I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 27 de março de 2013

PRESOS SÃO RETIRADOS DAS DELEGACIAS

Do 2º DP (Aldeota) foram transferidos 14 detidos que aguardavam vagas no presídio. Eles foram retirados das celas por policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que deram apoio na operação da Polícia Civil Fotos: Natinho Rodrigues

Detentos que estavam recolhidos nas dependências das delegacias de Polícia Civil de Fortaleza e região metropolitana começaram a ser levados para o novo presídio do Ceará. Na tarde de ontem, a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e outros três Distritos Policiais (DPs) foram beneficiados com a transferência de presos para a unidade.

A Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário Elias Alves da Silva (CPPL IV), que fica no Complexo Penitenciário de Itaitinga, receberá, nos próximos dias, praticamente toda a população carcerária dos DPs. A unidade foi inaugurada no último dia 20 de março e pode receber até 956 presos. O presídio já começará a ficar parcialmente lotado, pois nas delegacias há quase 900 detidos.

Aparato

Uma operação do Departamento de Polícia Especializada (DPE), que contou com o apoio do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), encaminhou os detentos até a CPPL IV.

As transferências começaram pela Decap, de onde saíram 21 presos; continuaram pelo 3ºDP (Otávio Bonfim), de onde foram levados 15 detentos; continuaram no 34ºDP (Centro), de onde saíram dez; e, por último, no 2ºDP (Aldeota), de onde foram removidos 14 homens.

Na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), no Centro, a remoção dos detentos ocorreu sem incidentes. Presos foram transportados em um caminhão-xadrez

Policiais do Gate deram apoio à operação realizada, na tarde de ontem. A unidade de elite da PM acompanhou integralmente o recolhimento dos presos em cada uma das delegacias. Duas viaturas escoltaram o caminhão da Polícia Civil que fazia o transporte dos detentos até a entrada da CPPL IV.

De acordo com o delegado Jairo Pequeno, diretor do DPE, a orientação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), é que, por dia, 60 detentos sejam transferidos. Critérios como a periculosidade dos presidiários estão sendo priorizados pelos profissionais responsáveis pela triagem. "Estamos solicitando que os DPs façam primeiro a identificação dos presos mais perigosos. O trabalho está em andamento. Estamos constantemente enviando as informações coletadas à Sejus", disse Jairo Pequeno.

O delegado disse também que, nesta semana, as transferências deverão ir até quinta-feira. "Em função do feriado da Semana Santa, na sexta-feira não iremos levar ninguém para o presídio. Na próxima semana, continuamos tudo regularmente, até que todos os detentos sejam recambiados".

Em nota à imprensa, a Sejus afirmou que, até o fim da semana, a CPPL IV já deverá ter 180 detentos em suas dependências e, que, no prazo máximo de 45 dias, todos os presos oriundos das DPs estejam no presídio.

Na CPPL IV foi feito investimento em equipamentos que possibilitem maior aparato de segurança, como câmeras de alta tecnologia e reforço nas cercas elétricas instaladas no alambrado. No local, há ainda uma fábrica de confecção, que possibilitará ao detento trabalhar, além de cursos profissionalizantes, que facilitam ao preso ter uma profissão quando sair da unidade.

Apoio

Jairo Pequeno lembrou que durante o tempo em que a situação esteve tensa nos xadrezes das delegacias, o BPChoque foi parceiro da Polícia Civil no controle de motins e impedir as investidas de fuga. "Recebemos apoio irrestrito do BPChoque. Em qualquer uma das delegacias, os policiais estiveram presentes para nos auxiliar contendo distúrbios gerados pelos internos".

Incidente

Na manhã de ontem, a cena de confusão voltou a se repetir, quando presos do 26º DP (Edson Queiroz) se revoltaram, por conta da proibição de visitas. O delegado titular da unidade, José Antunes Teixeira, informou que não havia condição de permitir a visitação, diante da frágil estrutura da delegacia.

A situação ficou crítica porque um dos presos disse que estava passando mal. De imediato, o delegado acionou o serviço do Samu, mas a demora deixou os presos revoltados. Eles queimaram garrafas de refrigerante e chutaram as grades. "Tive de pedir ajuda à Polícia Militar", informou Antunes Teixeira.

Duas patrulhas do Comando Tático Motorizado (Cotam) contornaram a situação. Após os ânimos terem sido serenados, os policiais militares realizaram uma revista nas celas. O delegado espera esvaziar a delegacia antes do fim desta semana. Ele lembra que a unidade deveria abrigar no máximo quatro pessoas, no entanto tem seis vezes mais.

O delegado ainda destacou que muitos crimes não estão sendo devidamente investigados porque não há policiais suficientes. "Os poucos inspetores que trabalham aqui precisam tomar conta dos presos, uma usurpação de função", afirmou.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics