I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 18 de junho de 2017

EM PORTUGAL, INCÊNDIO FLORESTAL DEIXA 57 MORTOS E 59 FERIDOS

Bombeiros tentam combater o incêndio florestal perto de Bouca, na região central de Portugal, na madrugada deste domingo (18) (Foto: Rafael Marchante/Reuters)

Um incêndio florestal de grandes proporções matou 57 pessoas e deixou 59 feridos em Pedrógão Grande, na região de Leiria, no centro de Portugal, segundo balanço das 10h05 deste domingo (6h05 em Brasília).

Mais da metade das vítimas (30) morreram carbonizadas dentro de seus carros em uma estrada tomada pelo fogo. Entre os feridos, 18 foram levados para hospitais. Quatro bombeiros e uma criança estão feridos com gravidade.

O número de vítimas tem sido atualizado pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

São quatro frente de fogo ativas, e autoridades já afastaram a hipótese de que o incêndio foi criminoso. "Tudo aponta muito claramente para que sejam causas naturais", afirmou Almeida Rodrigues, diretor nacional da Polícia Judiciária do país.

Lisboa, Santarém, Setúbal e Bragança estão sob aviso vermelho até às 21h, segundo o o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O resto do país está sob aviso laranja, exceto o distrito de Faro.

O aviso vermelho indica situação meteorológica de risco extremo, segundo o jornal Público, enquanto o laranja, o segundo mais grave em uma escala de quatro, aponta para um risco entre moderado a elevado.
Bombeiros tentam combater o incêndio florestal de atingir a vila de Avelar, na região central de Portugal, durante o amanhecer deste domingo (18) (Foto: Armando Franca/AP)
Floresta pega fogo perto de Tojeira, em Pedrógão Grande, no centro de Portugal (Foto: Rafael Marchante/Reuters)

Inicialmente, as autoridades disseram que 19 pessoas tinham morrido: 3 pessoas por inalação de fumaça e 16 carbonizadas dentro de seus carros, quando o fogo invadiu a estrada entre Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, segundo o secretário do Interior.

O incêndio começou por volta das 15h de sábado (horário local, 11h em Brasília). Quase 700 bombeiros e mais de 200 veículos trabalham no combate ao fogo, que ainda não foi controlado. Centenas de pessoas tiveram que deixar suas casas.

O sábado foi de forte calor no país, com temperaturas que superaram os 40 graus em várias regiões. Após ter registrado poucos incêndios florestais em 2014 e 2015, Portugal foi duramente atingido no ano passado, com mais de 100 mil hectares de florestas devastadas em seu território continental.

"Enfrentamos uma terrível tragédia. Até o momento, há 24 mortes confirmadas e o número de óbitos ainda pode aumentar", afirmou ontem o primeiro-ministro português, Antônio Costa, antes de o número de mortes subir. "Lamentavelmente, é sem dúvida a maior tragédia dos últimos anos em relação a incêndios florestais".

O primeiro-ministro disse que, no momento, "a prioridade é combater o incêndio que permanece e entender o que ocorreu". Segundo o secretário de Estado de Administração Interna do Governo, João Gomes, "as chamas se propagaram de um jeito sem explicação".

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, viajou à zona atingida para prestar suas condolências às famílias das vítimas e "compartilha sua dor, em nome de todos os portugueses", segundo o governo.

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, expressou neste domingo pesar pela morte de pessoas em Pedrógão Grande e anunciou a ativação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. A Comissão Europeia afirmou que "A União Europeia está pronta para ajudar" e "tudo será feito para ajudar as autoridades portuguesas, caso seja necessário”.
Fumaça é vista na autoestrada IC8 na manhã deste domingo (18) devido ao incêndio florestal que atinge a região central de Portugal (Foto: Rafael Marchante/Reuters)
Policial guarda corpo de uma das vítimas do incêndio florestal na autoestrada IC8, perto de Pedrógão Grande, na região central de Portugal (Foto: Rafael Marchante)
Carro incendiado abandonado em rodovia após incêndio florestal perto de Pedrógão Grande, na região central de Portugal (Foto: Rafael Marchante/Reuters)

AUTOR: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics