I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

BPCHOQUE CONTROLA MOTIM NAS CELAS DO 12º DP, EM FORTALEZA (CE)

Três composições do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foram até o local e apagaram o fogo e controlaram os presos FOTO: JÉSSIKA SISNANDO

Presos recolhidos nos xadrezes do 12º DP (Conjunto Ceará) realizaram um motim e causaram um princípio de incêndio durante a noite do último sábado (5). A delegada plantonista solicitou a transferência de 5 detentos, que foram encaminhados à Delegacia de Capturas (Decap). As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.

De acordo com policiais militares que estiveram na delegacia, o tumulto começou quando detentos afirmaram que dois presos estariam passando mal, mas a Polícia Civil alegou que o grupo estaria planejando uma fuga.

Uma patrulha do Ronda do Quarteirão deu apoio e, após uma verificação nas celas, foi decidido que apenas um preso seria encaminhado ao hospital. No entanto, os 29 presos se rebelaram e passaram a queimar roupas dentro das duas celas.

Três composições do Comando Tático Motorizado (Cotam) e uma do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), foram até o local e controlaram o motim. O fogo também foi apagado pelos próprios policiais.

Segundo inspetores que preferiram não se identificar, as celas funcionam com o dobro da capacidade, recebendo presos oriundos do 12° e 32° DP (Bom Jardim). Uma câmera de segurança da delegacia foi quebrada pelos internos, que devem responder na Justiça por dano ao patrimônio, conforme o capitão PM Vasconcelos, do BPChoque.

No último dia 4, 11 dos 17 presos recolhidos nas celas do 10º DP (Antônio Bezerra), serraram as grades, escalaram um muro e fugiram. Os fugitivos ainda danificaram as câmeras de segurança do prédio.

A situação das carceragens das delegacias da Grande Fortaleza é preocupante. Semanalmente, cerca de 100 presos são transferidos para unidades prisionais do Estado. No entanto, o número é insuficiente, segundo as autoridades, diante do aumento de autos de prisões em flagrante na Grande Fortaleza (Capital e região metropolitana).

Presídios

Em entrevista realizada na última sexta-feira, o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Jairo Pequeno, afirmou que, atualmente, cerca de 800 presos estão recolhidos nas celas de distritos policiais em Fortaleza e na RMF.

O delegado afirma que tem trabalhado para reduzir esses números, mas depende da criação de vagas no Sistema Penitenciário. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o Centro de Triagem para presos provisórios deve ser concluído até o meados de maio, ajudando a desafogar as delegacias.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics