I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

EM GRANJA (CE), CARNAVAL É CANCELADO PREVENTIVAMENTE POR RISCO DE ROMPIMENTO DE BARRAGEM

Barragem Lima Barreto município Granja (CE) (Foto: Divulgação / Prefeitura de Granja)

A Prefeitura de Granja, município localizado no noroeste do Ceará, optou por cancelar o Carnaval de 2020 devido ao risco do rompimento da barragem Lima Brandão, que retém as águas do rio Coreaú. Este é o segundo ano consecutivo em que a decisão é tomada.

A medida foi proferida após alerta da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para chuvas de grande intensidade para o fim de janeiro e início de fevereiro. Com o cancelamento das festividades de Carnaval, o município deve economizar 1,2 milhão. 

O valor, segundo a prefeita do município, Amanda Aldigueri (PDT), será investido em medidas de prevenção de desastres e na reforma do mercado da Cidade.

Tradicionalmente, o município recebe as maiores precipitações do Estado. Até a primeira quinzena do ano já foram registrados mais de 300 milímetros de chuva, valor acima do esperado para a época. 

No momento, 15 de janeiro, os dois principais açudes da região, Gangorra e Anjicos, já apresentam 80% de sua capacidade hídrica preenchida, indicando, assim, que em breve devem sangrar e, com isso, elevar ainda mais o nível do rio Coreaú, intensificando o alerta com relação à barragem Lima Brandão.

A principal barragem da Cidade chegou a sangrar na última segunda-feira, 13, causando alagamentos em moradias próximas a ela. “Não faz sentido o município gastar com quatro dias de alegria correndo o risco de testemunhar tragédias no restante do ano”, comentou em nota a prefeita Amanda Aldigueri (PDT).

O cancelamento do Carnaval na cidade é uma medida preventiva que busca direcionar os recursos que seriam gastos com a festa com o objetivo de investir em obras que contenham a força das águas, além de reforçar a assistência social a fim de que os órgãos governamentais possam estar mais bem preparados para eventuais casos de famílias desabrigadas.

Dentre as ações assumidas pela prefeitura como destinatárias do valor economizado estão a recuperação de córregos, rios, riachos e drenagens, reforma de pontes, manutenção de passagens molhadas e bueiros, bem como coleta adequada de resíduos e revitalização do mercado central do município.

O ex-gestor do município Romeu Aldigueri, hoje deputado estadual pelo PDT, ao comentar a decisão mostrou apoio às medidas da atual prefeita. “É uma atitude que desagrada parte da população, assim como também os foliões, mas mostra responsabilidade sendo necessária e digna de reconhecimento”, comentou.

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics