I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

NO JAPÃO, TERREMOTO DEIXA 2 MORTOS E 40 DESAPARECIDOS NA ILHA DE HOKKAIDO

Vista aérea de deslizamentos de terra na cidade de Atsuma, na província de Hokkaido (Foto: AFP)

Um terremoto de magnitude 6,7 sacudiu, nesta quinta-feira (6), a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, deixando dois mortos, cerca de 40 desaparecidos e 125 feridos, segundo o último boletim das autoridades.

O epicentro do tremor foi situado 62 km a sudeste da capital regional, Saporo, apenas dois dias após um tufão causar importantes danos na região ocidental de Osaka.

O terremoto foi seguido por um abalo secundário de magnitude 5,3 e outros tremores menores.

A Agência Meteorológica japonesa anunciou uma leve elevação do nível do mar nas zonas costeiras, mas não emitiu alerta de tsunami.

O porta-voz do governo, Yoshihide Suga, informou a morte de duas pessoas, além de 125 feridos em consequência do terremoto.

Segundo o canal estatal NHK, uma das vítimas fatais é um homem de 82 anos, que caiu da escada de sua casa durante o tremor.
Rua danificada em Sapporo (Foto: Jiji Press / AFP)

O terremoto provocou ao menos quatro deslizamentos de terra, informou o porta-voz do governo, Yoshihide Suga.

Fotos aéreas mostram os estragos causados por um deslizamento de terra que arrancou todas as árvores e soterrou casas na localidade de Atsuma, onde há 39 desaparecidos, segundo o canal NHK.

Os bombeiros retiraram habitantes de Atsuma de helicóptero.

Oito casas desabaram e os socorristas trabalham a procura de possíveis vítimas sob os escombros, segundo o corpo de bombeiros.

Um contingente de 4 mil militares foi enviado à região para participar dos trabalhos de resgate, e este número deve ser ampliado a 25 mil homens, anunciou o primeiro-ministro, Shinzo Abe, após uma reunião do gabinete de crise.

Segundo a Hokkaido Electric Power, 2,95 milhões de residências estão sem eletricidade em consequência do tremor, que paralisou a atividade de todas as usinas da região.

O fornecimento de energia deve ser retomado de forma progressiva, informou o ministro da Indústria, Hiroshige Seko.
Equipes de resgate procuram sobreviventes de uma casa danificada cidade de Atsuma (Foto: Kyodo / via Reuters)

O terremoto também perturbou os transportes ferroviários e aéreos. O aeroporto de Sapporo Chitose cancelou todos os seus voos, segundo a agência de notícias Kyodo.

As autoridades alertaram para o risco de novos tremores: "Fortes abalos secundários ocorrem geralmente nos dois ou três dias seguintes", disse Toshiyuki Matsumori, encarregado de vigilância de tsunamis e terremotos da agência meteorológica.

"O risco do desabamento de casas e de deslizamentos de terra pode ter aumentado nas zonas que sofreram fortes abalos. Pedimos à população que preste atenção na atividade sísmica e nas chuvas, e que evitem as zonas de risco".

"O terremoto me acordou logo após às três da madrugada. Acendi a luz, mas a energia acabou logo depois", contou Akira Fukui, morador de Sapporo.

"Houve um abalo repentino, extremo. Balançou de forma lateral durante muito tempo, parou e voltou a tremer. Tenho 51 anos e jamais vivi algo assim", declarou Kazuo Kibayashi, morador da cidade de Abira.

"Pensei que minha casa ia desabar, ficou tudo revirado. Minha filha, que está na escola, ficou aterrorizada".

AUTOR: FRANCE PRESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics