I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 8 de junho de 2018

COMO SER UM BOM POLÍTICO

Em pleno período eleitoral e com tantos candidatos com nomes e propostas diferentes, torna-se difícil escolher em quem votar. Calejados por escândalos como o mensalão – que causou um rombo de R$ 55 milhões em 2005 e contou com 40 pessoas envolvidas, mas apenas 3 deputados foram cassados -, e os anões do orçamento – que causou prejuízo de R$ 800 milhões de 1989 a 1992, quando sete deputados faziam emendas que remetiam dinheiro a entidades filantrópicas de parentes, cobravam propina para inclusão de verbas em grandes obras e faziam lavagem de dinheiro por meio de apostas na loteria – fica a pergunta, como é possível ser um bom político?

Poderíamos dizer que um bom político é aquele ético e honesto. Mas, essas são características que devem ser inerentes a qualquer bom cidadão e não necessariamente um bom cidadão pode ser tomado como um exemplo de um bom político.

No Brasil, o bom político é aquele que senta num bar para beber com seu eleitorado ou ainda aquele cara simpático, que aparece na véspera das eleições com uma cesta básica para aquela família que sofre com a seca. Um bom político não é aquele que se aproveita da pobreza, da necessidade, da falta de instrução desse povo para ludibriar e tentar dar o golpe comprando os votos desses pobres cidadãos de diversas formas. Precisamos acabar com essa cultura.

Nós, cidadãos, precisamos entender nosso papel na sociedade. Temos que interagir com nossos representantes, buscando informações, cobrando soluções para os problemas sociais. O papel do político é ser um representante da sociedade, é constituir-se em advogado de causas comunitárias. Ser alguém aberto a receber permanentemente demandas vindas da sociedade, sejam individuais ou coletivas. A principal característica que faz de um cidadão um bom político é sua capacidade de colocar o interesse público acima dos seus próprios interesses.

Todo bom político deve ter um intenso e verdadeiro sentimento por aquilo que faz. Esta é a principal característica de um político e é isto que faz a diferença. Ele deve ter um conhecimento intelectual daquilo que o povo precisa e este conhecimento deve ser sempre crescente, a favor do povo. Um bom gestor não é aquele que propõe inúmeros projetos, mas aquele que sabe focar no que é necessário para a maioria, a mesma maioria que o elegeu.

Com base no livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter, liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Claro que a apresentação física, comportamental e oral também são fundamentais, afinal as autoridades políticas são exemplos para toda a sociedade. Contudo, na política é fundamental estar aberto às mudanças, quebrando paradigmas. O papel do líder é servir constantemente ao povo.

Ao votar, vamos buscar pessoas, e aqui podemos falar de candidatos, com características de "bom político”.

FONTE: Janguiê Diniz/LEIAJÁ

AUTOR: TIANGUÁ AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics