I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 4 de junho de 2013

EM VISTORIA NO RS, POLÍCIA ENCONTRA MULHERES EM PENITENCIÁRIA MASCULINA

Policiais realizaram vistoria no Instituto Penal de Viamão (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Uma vistoria realizada na manhã desta terça-feira (4) expôs o descontrole do Instituto Penal de Viamão (IPV), na Região Metropolitana de Porto Alegre. Além de drogas, armas e celulares, a polícia encontrou duas mulheres dentro dos alojamentos da penitenciária masculina. A casa prisional é a maior do regime semiaberto no Rio Grande do Sul. Em maio, o Fantástico mostrou a facilidade com que presos entram em saem do local.

A ação começou às 5h desta terça. A quantidade de drogas e celulares encontrada ainda não foi divulgada. Segundo a delegada Adriana Costa, uma das mulheres era menor de idade. "Duas mulheres estavam nos alojamentos, uma menor. Elas estavam saindo. Agora serão levadas para a 1ª Delegacia de Alvorada para serem ouvidas", disse a delegada ao G1, ainda durante a operação.

Além da Polícia Civil, a vistoria mobiliza policiais militares, agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Instituto Geral de Perícias (IGP). Em janeiro, uma revista no IPV revelou a falta de segurança no local. Os agentes penitenciários encontraram armas até no pátio. Na ocasião, seis mulheres estavam na casa prisional. 

Em razão dos problemas, a Justiça proibiu o ingresso de novos detentos.
Fantástico mostrou problemas

No programa Fantástico que foi ao ar no dia 19 de maio, uma reportagem da RBS TV mostrou a facilidade com que presos saem e retornam para o IPV. No dia seguinte, aberturas na tela de arame, por onde os detentos deixavam o albergue, foram remendadas com arame farpado. No entanto, um portão improvisado seguia servindo de rota para fugas.

A reportagem da RBS TV também falou com uma mulher que afirmou ter entrado no presídio mais de uma vez. "Rola tudo. Rola sexo, rola droga, rola dinheiro, rola arma, traficante", relatou, sem se identificar. "Eu fiquei dois, três dias. Eu ia, saía e voltava, entendeu? Eu fui para fazer programa. Eu fui atrás de um dinheiro. E aí, como eu uso droga, tinha os dois. Eles me davam o dinheiro e eu usava a droga livremente. Quem é drogada vê tanta droga lá dentro que não quer sair. Vai sair para quê?", completou a mulher.

Escutas ainda revelaram a audácia dos detentos. Entre as gravações, um preso diz que pretende plantar maconha atrás do complexo. "Eu vou plantar 'pra' ganhar dinheiro", afirma. "Deus que me perdoe. Tá louco...", ri a interlocutora. "Amanhã, eu e o pai 'vamo' sair atrás da muda de maconha", acrescenta o apenado.

Segundo a polícia, a facilidade para se comunicar, conseguir armas e deixar a casa prisional aumenta os índices de crimes na região. O superintendente de Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben, responsável pelos presídios gaúchos, afirmou que não tem como fechar o IPV antes da construção de outras penitenciárias.

AUTOR: G1/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics