I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

DISTRITO DE ARATICUM NA SERRA DA IBIAPABA COMEMOROU 120 ANOS DE CRIAÇÃO

Araticum criado o distrito no dia 25 de Abril de 1893, pertencendo ao município de Ibiapina, lugar de tantas histórias e mistérios encravado ao pé da serra da Ibiapaba palco de acontecimentos históricos como a invasão de Pero Coelho e o sepultamento do padre jesuíta Francisco Pinto, fatos citados nos livros do padre e historiador sobralense Francisco Sadoc de Araújo.

Araticum com uma vista privilegiada para serra, uma paisagem encantadora, pois quem a vê pela primeira vez fica hipnotizado com sua beleza imponente, como não ficar encantado com esse lugar? Sendo um verdadeiro oásis no sertão cearense de uma fauna e flora riquíssima, de um povo humilde, trabalhador e acolhedor.

Como não esquecer de nossos visitantes ilustres como o escritor Domingos Olímpio ou o escritor e historiador cearense Antonio Bezerra que a mando do governo da província do Ceará chegou em expedição aqui no ano de 1885 onde o mesmo fica encantado com nosso amanhecer o descrevendo e publicado- o em seu livro Notas de Viagens, uma verdadeira poesia que ficou imortalizada neste livro.

Assim como Antonio Bezerra imortalizou nosso amanhecer de forma poética tentarei falar de nosso entardecer, que vem de mansinho logo quando o sol se esconde atrás da serra e vem uma leve e fria brisa que acalma qualquer um e faz refletir sobre tudo, logo vem em seguida, a população de suas casas com suas cadeiras sentam em suas calçadas fazendo rodas de conversas dos mais variados assuntos e apreciando a chegada da noite.

Temos uma verdadeira preciosidade, nosso rio, não é nem um rio Amazonas ou um São Francisco, mas tem suas particularidades como suas cheias que durante a estação chuvosa somos contemplados por um espetáculo da natureza, a cheia do rio um verdadeiro fenômeno natural, é só chover muito nas nascentes do rio na serra para levar multidões para as margens do rio e apreciar as águas descendo com violência levando consigo pedras, troncos e árvores, sem falar nas 3 quedas d' águas que com seu volume de água espantoso pode ser avistadas de longe.

Outra riqueza de nosso distrito são as furnas de Araticum, formações rochosas de calcário que chama atenção logo na entrada são verdadeiros monumentos que lembra os grandes castelos do período medieval na Europa.

Lugar de tantos mistérios e lendas que durante anos foi explorado para extração das pedras para fabricação de cal, que foi o sustento de muitas famílias durante anos, hoje é proibida a exploração do calcário, uma região com um alto potencial turístico imenso, mas que é esquecido pelo poder público.

Dados Gerais do distrito de Araticum:
ÁREA DO DISTRITO: 142 Km.
LIMITES: N- Frecheirinha S-Mucambo e Ibiapina L- Coreaú O-Ubajara.
POPULAÇÃO: 6.000 hab.(estimativa).
VARIAÇÃO TOPONÍMICA: Antes chamou-se “Abayara”(Ubajara).
ORIGEM DO TOPÔNIMO: Araticum,Nome indígena que significa comida de arara.
DATA DE CRIAÇÃO DO DISTRITO: 25 de abril 1893.
GENTÍLICO: Araticuense.
LOCALIZAÇÃO:Pé da serra da Ibiapaba,município de Ubajara,Ceará.
ALTITUDE: 248m.

AUTOR: Com Informações do perfil História de Araticum no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics