I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 17 de março de 2013

BPRAIO COMPLETA 9 ANOS

O constante treinamento e a rígida disciplina tornaram o Batalhão Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) um dos contingentes mais eficientes no combate à criminalidade nos bairros periféricos da Grande Fortaleza fotos: Kléber Gonçalves

O grupo nasceu como uma companhia do Comando de Policiamento da Capital (CPC), mas diante do sucesso do projeto, se tornou batalhão, em março de 2012. O Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que é um dos grupos de elite da Polícia Militar do Ceará e atrai a admiração e a confiança dos fortalezenses, completou, na última terça-feira, nove anos de existência.

Atualmente, 302 homens, que utilizam 242 motocicletas, formam o batalhão. A unidade que começou a funcionar no ano de 2004, dispunha, na época, de apenas 10 policiais divididos em duas equipes. Agora são 37 motopatrulhas, distribuídas nas áreas mais críticas da Capital, no tocante a crimes.

As motocicletas potentes que os PMs pilotam , exigem bastante perícia dos condutores, que além de cuidar de suas próprias vidas, trazem consigo um colega, que se equilibra e ainda porta uma carabina. "A vulnerabilidade, o emprego na chuva e a maior exposição a acidentes são condições do nosso trabalho. Mas não pensamos nas dificuldades. Estamos aqui porque somos apaixonados pelo que fazemos", diz o comandante do BPRaio, PM major Márcio Oliveira.

Apreensões
O foco do trabalho do Raio é coibir o tráfico de drogas, os roubos e o porte ilegal de armas. Somente em 2013, aquela unidade da PM foi a responsável pela apreensão de 904 armas de fogo, 55 quilos de drogas e pela recuperação de 284 veículos roubados. Para o comandante do BPRaio, o sucesso das estatísticas se deve ao treinamento, doutrina, seleção e a motivação dos policiais militares.

A repressão ao tráfico de entorpecentes é uma das principais atividades da unidade de elite da PM, aliada às apreensões de armas de fogo e recuperação de veículos roubados. Os policiais do BPRaio atuam sem trégua contra os grupos criminosos

"Aqui, levamos muito a sério a formação dos policiais. Nunca vamos nos descuidar do aperfeiçoamento de nossos homens. Avaliamos quem vai integrar nossas patrulhas de diversas formas, através de testes físicos, balísticos, de pilotagem e a ficha do policial é avaliada. Não aceitamos aqueles que respondem a procedimentos administrativos". O batalhão que é homônimo do fenômeno natural que simboliza a rapidez, representa muito mais que o trabalho das pessoas que o integram. "É uma escolha e uma paixão", revela o comandante Márcio.

"Algumas pessoas entram na Polícia porque querem um emprego, fazem um concurso público e buscam estabilidade, mas aqui no Raio, não. Aqui estão os vocacionados, os que gostam de fazer o serviço de Polícia", afirma o capitão PM Júnior Valentim, que, por ser oficial, acumula no batalhão tarefas ostensivas e administrativas.
Por conta dos serviços que prestaram e pela maneira que se empenharam no combate ao crime, quatro policiais do BPRaio já foram promovidos por bravura. A última promoção aconteceu, há 15 dias. O agraciado foi o cabo Francisco José Melo de Vasconcelos, que agora é sargento.

Major PM Márcio Oliveira fundou o Raio há nove anos, tornando mais eficiente o enfrentamento da PM ao crime organizado nas áreas que concentram os maiores índices de violência. O trabalho de sua tropa é elogiado pela população de Fortaleza

O major Márcio, que fazia parte do Pelotão de Motos do CPC, foi o idealizador do ´Projeto Raio´ e seu comandante desde a criação. "Sempre gostei muito de motocicletas. Nossa ideia para o Raio era que fosse uma Polícia mais dinâmica, com mais mobilidade, que chegasse onde as viaturas não chegam".

A mobilidade é um dos quesitos responsáveis pelo recorde de apreensões de drogas e armas feitas pelo batalhão. "Estamos fazendo constantemente operações de saturação e barreiras nos lugares onde as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apontam serem os mais problemáticos". O major cita os bairros Bom Jardim, Barra do Ceará, Jangurussu, Vicente Pinzón e Vila Velha como áreas em que as ações são mais reforçadas.

Eventos mundiais

O BPRaio já se prepara para atuar de forma intensiva na segurança dos eventos de repercussão mundial que se aproximam, as Copas das Confederações e do Mundo. "Estamos participando de reuniões em que ainda estão sendo definidas as competências de cada unidade da PM", disse major Márcio. Desde a inauguração da Arena Castelão, o BPRaio está participando da segurança externa do local. "Realizamos a escolta de delegações e atuamos em toda a área externa", conclui o comandante.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics