I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 25 de julho de 2018

COISA MACABRA: EM GRANJA (CE), ESTÁTUA FOLCLÓRICA EM FESTA CAUSA POLÊMICA

Estátua do assobiador faz parte da decoração do GranChitão, em Granja.

Uma estátua do "assobiador", personagem do folclore nordestino, foi utilizada como adereço de uma tradicional festa de São João e causou polêmica nas redes sociais entre os moradores de Granja, no interior do Ceará. A imagem foi confundida com um símbolo demoníaco por algumas pessoas.

A secretária municipal de Cultura, Maria Ximenes, defende a estátua como um artigo relacionado ao tema do evento, a festa GranChitão. A Prefeitura de Granja acrescentou que a imagem que viralizou nas redes sociais e gerou polêmica mostrava o "assobiador" incompleto.
"O adereço exposto na imagem não estava finalizado, por razões de segurança, os funcionários estavam apenas fazendo um teste para verificar se a estátua iria resistir ao vento", diz a prefeitura, em nota.

Um morador da cidade disse que não aprovou a decoração por fazer referência ao "diabo". Ele contou que o símbolo parece "coisa macabra".

O símbolo também dividiu opiniões nas redes sociais. Enquanto algumas pessoas comentaram que não se importam com o símbolo, outros cearenses afirmaram que a estátua representa uma figura assustadora.
"Com tanta imagem bonita para mostrar, como o Luiz Gonzaga, dentre outros elementos do forró, vão escolher isso pra fazer referência às festas juninas. Muito estranho. Coisa feia", comentou.

Outra pessoa justificou que o personagem assobiador faz parte da cultura e do imaginário nordestino.

"Devemos prestigiar nossas lendas, que tão importante são para o imaginário popular e para a memória afetiva de nosso povo. Quem nunca ouviu falar, em tempos idos, das histórias da mula sem cabeça, do assoviador, e por aí vai. As lendas do nosso folclore são vertentes importantes na manutenção de nossa cultura e costumes", afirmou.
'Polêmica política'

A secretária de Cultura de Granja, Maria Ximenes, afirmou que a estátua foi escolhida devido ao tema deste ano da festa GranChitão: folclore nordestino. Maria conta que foram escolhidas diversas lendas urbanas para decorar a cidade. A secretária acredita que a polêmica tenha sido gerada propositalmente por conta da política.

"Tudo vira polêmica por conta da 'politicagem'. O assoviador é uma lenda de um homem que vestia de animal e se aproxima das pessoas para assuntar. Mas é uma lenda, algo que faz parte da cultura nordestina, não tem nenhuma apologia ao mal", justificou.

Importância do evento

O evento ocorre será realizado em Granja entre os dias 27 e 29 de julho. A festa contará com apresentações de quadrilhas juninas e shows com bandas locais e nacionais.

Maria Ximenes destacou que a o GranChitão é um dos eventos mais importante da cidade, tanto para economia, como para o turismo. A expectativa é que 200 mil pessoas participem do festejo.

"O GranChitão é uma marca reconhecida no estado, que movimenta toda economia, enche os hotéis. Então, essa polêmica não é interessante", completou.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics