I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 2 de março de 2014

SEM POLÍCIA EM KIEV, GRUPOS PATRULHAM RUAS COM BASTÕES, DIZ BBC

Integrante de grupo de autodefesa patrulha região da praça de Kiev; um dos grupos se autodenomina "Btalhão Maidan de Autodefesa" (Foto: Bulent Kilic/AFP)
Membros do batalhão Maidan de autodefesa prestam juramento em Kiev (Foto: Thomas Peter/Reuters)

As ruas da capital da Ucrânia, Kiev amanheceram neste sábado (1) sem policiais, segundo o site da TV britânica BBC. Com o desaparecimento das tropas do governo, grupos de homens armados passaram a patrulhar as ruas e a praça principal de Kiev, palco de diversos protestos e ainda ocupada por centenas de pessoas (veja o vídeo).

Alguns dos grupos de auto-defesa usam nos braços tarjas amarelas com o símbolo da divisã alemã SS, um dos principais exércitos do governo nazista. Outros manuseiam escudos improvisados, bastões, tacos e armas de mão para proteger locais onde se reúnem e se dizem "de extrema-direita".
Um dos gupos ouvidos pela BBC disse que luta por temas "nacionais socialistas" e que é ligada à extrema direita. "Nossa revolução é para proteger nosso país contra grupos étnicos que controlam parte dos negócios e da economia" ucraniana, disse o líder de outro grupo.

A ausência de policiais nas ruas de Kiev ocorre após o Senado da Rússia aprovar neste sábado, por unanimidade e em sessão extraordinária, o pedido do presidente Vladimir Putin para que as forças armadas russas sejam enviadas à região ucraniana da Crimeia. O objetivo do envio das tropas seria "normalizar" a situação, em meio às crescentes tensões separatistas na região ucraniana de maioria russa, acirradas após a destituição, pelo Parlamento ucraniano, do presidente pró-russo Viktor Yanukovich.

A Ucrânia colocou as Forças Armadas em prontidão após o anúncio. "Uma intervenção militar poderia dar início a uma guerra e por fim às relações entre Ucrânia e a Rússia", disse o presidente interino ucraniano Olexandre Turchinov, segundo a agência Reuters.

A fórmula usada sugere que a Rússia poderia usar tanto a frota no Mar Negro, que já se encontra na Crimeia devido a um acordo bilateral entre Moscou e Kiev, quanto outras tropas russas. Dmitri Peskov, porta-voz de Putin, afirmou que, apesar da aprovação, o presidente ainda não decidiu se as tropas vão ser enviadas.

Desde sexta-feira (27), homens armados, supostamente russos, ocupam o Parlamento e áreas principais da Crimeia, uma região ucraniana com tendência separatista. Obama declarou que qualquer intervenção militar na Ucrânia teria "um custo".

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, afirmou que telefonaria para Putin para expressar preocupação perante a situação e pedir que haja "total respeito" à soberania e à integridade territorial do país. Ele insistiu que é hora de "ter cabeça fria".
Integrantes de grupos de autodefesa patrulham Kiev com tacos, bastões e armas (Foto: Thomas Peter/Reuters)

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics