I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 22 de abril de 2014

VIÇOSA DO CEARÁ REALIZA PRIMEIRA CICLO ROMARIA

O evento ocorreu pela primeira vez e reuniu fiéis locais e de outras cidades FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

Viçosa do Ceará. A Semana Santa foi marcada neste município com a realização da primeira Ciclo Romaria para a Cruz do Finado Cesário. Foram mais de 500 participantes que pedalaram quase 40 quilômetros até o ponto que está sendo trabalhado para se tornar um marco no Turismo Religioso da cidade.

O local já é bastante procurado nos dias 1 e 2 de novembro, devido ao grande número de depoimentos sobre favores atendidos. Para a Semana Santa, o Sebrae capacitou um grupo de jovens da localidade para acolher ao romeiro.

A Ciclo Romaria saiu do município de Viçosa do Ceará e percorreu 38.7 quilômetros até a localidade de Lagoa do Carnaubal, onde Cesário Luiz dos Santos foi barbaramente assassinado em 1925, depois de ser acusado de um crime que não cometeu.

O evento religioso foi uma iniciativa do Grupo Crazy Bike, juntamente com a Câmara dos Deputados de Viçosa do Ceará e Prefeitura Municipal. Dentre os participantes do evento, além dos que vivem na cidade, moradores de outros municípios como Sobral, Granja e Ubajara se fizeram presentes.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, José Nivaldo, a devoção pelo fato despertou o interesse de estudantes de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará, que apresentou um projeto base para a implantação de um Centro de Romaria no lugar, onde já se encontra uma cruz e uma capela, ambas situadas na localidade de Lagoa do Carnaubal.

"Além disso, devido uma parceria do município com a Secretaria de Infraestrutura do Estado, já está sendo feita a instalação de luz elétrica por todo o caminho", declarou.

Para José Nivaldo, a transformação do lugar em um ponto de romaria irá beneficiar toda a comunidade local, que poderá aproveitar o número de pessoas a fim de abrir pequenos comércios e, assim, melhorar assim a renda familiar.

"Nessa primeira ciclo romaria, mais de 500 pessoas se reuniram e aproveitaram lanches servidos pela equipe de apoio treinada pelo Sebrae e alguns até mesmo consumiram do que os moradores locais tinham para vender", destaca o presidente da Câmara Municipal.

Oportunidade

José Nivaldo explica que esse projeto é um grande avanço para a comunidade, que já recebeu inclusive o Sebrae para conversar sobre empreendedorismo.

"Trouxemos um técnico do Sebrae aqui, que esteve em contato com a comunidade para apresentar as diversas oportunidades comerciais, como lanchonete e estabelecimentos para vender artesanato", completa.

O ciclista Di Linhares pedalou 226 quilômetros da cidade de Parnaíba até o município de Viçosa do Ceará com o intuito de participar com os amigos da ciclo romaria. Ele levou cerca de 11 horas para fazer o percurso, parando apenas para comer e usar o banheiro.

"Cheguei no sábado, participei da Romaria e voltei na segunda-feira para casa. Sempre pedalando", conta. Seus maiores desafios foram as ladeiras a partir da localidade de Trapiá. Portador de deficiência física, DI só tem uma perna, mas isso não o impediu de pedalar distâncias superiores a da ciclo romaria. "Já cheguei a ir a Brasília pedalando", conta.

De acordo com o prefeito do município de Viçosa do Ceará, José Divaldo Soares, além do lado religioso, o evento foi também uma porta de entrada para atividades voltadas para ecoturismo e bem estar da sociedade local e visitantes.

"Tivemos na véspera mais de 300 inscritos, fora a população que compareceu em massa hoje para prestigiar, mesmo quem não pode pedalar, e isso reflete num futuro de ecoturismo e bem estar para Viçosa", explicou.

Opções

Por ser Viçosa do Ceará um município histórico e voltado principalmente para o Turismo, Divaldo acredita que o ciclismo e o turismo religioso podem ser duas grandes novidades a fim de movimentar o município.

"A cidade lotou para a Semana Santa, e boa parte dos participantes da romaria vieram de outros Município, mesmo vizinhos, como Ubajara e Tianguá", finalizou o gestor municipal.

Mais informações
Prefeitura Municipal de
Viçosa do Ceará
Praça Clóvis Beviláqua
Telefone: (88) 3632.1144
Site:http://www.vicosa.ce.gov.br

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics