ano de 1957 um jovem padre assumiu a paróquia, mandando demolir uma parede da igreja para reformá-la. Na ocasião, foi encontrada ali a santa que havia sido substituída pela maior.

Distrito de Paz da Vila Viçosa Real do Ceará, sob a jurisdição de Pernambuco, o município foi criado em 31 de julho de 1890, pelo Decreto Nº 33, sendo instalado em 12 de agosto de 1890 e recebendo a denominação de Tianguá. Foi em fase do Decreto Nº 443, de 20 de dezembro de 1938, que a então vila foi elevada definitivamente à condição de cidade, sendo seu fundador o Coronel Manoel Francisco de Aguiar.

Em 13 de março de 1971 foi criada a Diocese de Tianguá, pelo Papa Paulo VI, juntamente com as Dioceses de Itapipoca e Quixadá, pela Bula “Qui summopere”. Dia 22 de agosto é empossado o seu 1° bispo, Dom Timóteo Francisco Nemésio Pereira Cordeiro OFM Cap (1971 - 1990). Depois de 19 anos à frente da Diocese, Dom Timóteo falece dia 20 de março de 1990. Em 24 de junho de 1991, toma posse o segundo e atual bispo de Tianguá, Dom Francisco Javier Hernández Arnedo OAR.

Agricultura

No município de Tianguá, assim como na maior parte da Serra da Ibiapaba, é muito comum o plantio da cana de açúcar, batata-doce, caju, morango, tomate e pimentão, além de outras frutas e hortaliças.

Em sua sede está localizada a CEASA, onde é comercializada a maioria da produção de hortaliças e frutas da Ibiapaba e regiões vizinhas para vários estados Brasileiros.

Geografia
Clima

Varia de tropical quente semi-árido brando e tropical quente sub-úmido com chuvas de janeiro a maio.

Relevo

Localizada no Planalto da Ibiapaba, caracterizado por areias quatzosas distróficas, solos litólicos, latossolo vermelho-amarelo, planossolo solódico e podzólico vermelho-amarelo.

Vegetação

Carrasco e Floresta subperenifólia tropical pluvio-nebular.

Eventos e comemorações
Carnaval
Festival de quadrilhas (junho/julho)
Festejos de Nossa Senhora Santana (17 a 26/07)
Aniversário de emancipação da cidade (31/7)
Festa de São Francisco de Assis(04/10)

Divisões administrativas

O município de Tianguá está subdividido em cinco unidades, sendo a sede e mais quatro distritos: Arapá, Pindoguaba, Caruataí e Tabainha.

Turismo

Açude Jaburu: O açude forma uma prainha, utilizada pela população para lazer nos finais de semanas, chegando a receber centenas de pessoas oriunda das mais diferentes e distantes cidades da região. O local oferece uma excelente opção para a prática da pesca esportiva, contando com variadas espécies de peixes, destacando-se o tucunaré. Situado a 20 km da sede do município, acesso pela BR-222.

Balneário da Santa Rosa (barragem): Formação rochosa, com uma entrada como se fosse uma gruta. Tem uma cachoeira pequena, propícia ao banho. Situada na sede do município.

Cabeça da Nega: Formação rochosa, em cujo caminho pode-se encontrar olhos d’água, um mirante de onde se pode avistar a cidade de Viçosa do Ceará. Presença de engenho, casas de farinha e uma capelinha, onde se realizam novenários. Situada a 12 km sede do município.

Cachoeira Cana Verde: Queda d’água que se desprende a 30mts de altura, abrigando um mirante, proporcionando uma visão completa do sertão. Situada a 16 km sede do município, com acesso pela BR-222.

Cachoeira São Gonçalo - Sete Quedas: Encontro das cachoeiras, devido à formação em batentes, onde o caminho das águas se mistura com a fauna e flora. Situada a 3 km da sede do município. Acesso pela CE-187.

Cascata: A cascata é uma queda d’água que cai em uma piscina natural, onde é represada. Localizada na metade da subida da serra da Ibiapaba. O acesso é feito pela BR-222.

Monumento ao Cristo ressuscitado: Estátua de 16 metros localizada no topo da Chapada da Ibiapaba, no alto do Morro da Ressurreição, trecho compreendido entre a parada do Pavão e a do Morro do Sombrinho, na subida da serra, podendo ser visualizada de todo o sertão do sopé da serra. 

A estátua, idealizada por Monsenhor Tibúrcio Gonçalves de Paula, uma das maiores obras artificiais da zona norte cearense, tem base de sustentação de 4x4m/16m2, com altura de base de 1,60m, altitude de 600m do nível do mar e com distância de 6 km via BR 222.

Paredões do Janeiro: Há corredores originados de formações rochosas, abriga cachoeiras e bicas naturais. Um cenário de indescritível beleza. Situada a 5 km sede do município.

Reserva Ecológica Cachoeira da Floresta: Reserva particular, com natureza exuberante, destacando-se as várias cachoeiras. Possui seis trilhas e um "pesque-não-pague". É permitido o banho. Podem ser praticadas as atividades de rappel e tirolesa. São 250 hectares de área preservada (de propriedade do Serra Grande hotel). Situada a 12 km da sede do município. Acesso em parte pela BR-222.

Sítio do Bosco: Um dos melhores Campings do estado. Dispõe de piscina de água mineral, rampa de voo livre, área reflorestada, estacionamento interno, chalés, mirantes com 750m de altitude, vista panorâmica, clima noturno variando entre 15° e 20°, barzinho, restaurante e trilhas que levam a uma caverna, antiga morada dos índios tremembés, que lá viveram há quatro séculos. Nos meses de Junho à Novembro, no período de Lua cheia, acontece mensalmente o já tradicional "Luau da Montanha".

Trilha da Cachoeira da Mangabeira: Fica no mirante chamado "Espelho da Vida", pois tem uma visão geral da serra. Do mirante até a cachoeira o acesso é difícil, pois se passa entre dois paredões bastante estreitos. São duas quedas d’água, com vegetação de mata tropical e úmida. A fauna é bastante rica, com gatos do mato, onças, canários, bem-te-vis, macacos-prego, etc. Situada a 5 km da sede do município.

Trilha da Cachoeira do Marinema de Baixo: Existem duas trilhas, uma mais leve, adequada para turistas de todas as idades, e outra mais pesada, com descida de cordas. Durante o percurso da trilha, pode-se encontrar quedas d’água, encontro de rios e árvores centenárias (babaçu etc.)

Trilha da Espia: Localizada na encosta da Serra, caracteriza-se pelas formações rochosas. Possui uma cachoeira que cai entre dois paredões de pedra, chamada "Rocha da Rosa". A trilha é de 1 km e 70% dela é plana. Na cachoeira que existe na trilha, a água não é Rio perene; existe afluência do mês de outubro a julho. Está situada a 5 km da sede do município.

Trilha da Transumância: caminho que liga a serra ao sertão, feito em pedras e utilizado pelos primeiros colonizadores. A trilha abriga a cachoeira do Pinga. Ao longo do caminho pode-se encontrar diversos engenhos e alambiques. Situada a 9 quilômetros da sede.

Trilha do Pinga: Possui quedas d’água que se assemelham a degraus. A vegetação é de mata úmida. A trilha é como uma espécie de funil. Situada a 5 km da sede do município. Acesso em estrada vicinal em bom estado de conservação.

Cultura

Biblioteca-Pólo Municipal Deputado Leôncio de Aguiar Vasconcelos: Com um grande acervo, a biblioteca propõe-se a pesquisa, incentivando estudantes, professores e população em geral ao habito da leitura. Possui internet e diversos recursos didáticos para o público infantil, além de um acervo de aproximadamente 2.200 livros.

Casa da Memória José Evangelista de Vasconcelos: Pequeno museu com acervo mobiliário, fotografias e objetos das famílias ilustres do município. Este projeto se deu na década de 90 através de um ato do poder público municipal. O objetivo principal é o resgate da história, dos costumes, e das tradições culturais da cidade.

Catedral (Paróquia de Sant'ana): Inaugurada em 13 de maio de 1882. Com a criação da Diocese em 13 de maio de 1971, ficando Tianguá como sede do bispado, a antiga Matriz foi elevada a categoria de Catedral e é considerada por todos os que a visitam o cartão-postal da cidade.

Convento (Seminário São José): 1º Seminário do Município e de toda região. Composto por um casarão, uma capela e um imenso bosque de área verde. Local calmo e silencioso, com belos jardins e pátios internos. Prédio de estrutura arquitetônica e fachada de pedras. Foi construído pelos franciscanos na primeira metade do século XX, tendo por muito tempo funcionado como internato para meninos. 

Atualmente funciona como seminário São José, Centro de Treinamento da Diocese de Tianguá e abriga também a residência episcopal, cujas instalações datam da década de 1990.

Igreja São Francisco: Uma igreja modesta, com imagens sacras simples, de gesso e madeira. Situada na sede do município.

AUTOR: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiangu%C3%A1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics