O Ceará é o terceiro estado no ranking de homicídios entre a população jovem, em 2012, aponta pesquisa feita a partir de dados do Infopen (Sistema de Informações Penitenciárias) e divulgada nesta quarta-feira, 3. O estado possui taxa de 94,6, inferior à de Alagoas (138,3) e maior que a do Espírito Santo (101,7).
Em seguida, apresentam as maiores taxas os estados de Goiás (87,5), Bahia (87,4), Paraíba (87,1).em relação ao crescimento dos homicídios entre a população juvenil das unidades federais durante o período de 2002 a 2012, verifica-se que os estados do Nordeste lideraram este ranking: Rio Grande do Norte cresce 343,4% – mais que quadruplica –, ou ainda Bahia, Ceará e Maranhão, que mais que triplicam.
Os dados relativo ao período entre 2005 e 2012 são do "Mapa do Encarceramento", divulgado pelas secretarias de Juventude e de Políticas para Igualdade Racial, do governo federal, em parceria com o Pnud (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento).
Quanto à taxa de adolescentes em medidas socioeducativas de internação, internação provisória e semiliberdade, o Ceará ficou na 2° posição. Já o Espírito Santo é 2º estado no ranking de homicídios juvenis e, segundo os dados do InfoPen, também é o 2º estado a encarcerar mais jovens no Brasil (de 18 a 29 anos).
Os estados que possuíam as maiores taxas de encarceramento de negros sobre a população em 2012 são, respectivamente, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Acre. A aceleração da taxa de encarceramento de negros entre 2007 e 2012, no entanto, foi disparada por Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Amazonas e Ceará.
População prisional da região nordeste
Crimes
Segundo o estudo, medidas decretadas por homicídios se concentram nas regiões Norte e Nordeste, impulsionadas pelos estados de Pernambuco e Ceará. No caso das medidas decretadas por tráfico de droga, a concentração é maior nas regiões Sul e Sudeste, nesta última impulsionada pelo Rio de Janeiro.
No Brasil, a maioria dos adolescentes em medidas socioeducativas de restrição de liberdade estava em regime de internação (13.674 ou 67 a cada 100 mil habitantes adolescentes) e respondia pelo ato infracional de roubo (39%).
Escolaridade
A maioria dos presos nos estados não completou o ensino fundamental, mas 16 estados brasileiros têm o percentual de presos analfabetos acima do percentual nacional de 5%. Alagoas e Piauí possuem, respectivamente, 25% e 26% de presos analfabetos ( o percentual nacional de presos que completaram o ensino médio é de 19%).
No quesito escolaridade, a pesquisa destacou o alto percentual de ausência de informação nos estados do Ceará, da Paraíba, do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Na análise por região, ficou constatado que 44% dos presos analfabetos do país estão concentrados no Nordeste e 49% dos presos brasileiros com formação superior estão concentrados no Sudeste.
AUTOR: O POVO
AUTOR: O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU