I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 30 de abril de 2018

DELEGADO DA POLÍCIA CEARENSE, VAI AO PIAUÍ NEGOCIAR RENDIÇÃO DO IRMÃO, ASSALTANTE DE BANCOS

Francisco Graciano de Lima, irmão do delegado, se rendeu à PM (foto: Divulgação/PM-PI)

Um delegado da Polícia Civil cearense (nome não revelado) foi ao Piauí negociar com a Polícia Militar daquele estado a rendição de seu irmão, que é apontado como assaltante de bancos e estava sendo caçado na mata na região entre os Municípios de Castelo e Buriti dos Montes. A negociação evitou que o bandido entrasse em confronto armado com a PM, correndo grande risco de ser morto.

O fato ocorreu na semana passada, mas “vazou” para a Imprensa piauiense somente nesta segunda-feira (30). Segundo as informações publicadas pelos jornais de Teresina, o delegado cearense negociou com o comando da operação e o irmão acabou se entregando.

“Nós mantivemos o cerco no local onde eles (os assaltantes de bancos) tombaram uma Hilux, na divisa com o Ceará, no Município de Buriti dos Montes. Nossos policiais ficaram lá durante todo esse período, nas matas, de campana. O cerco estava muito forte, quando teve essa oportunidade. 

Apareceu um indivíduo que se identificou como delegado do Ceará e irmão do rapaz. Temendo pela vida dele, em um possível confronto com a Polícia, ele interveio”, disse o coronel Márcio Oliveira, coordenador do Bope/PI, em entrevista à TV Meio Norte.

O bandido que acabou se entregando à Polícia foi identificado Francisco Graciano de Lima. “Ele confirmou que o irmão é delegado no Ceará”, completou o oficial.

Quadrilha

Conforme a Polícia piauiense, Graciano é integrante de uma quadrilha que pratica assaltos na rota entre Ceará, Pernambuco e o Piauí, utilizando explosivos. São criminosos que agem no modo “Novo Cangaço”, isto é, sitiam as pequenas cidades, fazem moradores de reféns, atiram contra os destacamentos ou delegacias, usam explosivos e fogem levando todo o dinheiro das agências bancárias.

Ainda de acordo com as autoridades policiais do Piauí, os bandidos foram cercados por policiais do Bope, da Força Tática de Campo Maior, da Companhia de São Miguel do Tapuio e o GPM de Castelo do Piauí. “Parte da quadrilha ainda está na região. Estamos à procura de mais suspeitos. A operação conseguiu apreender dois coletes á prova de balas, um fuzil, munições e equipamentos para explosivos, o que reforça a suspeita de ataques a bancos. Esse material confirma que é uma quadrilha especializada na modalidade Novo Cangaço”, completou o coronel Márcio.

Além do cearense Francisco Graciano de Lima, também foram presos e já apresentados à Imprensa, em Teresina, outros três membros da quadrilha: Claudenor Morais de Lima,José Romildo Barbosa e Tarcísio Barbosa Fonseca.

Os bandidos roubaram carros em Pernambuco e nas cidades Juazeiro do Piauí e Castelo do Piauí, seguindo em fuga para o Ceará. “A meta deles era sair do Piauí com, pelo menos, R$ 1 milhão”, disse o delegado Willame Moraes, titular do Grupo Especializado de Combate ao Crime Organizado (Greco), da Polícia Civil do Piauí.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

EM TAMBORIL (CE), MOTOCICLISTA E GARUPEIRO MORREM EM COLISÃO COM CAMINHÃO

Caminhão perdeu o controle do veículo e colidiu na motocicleta; motorista fugiu. (Foto: Reprodução/TVM)

Duas pessoas morreram neste fim de semana em um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão na rodovia CE-265, no município de Tamboril, interior do Ceará. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as duas vítimas eram ocupantes da moto.

Moradores que estavam próximos ao local do acidente disseram que o motorista do caminhão perdeu o controle do veículo e colidiu com a motocicleta. Um dos ocupantes do veículo morreu no local e o outro foi socorrido ao Hospital de Monsenhor Tabosa, mas não resistiu.

As vítimas foram identificadas como João Farias de Araújo, 57 anos, e Rogério Gomes do Nascimento, 56 anos. Já o motorista do caminhão fugiu sem ser identificado.

AUTOR: G1/CE

CEARÁ VIOLENTO: FIM DE SEMANA PROLONGADO COMEÇA VIOLENTO, COM ASSASSINATOS NA CAPITAL E EM 5 CIDADES DO INTERIOR

O fim de semana prolongado com o feriado do Dia do Trabalhador, na próxima terça-feira, começou de forma violenta no Ceará. Entre a manhã de sexta-feira (27) até o meio-dia deste sábado (28), a Polícia fez o registro de, pelo menos, sete assassinatos, sendo quatro deles no Interior. 

Em Fortaleza, mais uma mulher foi morta por conta da guerra entre facções do crime.
Francisca Élita Ribeiro de Sousa, 25 anos, foi morta quando tinha o filho de 5 anos no colo

Por volta de 15 horas de sexta-feira, uma mulher foi executada a tiros na presença de familiares. O crime ocorreu na Rua Amâncio Filomeno, no bairro Cais do Porto, na zona Leste de Fortaleza. 

A vítima, identificada como Francisca Élita Ribeiro de Sousa, 25 anos, estava sentada na porta de casa com o filho, de 5 anos, no colo. De repente, surgiram dois homens em uma motocicleta e mandaram que ela entregasse a criança para uma prima que estava ali. Em seguida, foi executada com dois tiros na cabeça. Há quatro meses, a mãe de Élita foi assassinada da mesma forma e no mesmo local.

Já por volta de 19 horas, um jovem, ainda não identificado, foi executado sumariamente a tiros na Avenida Perimetral, no bairro Siqueira. A vítima seria um adolescente e aparentava em torno de 15 anos. Ele seguia à pé para casa quando foi atacado pelos assassinos e morto com tiros na cabeça. Moradores da área informaram que não o conheciam e que, certamente, ele não residia ali.

No Interior

Cinco pessoas foram mortas nas últimas 24 horas nos seguintes Municípios: Jaguaribara, Russas, Morada Nova, Crato e Barro.

Em Jaguaribara, um jovem identificado como Jonathan Bandeira de Oliveira, 20 anos, foi morto a tiros na tarde de sexta-feira. Era por volta de 14h40 quando o rapaz foi emboscado por desconhecidos próximo de casa, na sede do Município, e recebeu vários tiros.

Em Russas (a 163 Km de Fortaleza), um jovem de 22 anos morreu ao ser baleado quando caminhava pela Rua Cônego Agostinho, no Centro da cidade. A vítima foi identificada como Rafael da Silva Rocha, 21 anos.

No Crato (a 540 Km de Fortaleza), um crime misterioso ocorreu também na tarde de sexta-feira. Era por volta de 16 horas quando a Polícia foi acionada para ir até o Bairro São José. Ali, dentro de uma residência, foi encontrado morto Cícero Moreira, 41 anos. 

Ele morava na casa e foi encontrado na residência pelos vizinhos, apresentando marcas de violência, um grande ferimento na cabeça. Há suspeitas de que tenha sido morto a pauladas.

Em Morada Nova (a 163 Km de Fortaleza) , um home d e 46 anos, identificado por J.D.S.A., de 46 anos, foi assassinado, a tiros, na localidade São José. A Polícia não revelou detalhes do crime nem a identificação completa da vítima.
Um ex-presidiário foi assassinado, a tiros, na manhã deste sábado, na cidade de Barro, no Cariri

Na manhã deste sábado (28), um crime de morte foi registrado na cidade de Barro (a 467 Km de Fortaleza). 

UM ex-presidiário, identificado como Sebastião Salmito Ferreira dos Santos, 33 anos, foi atacado e morto a tiros quando seguia para o Hospital Santo Antônio, onde prestava serviços comunitários como parte do pagamento de sua pena em regime semi-aberto. Ele foi julgado e condenado por ter assassinado, em outubro de 2010, seu próprio primo, João pereira do Nascimento Neto, então com 37 anos.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

EM LAVRAS DA MANGABEIRA (CE), BANDIDOS DISPARAM TIROS CONTRA A DELEGACIA DE POLÍCIA

Vários tiros disparados contra a delegacia destruíram as portas de vidro da unidade policial

Bandidos ainda não identificados praticaram mais um atentado contra prédios públicos. O ataque ocorreu na madrugada deste domingo (29), na cidade de Lavras da mangabeira (a 434 Km de Fortaleza). Ao “alvo” foi o prédio que abriga, conjuntamente, a Delegacia de Polícia Civil e o Destacamento da Polícia Militar.

Durante a madrugada, bandidos em uma motocicleta dispararam vários tiros contra a delegacia de Polícia, sem se importar que ali vizinho está a unidade da PM. Os tiros destruíram as portas de vidro na entrada da unidade e atingiram também móveis e aparelhos instalados na sala de atendimento ao público. Porém, ninguém ficou ferido.

A delegacia de Lavras da mangabeira não funciona nos fins de semana e feriados por conta da falta de delegados, escrivães e inspetores. Nesses períodos, o prédio fica sendo vigiado apenas por um policial civil. Como o prédio estava praticamente vazio, não houve vítimas.

No começo da manhã desta segunda-feira (30), a Polícia Militar deteve um suspeito de participar do atentado. Ele está sendo encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó.

Prisões

Já na cidade de Jaguaribe (a 300 Km de Fortaleza), a Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima e foi até uma residência em pleno Centro da cidade e ali prendeu dois homens acusados de praticar um crime de morte no dia anterior. 

Os dois jovens, identificados apenas por Felipe e Lindomar, são residentes em Fortaleza, no bairro Conjunto Palmeiras, e afirmam pertencer à facção Comando Vermelho (CV). Eles confessaram que foram a Jaguaribe matar um jovem por ordem de um traficante líder da facção.

A vítima do assassinato foi Francisco da Silva Queiroz, 37 anos, morto a tiros na tarde de sábado, por volta de 17h30, no bairro Curralinho. Segundo os assassinos, a ordem para matar Queiroz partiu de um traficante conhecido por “Rafael Cambado” que, atualmente, está preso numa Casa de Privação Provisória da Liberdade (CPPL), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, e dali ordena a morte de adversários da facção CV no Conjunto Palmeiras.

Na casa onde os suspeitos estavam escondidos a Polícia encontrou roupas que coincidem com as características das que eles usavam no momento do crime e que foram descritas pelas testemunhas.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

EM FORTALEZA (CE), A VIOLÊNCIA QUE TIRA O DIREITO DA EDUCAÇÃO

Em uma das maiores escolas do bairro Bom Jardim, cerca de 30% dos mais de mil alunos já tiveram sua rotina de aprendizado afetada diretamente pela violência urbana. Mais precisamente, pela territorialidade imposta pelas organizações criminosas. Não tem direito à educação, não tem espaço público de todos, não tem autonomia, identidade, convivência. É o medo que prevalece. A evasão escolar, que em 2017 chegou a 6,7% dos estudantes do ensino médio cearense, deriva também de um cenário que vai além do desestímulo e da necessidade de produção de renda.

Em 2016, conforme a pasta, a taxa de evasão foi de 9,7%. O POVO procurou estatísticas recentes que mensurem as motivações para que os jovens deixem os estudos. Não as encontrou. Conforme informações do movimento Todos Pela Educação, também não há pesquisas que demonstrem o abismo que a violência impõe à vida escolar.

Um dos números levantados pelo Relatório do Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, da Assembleia Legislativa, com dados de 2016, dá conta de que apenas 6% das vítimas de assassinatos cursavam o ensino médio, apesar de a maioria ter 15 anos ou mais.

Em seis das sete cidades visitadas pelos pesquisadores as taxas foram superiores a 60% de adolescentes mortos que estavam há pelo menos seis meses fora da escola.

No Grande Bom Jardim, em Fortaleza, o professor de uma escola de ensino médio afirma que alguns alunos apresentam “permanência alternada” na instituição. “Há período em que ele não frequenta, depois volta. Isso é motivado pela proibição do trajeto em trechos que não pode passar. Isso é dito ao aluno e às famílias. Ele sai do ponto A ao C, mas passa pelo B, onde existe um filtro. Temos situações onde o que divide é uma rua, onde os alunos gastariam três minutos para chegar à escola e acabam gastando 15, porque dão uma volta imensa”.

O acompanhamento existe. Quando necessário, conforme o docente, alguém da instituição é designado a ir à residência do aluno e, por muito, escuta: “Meu filho está proibido de passar”.

“Tem a questão dos tiroteios também, que amedrontam. A escola fica em um ponto que, no entorno, percebemos que há uma comercialização (de drogas). Os alunos associam os fogos como sinal de mercadoria chegando e ficam com medo”.

O perigo que tira o direito à escola também é sazonal. “Quando elas (facções criminosas) entram em acordo de respeitar os espaços, tem uma trégua, é mais tranquilo”.

O POVO não conseguiu conversar com nenhuma das famílias ou alunos. As chacinas que ocorreram este ano calaram a voz também de quem não estava lá. O professor garante que os jovens têm consciência do impacto dessa realidade no aprendizado. “Um aluno pediu para trocar de turno e nós fizemos, mesmo não sendo prática. Depois a mãe ligou dizendo que ele não vinha mais. Os colegas que faziam parte da sala praticam alguma forma de delito, no bairro onde ele mora, e ele se sente ameaçado”.

AUTOR: O POVO

domingo, 29 de abril de 2018

EM IBIAPINA (CE), HOMEM MORRE EM QUEDA DE MOTO NA ZONA RURAL

Vítima

Um homem morreu em uma queda de moto na zona rural de Ibiapina. 

O acidente ocorreu na madrugada deste domingo, (29), no Sítio Jurema. 

A vítima foi identificada como ANTONIO JOCÉLIO RODRIGUES COUTINHO, 37 anos, condutor da moto Honda CG 125 Fan, ano 2007/2008, cor cinza, placa HYH 3875.
A vítima teve morte imediata. 

O local do acidente foi preservado por policiais militares do Destacamento de Ibiapina com o apoio de Agentes da Guarda Municipal até a chegada da equipe da Perícia Forense de Sobral.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM GUARACIABA DO NORTE (CE), HOMEM É MORTO A GOLPES DE GARGALO DE GARRAFA APÓS DISCUSSÃO EM BAR

Um crime de homicídio foi registrado no início da madrugada deste domingo, (29), no bairro do Estádio em Guaraciaba do Norte.

A vítima foi identificada como ANDERSON LOPES DA SILVA, 31 anos, o qual foi morto a golpes de gargalo de garrafa durante uma discussão em um bar. 

O homem ainda foi socorrido por populares ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

De acordo com informações dos policiais do destacamento local, o autor do crime já foi identificado e a polícia está realizando diligências no sentido de fazer a prisão do infrator ainda hoje.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM SÃO BENEDITO (CE), HOMEM É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR MENINA DE 10 ANOS

Um jovem de 19 anos foi preso suspeito de estuprar uma menina de apenas 10 anos, na zona rural de São Benedito.

O fato ocorreu na noite deste sábado, (29), no Sítio do Meio, zona rural de São Benedito.

De acordo com informações da PM, após ter praticado o crime, o indivíduo ainda ameaçou de morte a vítima caso ela contasse algo para os pais. Mesmo ameaçada e com sangramento, a menina contou a mãe o que tinha ocorrido.

A Polícia Militar foi acionada e o suspeito foi preso e conduzido para Delegacia de Tianguá, onde foi apresentado ao Delegado Dr. Miguel Sales e depois autuado por crime de estupro de vulnerável.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM TIANGUÁ (CE), FORAGIDO DA CADEIA DE IBIAPINA É PRESO DURANTE OPERAÇÃO DA PM

Uma operação desencadeada pela Polícia Militar prendeu na tarde deste sábado, (28), em Tianguá, o foragido da Cadeia Pública de Ibiapina identificado como Ronaldo Moura da Costa, 37 anos, o qual responde por crimes de furto e tráfico de drogas. 

Ronaldo fugiu da cadeia de Ibiapina no dia 24 de abril e desde então é apontado pela policia como autor de assaltos na zona rural do município de Tianguá.

O foragido estava em companhia de dois indivíduos que já tem várias passagens na polícia por assalto, os quais foram conduzidos a delegacia para averiguação.

A prisão se deu no interior de uma residência localizada no bairro Frecheiras durante uma operação da PM que teve a frente o SubTenente Quirino e contou com o apoio dos PMs do Batalhão de Divisas sob o Comando do Tenente Euclides e Ronda do Quarteirão sob o Comando do Tenente Sousa.
Histórico criminal do foragido

Em entrevista exclusiva ao Ibiapaba 24horas, o Subtenente Quirino explica como foi a operação:

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

sábado, 28 de abril de 2018

EM BARRO (CE), ACUSADO DE MATAR O SEU PRÓPRIO PRIMO É MORTO A TIROS

Sebastião quando foi preso armado em março de 2015 perto de sua casa (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Após 26 dias de tranquilidade um novo homicídio foi registrado no município de Barro. Por volta das 07h30min o ex-presidiário Sebastião Salmito Ferreira dos Santos, de 33 anos, que residia na Rua Joaquim Ferreira (Bairro Trajano Nogueira), foi executado a tiros. Ele cumpria pena alternativa determinada pela justiça prestando serviços à comunidade no Hospital Santo Antonio de Barro desde junho de 2016 e foi atocaiado sendo morto alguns metros antes de chegar ao local de trabalho.

A polícia foi avisada e uma patrulha do Destacamento de Barro esteve no local, mas não conseguiu informações sobre a autoria delitiva já que as pessoas disseram ter ouvido apenas estampidos de arma de fogo. Sebastião trabalhou como motorista e respondia Ação Penal de Competência do Júri por ter matado a tiros o seu próprio primo João Pereira do Nascimento Neto, de 37 anos, o “João do Lixo” na noite do dia 8 de outubro de 2010.

A vítima residia na Rua Maria Minelvina no mesmo bairro Trajano Nogueira de onde Sebastião fugiu e foi morar em Guarulhos (SP) em cuja comarca respondia ação de pensão alimentícia quando retornou ao Cariri. Na noite do dia 20 de março de 2015 foi preso perto de sua casa e na garupa de uma moto com placa de Americana (SP). Ele estava com um revólver calibre 38 tendo três cartuchos intactos, enquanto o piloto Cícero Batista da Silva se encontrava com um papelote de maconha no bolso.

Este foi o segundo homicídio do mês de abril em Barro e o terceiro de 2018 no município ou a mesma quantidade em relação aos três assassinatos do ano passado registrados nos meses de fevereiro, agosto e novembro. O outro deste mês de abril tinha ocorrido no dia 2 na Rua Alaide Feitosa perto do Posto de Combustível Patagônia onde o detento Ricardo Moreira dos Santos, de 26 anos, o “Caveirão”, foi morto a tiros quando seguia para sua casa após o pernoite na cadeia pública de Barro.

Por Demontier Tenório

AUTOR: Miséria

TORCEDORES, AS APOSTAS CONTINUAM NO BETS13

TORCEDORES, AS APOSTAS CONTINUAM, CONFIRAM OS JOGOS DE HOJE!
CLIQUE AQUI, E APOSTE ONLINE AGORA

AUTOR: TIANGUÁ AGORA

NO CRATO (CE), POLÍCIA CIVIL RECUPERA MAIS DE R$ 140 MIL EM DINHEIRO, FURTADOS DE IDOSO

Uma mulher foi indiciada por furto qualificado por abuso de confiança, nesta sexta-feira (27). Com ela, policiais civis da Delegacia Regional do Crato recuperaram R$ 138 mil em espécie, além de objetos de valor adquiridos a partir de um roubo contra um idoso, registrado no dia 12 deste mês, naquele município, pertencente à Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

Após o furto, equipes da Regional do Crato deram início às investigações e chegaram até a suspeita. A mulher havia trabalhado na residência do idoso, como cuidadora de sua esposa, que veio a falecer no início do mês. Aproveitando-se da situação de confiança com as vítimas e a ausência dos proprietários na residência, ela subtraiu aproximadamente R$ 200 mil da casa, que estavam armazenados em um caixote de madeira.
Com base no que foi apurado, os agentes chegaram até a localização da suspeita. Foram realizadas diligências e na casa da mulher foram encontrados, além dos R$ 138 mil em dinheiro, uma cama box, uma geladeira, um fogão, um vídeo-game e outros objetos, todos os bens comprados a partir dos valores roubados da casa do idoso. 

A infratora foi encaminhada até a Regional do Crato, onde foi indiciada por furto qualificado. A Polícia Civil vai solicitar a prisão da suspeita ao Poder Judiciário.

Fonte: SSPDS

AUTOR: NOTÍCIAS ONLINE

EM SÃO BENEDITO (CE), MOTOCICLISTA MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO

Vítima

Um acidente de trânsito com vitima fatal foi registrado na tarde desta sexta-feira, (27), na localidade de Faveira em São Benedito.

De acordo com informações de populares um caminhão tipo Mercedes carregado de carvão atropelou um motociclista e depois evadiu-se.
A vítima fatal foi identificada como EDVAN GOMES DA SIVA, 21 anos, condutor da moto Honda CG 125 Fan, ano 2006/2007, cor preta, placa LBW 9264.

O corpo do jovem foi conduzido ao IML de Sobral pela equipe da Perícia Forense.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM JAGUARIBE (CE), GRUPO INTERESTADUAL QUE PRETENDIA ASSALTAR CASA LOTÉRICA É CAPTURADO

Dois paulistas e uma mineira foram presos no município de Jaguaribe. A Polícia Civil busca identificar demais integrantes do bando

Um grupo de suspeitos que pretendia assaltar uma casa lotérica no município de Orós foi desarticulado nessa quinta-feira (26). Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a quadrilha interestadual estava em posse de duas armas de fogo, incluindo uma submetralhadora.

Segundo a Pasta, policiais militares perseguiram os suspeitos em Jaguaribe. Um paulista, identificado como Douglas Aparecido Ribeiro foi preso durante a perseguição. As diligências ainda resultaram nas prisões de Rodrigo Azevedo Volcov, também natural do Estado de São Paulo, e Thatiane de Paiva Soares, mineira.

Com o trio foram encontradas anotações que mostravam um plano criminoso. Os suspeitos foram encaminhados até a Delegacia Regional de Jaguaribe, onde foram autuados em flagrante por roubo com emprego de armas de fogo. A Polícia Civil busca identificar se existe participação de outras pessoas no grupo.

AUTOR: Diário do Nordeste

TRAGÉDIA EM UMARI (CE), CRIANÇA MORRE AFOGADA EM BALDE, DURANTE ANIVERSÁRIO DA MÃE

(Foto: arquivo pessoal)

Menino de três anos e quatro meses morreu após se afogar em reservatório de água com capacidade de 20 litros. Kaliel Lima desapareceu na tarde dessa quinta-feira, 26, na festa de aniversário da mãe.

A procura da criança começou imediatamente na localidade Sítio Cachaço, em Umari, distante 402 km de Fortaleza. O menino foi encontrado na parte de cima da casa, com a cabeça mergulhada no recipiente. As informações são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Conforme a Polícia Militar, a criança foi levada, ainda com vida, para o Hospital Regional de Icó, onde tentou ser reanimada, mas não resistiu e morreu.

AUTOR: O POVO

sexta-feira, 27 de abril de 2018

EM SOROCABA (SP), CRISTIAN CRAVINHOS É INDICIADO POR CORRUPÇÃO ATIVA E POSSE ILEGAL DE MUNIÇÃO

Cristian Cravinhos foi preso suspeito de agredir mulher e tentar subornar policiais em Sorocaba (SP) (Foto: Carlos Dias/G1)

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre a confusão em que Cristian Cravinhos se envolveu em Sorocaba (SP), no dia 18 deste mês, e acabou preso. De acordo com o delegado André Moron, responsável pela investigação, ele deve ser acusado pelos crime de corrupção ativa e posse ilegal de munição de calibre restrito.

O promotor da 3ª Vara Criminal de Sorocaba tem cinco dias para analisar o caso, relatado ao fórum nesta sexta-feira (27). O G1 tentou entrar em contato com a defesa de Cristian, mas não obteve retorno.

Cravinhos foi detido após tentar subornar policiais militares que foram acionados para atender uma ocorrência de agressão contra uma mulher, que seria ex-companheira de Cristian. Ele também responde pelo assassinato dos pais de Suzane von Richthofen, crime pelo qual foi condenado a 38 anos de prisão.

Desde agosto do ano passado, Cristian cumpria a pena em regime aberto, mas após a prisão em Sorocaba retornou à penitenciária 2 de Tremembé.

De volta às grades

Cristian Cravinhos foi preso na madrugada do dia 18 de abril após ser denunciado por agredir uma mulher, apontada como sua ex, na porta de um bar em Sorocaba. A mulher não registrou queixa de agressão.

Segundo os policiais que foram acionados para atender a ocorrência, ao ser abordado, Cristian se apresentou como "um dos irmãos Cravinhos”. Ao saber que seria levado para a delegacia, ele teria oferecido R$ 1 mil aos PMs e dito que o irmão, Daniel, viajaria de São Paulo para entregar mais R$ 2 mil.

De acordo com um dos policais que atendeu a ocorrência, Cristian também cogitou vender a moto para dividir o valor com os oficiais. Uma pessoa que estava no bar, e pediu para não ser identificada, conta que viu as agressões de Cravinhos.

"Eles começaram a discutir e ele agrediu ela, deu um soco no rosto dela, puxou pelo cabelo, jogou ela de volta no carro e continuou agredindo. Aí todo mundo se meteu, segurou ele, falou que ia ligar para a polícia."
Cristian Cravinhos, hoje com 42 anos, em foto tirada nesta quarta-feira, em Sorocaba e com 26 anos, em 2002, na época do assassinato do casal von Ricththofen (Foto: Divulgação e Reprodução/ GloboNews)

Regime aberto

Na época do assassinato do casal von Richthofen, em 2002, o irmão de Cristian, Daniel Cravinhos, era namorado de Suzane. O trio planejou e assassinou Manfred e Marísia Richthofen na casa da família, na zona sul de São Paulo. Os pais de Suzane eram contra o namoro da filha com Daniel.

Suzane von Richthofen e os irmãos Cravinhos foram submetidos a júri popular em 2006. Cristian foi condenado a 38 anos e seis meses em regime fechado, mas deixou a penitenciária Doutor José Augusto Salgado, a P2 de Tremembé (SP), em agosto de 2017, após ser autorizado pela Justiça a cumprir o restante de sua pena em regime aberto. A decisão foi da Vara de Execuções Criminais de Taubaté.

Daniel Cravinhos foi condenado a 39 anos e seis meses de prisão em regime fechado, mas também conseguiu o mesmo benefício em janeiro deste ano, quando deixou a penitenciária em Tremembé para cumprir o restante da pena em liberdade.
Os irmãos Cristian (esq.) e Daniel Cravinhos, em foto de 23 de janeiro de 2006 (Foto: Vidal Cavalcante/Estadão Conteúdo/ Arquivo)

Suzane von Richthofen

Namorada de Daniel na época do crime, Suzane von Richthofen também foi condenada a 39 anos e seis meses de prisão, além de multa.

Em janeiro deste ano, ela obteve parecer favorável para cumprir o restante da pena em liberdade, assim como os irmãos Cravinhos. A defesa dela pleiteia o regime aberto desde junho do ano passado. Não há prazo para julgamento na Justiça, mas o documento deve embasar a decisão sobre o pedido.

AUTOR: G1/SP

EM IBIAPINA (CE), DESTACAMENTO POLICIAL CAPTURA MAIS UM FORAGIDO DA CADEIA PÚBLICA LOCAL

Policiais do Destacamento de Ibiapina realizaram a prisão de mais um foragido da Cadeia Publica do município. Desta vez foi recapturado DAVI RIBEIRO RODRIGUES, 22 anos, o qual responde por crimes de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.
A prisão foi realizada na manhã desta sexta (27), pelo SubTenente Quirino e o 1º Sargento André Luís, durante patrulhamento realizado nas imediações do Sítio Betânia, na zona rural do município.
Histórico Criminal de Davi

O indivíduo foi levado de volta as dependências da Cadeia Pública local e as diligências continuam com o objetivo de localizar os demais foragidos.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM IBIAPINA (CE), DESTACAMENTO POLICIAL DIVULGA FOTO DOS FORAGIDOS DA CADEIA PÚBLICA DO MUNICÍPIO

Estes são os três indivíduos da Cadeia Pública de Ibiapina que ainda estão foragidos.

RONALDO DE TIANGUÁ

ANTONIO JOSÉ DA PINDOBA

SAMUEL DE IBIAPINA 


Os Policiais do Destacamento do município sob o Comando do SubTenente Quirino pedem a quem souber de alguma informação que possa levar ao paradeiros desses criminosos, que denunciem através dos telefones:

(88) 9 99139321 - (88) 9 94806538 ou 190

Sua denúncia será mantida em sigilo.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM TIANGUÁ (CE), MOTO ROUBADA É RECUPERADA PELA PM NA ZONA RURAL

Uma moto roubada foi recuperada pela equipe do Ronda do Quarteirão na manhã desta sexta-feira, (27), durante patrulhamento realizado nas imediações do Sítio Acarape, na zona rural de Tianguá. 

A moto trata-se da Honda CG 150 Titan, de cor vermelha, ano 2014, com placa PMF-2880, a qual havia sido roubada no dia 17 de março.

O veículo estava escondido em uma mata e foi localizado durante patrulhamento realizado pelos PMs Cabo Reis e Soldado Sávio na zona rural do município.

A motocicleta foi levada para a Delegacia de Tianguá, onde será restituída ao legítimo proprietário.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM BREVE, TIANGUÁ, VIÇOSA E SÃO BENEDITO CONTARÃO COM SISTEMA DE VÍDEOMONITORAMENTO

Os investimentos do Governo do Estado na área de segurança pública já estão sendo percebidos por quem passa em vários pontos de Tianguá. Em breve o município será beneficiado com um Sistema de Videomonitoramento que já está sendo instalado em vários pontos da cidade.

As câmeras farão cobertura 24 horas de pontos estratégicos conectadas com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Em Fortaleza, uma central acessa todas as câmeras implantadas. Está prevista a instalação de cerca de 700 câmeras em 38 cidades com população acima de 50 mil habitantes do Ceará.

O sistema é uma ferramenta moderna com tecnologia de ponta e imagens em alta definição, que chega como um reforço na área de segurança pública e vai ajudar a Policia auxiliando a identificar criminosos e localizar veículos roubados. Cada imagem capturada será passada em tempo real para o um Centro de Operações e os veículos com algum registro de furto ou roubo no sistema da polícia será identificado e, com isso, a atuação passa a ser mais efetiva.

33 municípios com população acima de 50 mil habitantes receberão os equipamentos – que se dividem entre os de monitoramento, com giro de 360º, e os que possuem tecnologia para ler placas de veículos, identificando possíveis roubos.

O investimento total por ano, segundo o Governo do Estado, na disposição das câmeras e operação do serviço é da ordem de R$ 20 milhões.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

NO CEARÁ, 4 CIDADES TERÃO NOVAS ELEIÇÕES, EM 3 DE JUNHO

Quatro municípios do Ceará terão novas eleições para a escolha de prefeito e vice-prefeito em 3 de junho. Nesta quinta-feira (26), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou em sessão extraordinária resolução que fixa a data da eleição de Frecheirinha, na Região Norte do Estado. Na mesma data, os eleitores de Tianguá, Umari e Santana do Cariri também irão às urnas para escolher prefeito e vice-prefeito. Os prefeitos eleitos em 2016 nessas cidades tiveram o mandato cassado.

O orçamento das eleições suplementares de Tianguá e Umari já foi aprovado pelo TRE. Serão gastos em Tianguá R$ 62,5 mil, para proporcionar o voto de 49.867 eleitores, em 211 seções com urnas. Enquanto em Umari, o total planejado é de R$ 21,5 mil, para 6.296 cidadãos votarem em 31 seções eleitorais. Os dados da eleição de Santana do Cariri e Frecheirinha ainda serão divulgados.

Processos

Na sessão desta segunda-feira (23), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará manteve, por maioria, a cassação dos diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Frecheirinha, Carleone Júnior de Araújo e Cláudio Fernandes Aguiar, por Conduta Vedada a Agente Público, nas eleições de 2016.

Em 17 de abril, o TRE manteve, por unanimidade, a cassação dos diplomas da prefeita e do vice-prefeito de Santana do Cariri, Danieli de Abreu Machado e Juracildo Fernandes da Silva, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016.

No julgamento ocorrido no dia 19 deste mês, o TRE também manteve, por unanimidade, a cassação dos diplomas do prefeito e da vice-prefeita de Umari, Francisco Alexandre Barros Neto e Laura do Carmo Lustosa Ribeiro, por captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2016.

Já o caso de Tianguá foi decidido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão de 15 de março deste ano. O TSE manteve o indeferimento do registro de candidatura do prefeito eleito em Tianguá, nas Eleições de 2016, Luiz Menezes de Lima, e do vice-prefeito, Aroldo Cardoso Portela e revogou a decisão liminar que os mantinha no cargo.

AUTOR: G1/CE

SUICÍDIOS DE ADOLESCENTES: COMO ENTENDER OS MOTIVOS E LIDAR COM O FATO QUE PREOCUPA PAIS E EDUCADORES

Suicídio: existe algum sinal? Como prevenir e conversar com meu filho sobre o tema?

Dois casos de suicídio que aconteceram neste mês entre alunos de um mesmo colégio particular de São Paulo ganharam destaque, levando muitos pais e professores a se questionarem sobre como lidar com o tema: há questões especiais às quais é preciso estar atento, já que adolescentes enfrentam dilemas próprios relacionados ao amadurecimento e ao futuro?

O G1 buscou estatísticas oficiais, ouviu especialistas de diversas áreas e pais de jovens que tiraram a própria vida para tentar traçar um panorama sobre o que a ciência sabe sobre o tema, como prevenir e qual o nível de risco quando o foco são os adolescentes.

Você vai ver nesta reportagem mais sobre:

Números de suicídios no Brasil: 10.575 casos em 2016.
Adolescentes: faixa etária tem dilemas específicos aos quais os pais devem ficar ligados.

O que se sabe sobre as relações entre transtornos mentais e as causas dos suicídios.

Reação das escolas após mortes em SP indica caminhos para lidar com o tema.

No Brasil, em 2016, foram registrados 845 suicídios de adolescentes – o número foi 0,7% menor que em 2015 e representa 8% dos casos de suicídio no país, que naquele ano ficaram em 10.575.
Suicídios no Brasil

Porcentagem de acordo com a faixa etária

Crianças (5 a 9 anos): 0,04 
Adolescentes (10 a 19 anos): 8,02 
Adultos (20 até 59 anos): 74,46 
Idosos: 17,26 
Idade ignorada: 0,22
Fonte: Ministério da Saúde


Apesar dos números, a prevenção do suicídio avança. Na década de 1980, estudo nos EUA afirmavam que essas mortes poderiam ocorrer por imitação. E esse trabalho reforçou a ideia de que "não podemos falar sobre o assunto". Mais de 30 anos depois, a Organização Mundial da Saúde vai na direção contrária, dizendo que, sim, precisamos conversar sobre o suicídio.

"Não é proibido falar, só não podemos falar de forma errada. Não podemos glamourizar, nem ensinar técnicas", diz o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva.

OS DILEMAS DA IDADE

Se por um lado os adolescentes não são os que mais se matam, por outro a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o suicídio como a segunda maior causa de mortes nessa época da vida.

Na cabeça de pais e educadores surgem as dúvidas: redes e universo digital, cobranças em casa e na escola, álcool, drogas, bullying... Não existe um motivo em comum entre todos os casos, mas a maioria deles está ligada de alguma forma a transtornos mentais, como a depressão. 

Vale lembrar que nem sempre a causa do transtorno é um problema de desequilíbrio químico – a saúde mental de uma pessoa pode ser afetada, por exemplo, pelo consumo excessivo de substâncias como álcool e drogas. Esse fator afeta todas as faixas etárias, mas entre os adolescentes ele ocorre em cenários específicos.

De acordo com o psiquiatra Enton Kanomata, do hospital Albert Einstein, um primeiro ponto da diferença entre os adolescentes e outras faixas etárias é que eles ainda estão concluindo seu desenvolvimento cerebral.
Suicídio é a segunda maior causa de mortes entre adolescentes, segundo a OMS (Foto: Frédéric Cirou/AltoPress/PhotoAlto/AFP/Arquivo)

“Toda a parte mental deles está em desenvolvimento. A questão da resiliência e da capacidade de lidar com as frustrações podem não estar prontas”, afirma.

O psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) corrobora a tese e vai além, lembrando que o cérebro está em formação até os 22 ou 23 anos de idade.

“Nós estamos expondo esses cérebros em formação a vários tipos de estressores. (...) Isso leva à predisposição do aparecimento de doenças mentais, como a depressão”, diz.

Álcool e drogas

Referência na área, um estudo dos cientistas José Manoel Bertolote e Alexandra Fleischmann publicado há mais de 15 anos no periódico científico "World Psychiatry", do Associação Mundial de Psiquiatria, até hoje é citado por especialistas – incluindo os entrevistados pelo G1.

Os pesquisadores analisaram os dados de 15 mil pessoas que se mataram em todo o mundo, entre 1959 e 2001. A conclusão: o maior percentual dos casos estava ligado à depressão (35,8%) e, em segundo lugar, estavam os transtornos decorrentes do abuso de substâncias lícitas, como o álcool e o cigarro, e também das ilícitas.

Transtornos detectados em suicidas
Dados foram extraídos de pesquisa com mais de 15 mil pacientes

Distúrbios de humor, como a depressão: 35,8 
Transtornos por abuso de substâncias: 22,4 
Esquizofrenia: 10,6 
Distúrbios de personalidade: 11,6 
Ansiedade: 6,1 
Outros: 13,5
Fonte: José Manoel Bertolote e Alexandra Fleischmann


Em um cérebro totalmente desenvolvido, o excesso dessas substâncias já contribui de uma maneira negativa, de acordo com os psiquiatras. No caso dos adolescentes, pode ser ainda pior. É um dos motivos para a proibição da venda pela indústria nesta faixa etária.

“O uso de substâncias é o segundo fator que mais contribui para o suicídio, tanto por uma questão da alteração de humor devido ao uso, tanto quanto pelo uso agudo que, às vezes, podem levar à uma psicose induzida”, disse Kanomata.

Há, ainda, a suspeita de que alguns antidepressivos possam influenciar o "impulso" suicida. Não há um consenso entre especialistas, mas as bulas da maioria dos medicamentos trazem a informação de que "casos isolados de ideação e comportamentos suicidas foram relatados durante o tratamento".

Segundo Kanomata, é preciso confirmar se esses casos isolados devido ao consumo de antidepressivos tinham uma causa direta: tomou remédio e teve uma reação adversa que trouxe o impulso suicida.

Há também outra hipótese: a ação antidepressiva, de melhorar o humor, leva de duas a quatro semanas para ter efeito na maioria dos remédios, segundo os psiquiatras. Enquanto isso, a melhoria da parte física, do vigor do paciente, já ocorre pouco tempo após as primeiras doses.

É neste momento de recuperação do vigor físico, mas não da saúde mental, que os médicos avaliam que pode ocorrer a tentativa de suicídio. Por isso, é necessário um acompanhamento de perto, além de tratamento psicoterápico constante na fase em que o remédio ainda não começou a agir totalmente.

Proteção e bolha

Mário Corso, psicanalista de Porto Alegre, concorda que o problema do suicídio na adolescência é composto de muitos fatores e diz que, além dos itens já bastante mencionados, como a formação do cérebro, o momento da vida de aprender a viver sem os pais, da pressão por definir uma carreira e dos hormônios típicos dessa faixa etária, o contexto dessa atual geração de jovens também deve ser levado em conta.
Pressão da escola pode desencadear transtornos mentais em adolescentes (Foto: Voisin/Phanie/ AFP/ Arquivo)

“É na adolescência que o sujeito se dá conta do mundo onde ele vive. Como a infância é cada vez mais protegida, é uma grande bolha, existe um degrau muito alto entre a saída da infância e a chegada no mundo adulto, que acontece na adolescência. ”

Segundo Corso, não é ruim a infância ser um momento de superproteção às crianças, mas um dos efeitos colaterais é que o adolescente não cria "anticorpos para suportar o mal-estar civilizatório", especialmente no mundo atual, onde a impressão é de crise generalizada.

"É um lugar muito sem utopia, sem esperança, e assim dá um desespero. É uma depressão típica da adolescência, você se dá conta do peso do mal-estar no mundo, e isso varia conforme o ambiente político e cultural."

SUICÍDIO: EM BUSCA DE EXPLICAÇÕES

Para aqueles que perderam alguém, é comum o relato das dificuldades para encontrar uma "justificativa" para o ato. Eles também apontam que não é fácil identificar transtornos e sinais, até mesmo com ajuda profissional. “A gente achava que era coisa da adolescência”, conta Terezinha do Carmo Guedes Máximo, de 45 anos.

Marina, a filha de Terezinha, se matou aos 19 anos, depois passar por diferentes fases desde os 16 anos: houve um período em que a família julgava que a irritação era efeito da Tensão Pré-Menstrual, as automutilações estavam ligadas a um possível diagnóstico de Boderline. Durante vários meses, a jovem passou por diversos psiquiatras, foi atendida por dois profissionais psicoterapeutas e também tomou medicação de forma controlada, além do constante acompanhamento, para não ficar sozinha.

A família via sinais de melhora e confiava que era "questão de tempo" até ela superasse o quadro depressivo, mas mesmo assim ela tirou a própria vida. "Ela não quis estar aqui. O desespero dela era tão grande que ela preferiu ir para alguma coisa que ela não sabe o que era. A parte mais difícil é reaprender a viver sem a pessoa, e ter certeza de que você não teve culpa", desabafa Terezinha.

O que é um conjunto de dúvidas para os "sobreviventes enlutados" ganha certa clareza para a ciência atual. A depressão é apontada como o principal transtorno sofrido pelos suicidas, mas isso não significa que todo depressivo é um suicida em potencial, nem que todo suicida sofria de depressão.

A solução para isso, segundo Antônio Geraldo da Silva, seria acabar com o preconceito e o medo de falar de doenças como a depressão. E ampliar o acesso ao tratamento na rede pública. Mas não somente da depressão: também o alcoolismo, a ansiedade, a esquizofrenia e a Síndrome de Borderline (caracterizada por instabilidade de humor, de comportamento e de relacionamento).

ESCOLAS APRENDEM O SIGNIFICADO DA POSVENÇÃO

Os casos recentes no Colégio Bandeirantes, em São Paulo, também levaram para as salas de aula o debate sobre como lidar com um tema que é tabu. E sobre como fazer a posvenção, ou seja, o trabalho de apoio para quem está em luto e afetado por um suicídio.

Depois dos episódios, o Bandeirantes afirmou em nota que "conta com a assessoria de uma das maiores especialistas de prevenção ao suicídio do país e, desde o primeiro acontecimento, tem realizado diversas ações direcionadas aos alunos, bem como à equipe pedagógica e aos funcionários para lidar com o ocorrido".

Em entrevista ao G1, Karina Okajima Fukumitsu, psicóloga contratada pelo colégio, afirma que os dois casos só têm em comum o fato de envolverem a mesma escola, e diz que não houve "suicídio por contágio". Mesmo assim, os acontecimentos fizeram com que a procura de pais pelas palestras sobre o assunto, oferecidas por ela, tenha sido mais que o dobro do esperado. "Em 20 minutos esgotamos todas as vagas", disse ela.

Dedicada ao estudo do suicídio há nove anos, Karina explica que família e escola têm papéis diferentes e complementares na formação dos adolescentes. Segundo Karina, o professor alertar os pais quando um aluno começa a apresentar mudança de comportamento, humor ou rendimento acadêmico é um dos exemplos de integração que ajuda na prevenção.

Karen Scavacini, do Instituto Vita Alere, afirma, porém, que a formação dos educadores e inclusive dos psicólogos que atuam nas escolas ainda não contempla os conhecimentos necessários para o trabalho de prevenção ao suicídio. Ela afirma que o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo aborda o suicídio em uma de suas disciplinas, mas que o tema é abordado com mais frequência em palestras pontuais. "E eu não conheço nenhuma faculdade de pedagogia que tenha disciplina de prevenção e posvenção de suicídio."

Por isso, segundo ela, a demanda pelos serviços de organizações dedicadas especificamente ao assunto cresce sempre que um caso atinge uma escola, ou quando o suicídio invade a opinião pública, como ocorreu com o "Desafio da Baleia Azul" e com a série "Treze razões porquê".

Nas escolas, Karina Fukumitsu afirma que um protocolo de posvenção deve ser implantado quando um caso de suicídio entre os estudantes é registrado, mesmo que o fato não ocorra dentro da instituição. O trabalho, segundo ela, deve ser feito tanto com os colegas da sala do estudante quanto com os demais alunos da escola, além dos professores e funcionários.

Em vez de aulas normais, a primeira etapa é reunir os colegas em uma roda de conversa, para escutar o que cada um está sentindo.

"Eles precisam lidar com o esvaziamento, inclusive da carteira da pessoa. Às vezes, quando uma pessoa se mata, ela se torna mais presente do que era antes. É uma 'presença ausente' que acontece depois do suicídio."

Na hora da conversa, é importante não deslegitimar o sentimento de cada um, ressalta Karina. "O que costumo falar é que está todo mundo em carne viva. A gente vai recolher esses escombros e criar estratégias unidos, porque é isso que faz diferença: estar junto nessa situação."

Karen Scavacini, do Vita Alere, lembra que, por causa da faixa etária, o suicídio entre adolescentes é especialmente sensível porque, para muitos, será o primeiro luto. Por isso, após um primeiro momento de trabalho em grupo, os professores, orientadores e demais profissionais da escola devem manter a atenção para identificar os estudantes mais vulneráveis e alertar os pais, para que eles possam oferecer auxílio individualizado.

No entanto, Karina ressalta que não é o caso de se falar em "suicídio por contágio".

"Não é que o suicídio de uma pessoa vai induzir o suicídio do outro. O suicídio de uma pessoa da escola (...) pode atingir uma pessoa que já está vulnerável e propensa a se matar”, explica.

Para ela, cada caso é o ápice de um processo interno de alguém que já está “definhando existencialmente”.

AUTOR: G1

EM TAUÁ (CE), MOTORISTA DE TOPIC MORRE AO COLIDIR COM ANIMAL NA CE-187

Um acidente provocado por animal na pista provocou a morte de um motociclista na CE-187, próximo a localidade de São João, distrito de Trici, distante cerca de 26 km da cidade de Tauá.

Segundo as primeiras informações, o motorista de topic, identificado até agora pelo nome de Edson Gomes da Silva, ou "Shampoo", 41 anos, residente na Vila de Santa Tereza, trafegava numa moto Honda Titan, cor azul, placa NQZ 0369-Tauá, em direção a localidade de Joaninha, onde faria a rota do transporte escolar para a Vila de Santa Tereza, quando colidiu com uma vaca na pista.

Uma equipe do SAMU foi acionada, mas ao chegar ao local já encontrou a vítima em óbito.

A vaca também morreu.

O rabecão da Perícia Forense foi acionado para conduzir o corpo ao IML de Tauá.

AUTOR: Blog do Wilrismar

ALERTA!!! GOLPE NO WHATSAPP PROMETE BENEFÍCIO DO BOLSA FAMÍLIA

Golpe usa Bolsa Família para invadir o celular dos usuários ( Foto: Reprodução )

O golpe aproveita o cenário econômico difícil do Brasil e incentiva pessoas que já foram beneficiárias do Bolsa Família e ainda possuem o cartão do programa a responder três perguntas, sob a alegação de que teriam direito a receber R$954

O dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrime, identificou novo golpe online que vem impactando milhares de brasileiros. Desta vez, hackers estão atacando beneficiários do programa Bolsa Família, do Governo Federal.

O golpe aproveita o cenário econômico difícil do Brasil e incentiva pessoas que já foram beneficiárias do Bolsa Família e ainda possuem o cartão do programa a responder três perguntas, sob a alegação de que teriam direito a receber R$954. As questões para ter acesso ao suposto benefício são: “Você possui o cartão bolsa família?”, “Você recebe todo mês?” e “Você conhece amigos ou parentes que recebem?”. Independentemente das respostas concedidas, a vítima é encaminhada para uma página que solicita o compartilhamento do falso benefício com 10 amigos ou 10 grupos no WhatsApp.

Após o compartilhamento, o usuário é direcionado a uma página de cadastro, que induz a vítima ao download de aplicativos maliciosos, que visam infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes e/ou prejuízo financeiro.

“O número de pessoas que estão acessando esse golpe está aumentando significativamente. Para se ter uma ideia, estamos bloqueando mais de 40 mil tentativas de acesso por hora. Número que vem crescendo exponencialmente. Esse perfil de golpe utilizando a popularidade do WhatsApp tende a ganhar escala rapidamente”, diz Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Para evitar cair em falsas promoções, o especialista reforça a importância de as pessoas criarem o hábito de se certificarem sobre a veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos. Nestes casos, é possível usar a ferramenta gratuita de verificação de links do próprio laboratório no site. Além disso, é importante utilizar soluções de antivírus que disponibilizem função de bloqueio anti-phishing.

AUTOR: Diário do Nordeste

NO CEARÁ, POLÍCIA MILITAR DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA INTERESTADUAL DE ROUBO DE VEÍCULOS

Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de três veículos roubados que estavam sendo adulterados para revenda em outras cidades. 

A ação teve início na tarde dessa quarta-feira (25) e se estendeu até a manhã de ontem (26). 

Policiais do Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) desarticularam uma organização criminosa interestadual que roubava e furtava carros, além de clonar os automóveis e revendê-los a outras pessoas. 

As prisões aconteceram em Ocara, Chorozinho e Aracati, nas Áreas Integradas de Segurança 13, 15 e 18. Os veículos eram vendidos em diversas cidades do Ceará e no Rio Grande do Norte.

Os policiais militares estavam realizando patrulhamento na cidade de Ocara, quando observaram duas caminhonetes, modelo Hilux, com os capôs levantados em uma residência cercada de arame farpado. Dois suspeitos estavam ao redor dos veículos. Quando avistaram as viaturas, os homens correram para dentro da residência. Os agentes de segurança solicitaram que eles saíssem da casa para que a busca pessoal fosse realizada. 

Quando os suspeitos saíram, os PMs passaram a fazer questionamentos sobre a procedência do carro.
Os dois homens, identificados como Juarez Moreira de Souza Júnior (45), sem antecedentes, e Antônio Muniz de Sousa (45), com passagens por receptação, confessaram que os dois veículos eram roubados e estavam sendo adulterados naquele local. 

Ao realizar a busca na residência, os policiais encontraram apetrechos utilizados na adulteração. Os suspeitos confessaram que entregariam esses veículos para outros membros do grupo, em Chorozinho e Aracati, para que eles pudessem revendê-los. 

Foi dada voz de prisão aos indivíduos.
A composição seguiu em direção aos outros membros do grupo criminoso. Quando chegaram em Chorozinho, um dos infratores recebeu um telefonema, informando que o receptor não receberia o automóvel naquela cidade, mas em um posto de gasolina em Pacajus. A equipe se dirigiu até o local combinado e, ao chegar lá, dois elementos se aproximaram para receber o veículo roubado, momento em que receberam voz de prisão. 

Os dois indivíduos, identificados como Francisco Temístocles da Costa (32), que já respondia por lesão corporal dolosa, receptação e violência doméstica, e Flares Uchôa Barbosa (26), com passagens por roubo de veículo, receptação, associação criminosa e integrar organização criminosa, afirmaram que receberiam os veículos de seus comparsas para venderem no Rio Grande do Norte.

Os policiais militares continuaram com diligências até Aracati, com o intuito de identificar o último membro da quadrilha. Quando chegaram à cidade, identificaram Francisco Fabrício Rebouças da Silva ( 22), sem antecedentes, que estava esperando o automóvel, modelo Hilux, em um posto de gasolina. 

Francisco confessou que levaria o veículo para um indivíduo, conhecido como Rony, em Canoa Quebrada, para que ele levasse o veículo para o Rio Grande do Norte. A composição foi até a casa de Francisco e, no local, viram um automóvel, modelo GM/Spin, que também era um veículo roubado e que já estava com placas clonadas.

Os policiais apreenderam duas caminhonetes, modelo Hilux, e uma minivan, modelo Spin, bem como as ferramentas utilizadas para adulteração. Os cinco homens foram conduzidos para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), unidade especializada nesse tipo de crime, onde foram autuados por receptação, associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo e falsificação de documento público.

Fonte: SSPDS

AUTOR: NOTÍCIAS ONLINE

quinta-feira, 26 de abril de 2018

EM GUARACIABA DO NORTE (CE), PM PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO

Acusado .

O homem preso trata-se de:. Wallace da Silva Tavares, nascido aos 07/10/1971, natural do Rio de Janeiro, residente na localidade de Mucambo dos Soares - Guaraciaba do Norte.

A prisão aconteceu por volta de 06h, desta quinta feira 26/04/2018.

Consta contra o mesmo mandado de prisão em aberto da comarca do Rio de Janeiro, da 25° vara criminal. O mesmo há mais de um ano encontrava-se escondido na localidade de Mucambo dos Soares zona rural de Guaraciaba do Norte, o mesmo foi condenado há 10 anos e seis meses no regime fechado.

A prisão foi efetuado pela equipe de policiais militares comandados pelo competente sargento Juscelino.
Mandado de prisão

AUTOR: IPAPORANGA NOTÍCIAS

EM FORTALEZA (CE), MENINO DE 6 ANOS MORRE BALEADO DURANTE CERCO DA PM A UMA CASA DE TRAFICANTES, NO BAIRRO BOM JARDIM

O pequeno Isaac foi feito "escudo humano" e acabou sendo baleado e morto

Dois policiais baleados, uma criança morta a tiros e um jovem atropelado e morto em meio a uma perseguição policial. Este foi o saldo de mais um dia de confrontos armados entre bandidos e a Polícia no bairro Bom Jardim, zona Sul de Fortaleza. A “guerra” travada entre duas facções criminosas pelo domínio de território já chega ao seu quarto dia com registros de violência em alto grau.

Nesta quarta-feira (25), os confrontos começaram ainda durante a madrugada e terminaram com um policial militar baleado com um tiro no braço. O tiroteio durou cerca de uma hora e uma patrulha da PM sofreu uma emboscada. 

A troca de tiros aconteceu nas proximidades da comunidade do Marrocos, que, juntamente com a comunidade do Urubu, é dominada pela facção Guardiões do Estado (CV). Bandidos das duas comunidades estão em guerra com criminosos oponentes pertencentes ao Comando Vermelho (CV), que dominam o Conjunto Habitacional Miguel Arraes, do programa “Minha Casa, minha Vida”.

Criança

O tiroteio ocorrido na madrugada e que deixou ferido um policial militar identificado como cabo PM Farias, ocorreu por volta de 3 horas e se estendeu até o amanhecer da quarta-feira (25). Segundo relatos do militar, um grupo fortemente armado, vestindo roupas pretas e usando balaclavas (capuzes), além de armas de grosso calibre, como escopetas, submetralhadoras e pistolas, emboscou a patrulha na Rua do Canal, já próximo da Favela do Urubu.

Os militares foram cercados, trocaram tiros com os criminosos até acabar a munição. Segundo o cabo Farias, os bandidos estavam em uma caminhonete modelo Amarok e usavam armas longas. Os militares foram salvos com a chegada de reforços de outras companhias e batalhões. O PM foi levado para o Hospital Frotinha de Parangaba e submetido a uma cirurgia de pequeno porte e liberado.

A PM reforço a ação na área, e, por volta do meio-dia, uma equipe da Coordenadoria de Inteligência Policial (CIP), chegou a um endereço na Rua Nova Conquista, onde, segundo denúncias, havia armas e drogas escondidas. Os PMs à paisana foram recebidos à tiros e um deles ficou ferido, o segundo em poucas horas. No cerco, a Polícia descobriu que duas mulheres estavam armadas e uma delas fez uma criança como refém para impedir a ação da PM.

Em meio às negociações, houve um tiroteio e a criança usada como “escudo humano” foi baleada e morta. Era o menino José Isaac Santiago da Silva, de 6 anos. A avó dele, Francisca Iracema Neco, 56 anos, também foi ferida a tiros, assim como a mulher armada que resistiu à prisão. Após o tiroteio, a Polícia invadiu a casa e prendeu a ex-presidiária Francisca Antônia Neco Santiago e a companheiras desta. As duas mulheres foram presas. Antônia usa uma tornozeleira eletrônica e saiu da cadeia há cerca de três meses.

Outra morte

Já na noite de ontem, novo cerco policial terminou em morte, quando policiais receberam a informação de que novamente os bandidos da Comunidade do Urubu estariam se armando para atacar a PM na região. Um carro modelo Gol foi perseguido pelas ruas do bairro. O carro era ocupado por vários bandidos fortemente armados. Em um cruzamento, os criminosos invadiram a contra-mão e acabaram atropelando um rapaz que voltava de uma academia de ginástica para casa. 

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. Os bandidos fugiram à pé, abandonando o veículo .

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

EM FORTALEZA (CE), DELEGADO AFASTADO DO CARGO É ENCONTRADO BALEADO EM SEU APARTAMENTO

Delegado Romério Almeida foi afastado do cargo de titular do 34º pelo prazo de 60 dias

O delegado de Polícia Civil, Romério Moreira de Almeida, tentou suicidar-se na manhã desta quinta-feira (26) em seu apartamento, no bairro Dionísio Torres. O delegado teria disparado dois tiros contra si, sendo um no tórax e outro no ouvido direito. Inicialmente, ele foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular e, depois, transferido para o IJF-Centro. No dia anterior, Almeida foi afastado do cargo de titular do 34º DP (Centro), por ordem da Justiça, sob suspeita de crime de corrupção. O pedido foi feito pelo Ministério Público estadual (MPE).

Uma equipe do Samu foi acionada para ir ao edifício residencial onde o delegado reside com a família, na Rua Paula Ney, no bairro Dionísio Torres. De lá, ele foi encaminhado ao Hospital Gastroclínica. Em seguida, foi transferido para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), onde uma equipe de neurocirurgiões deverá submetê-lo à procedimentos clínicos. A Polícia Civil ainda não se manifestou sobre o assunto.

Segundo o relato da equipe que fez o primeiro atendimento ao delegado, o quadro de saúde dele é estável.

De acordo com as investigações do Ministério Público Estadual, através do seu Núcleo de Investigação Criminal, e do grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o delegado Romério Almeida teria praticado crime de corrupção juntamente com o ex-policial civil (ex-escrivão) e advogado criminalista Hélio Nogueira Bernardino.

Corrupção

Os dois suspeitos foram alvos de uma ação policial batizada de “Operação Renault” realizada nesta quarta-feira (25). Mandados judiciais de busca e apreensão foram cumpridos nas residências dos investigados, além de diligências também no gabinete do delegado (no 34º DP ) e no escritório do advogado. A operação foi autorizada pelo juiz de Direito, Henrique Jorge Granja de Castro, atendendo a um requerimento do MP.

Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça revelaram que o delegado e o advogado receberiam a quantia de R$ 3 mil (R$ 1,5 mil para cada um) para liberar o carro apreendido em poder de um traficante identificado como Anderson Rodrigues da Costa, atualmente preso no Presídio da Cigana, em Caucaia, onde também foi feita uma busca na cela ocupada pelo detento.

Na manhã desta quarta-feira, o afastamento do delegado foi oficializado e confirmado pelo delegado-geral da Polícia Civil, Everardo Lima. Na manhã desta quarta-feira, o afastamento do delegado foi oficializado e confirmado pelo delegado-geral da Polícia Civil, Everardo Lima. A medida judicial tem o prazo de 60 dias.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics