I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 6 de março de 2016

NESTE DOMINGO COMPLETA 90 ANOS QUE LAMPIÃO E SEU BANDO CHEGAVAM A JUAZEIRO DO NORTE (CE)

Neste domingo completa 90 anos que Lampião e seu bando chegavam a Juazeiro do Norte (Foto: Reprodução)

Uma data emblemática é lembrada neste domingo (06) pelo Site Miséria: há exatos 90 anos Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião epitetado de “Rei do Cangaço”, desembarcava com o seu bando em Juazeiro do Norte. Um fato que gerou grande repercussão na cidade e em todo o Ceará o qual criou controvérsias históricas e jamais devidamente esclarecidas. Pelo que se conta com mais evidência, ele teria sido convidado pelo então deputado federal Floro Bartolomeu da Costa para integrar o Batalhão Patriótico contra a Coluna Prestes.

Relatos históricos citam ainda que o Padre Cícero não tinha conhecimento dessa decisão do seu amigo Floro e o fato nunca foi aclarado a contento já que, dois dias depois, o deputado juazeirense morria no Rio de Janeiro e ali mesmo terminou sepultado. Por isso, o sacerdote amargou maus bocados com essa história, passando até a ser chamados por seus detratores de “protetor de cangaceiros”. Na época, o padre foi ao encontro de Lampião e até teria aproveitado par dar conselhos no sentido de deixar o cangaço.

Com a morte de Floro no Rio de Janeiro, no dia seguinte (9 de março de 1926) Lampião e seu bando deixavam Juazeiro a pedido de Padre Cícero que já não escondia seu incômodo com àquela gente na cidade. Em contrapartida, levou consigo algo que, também, gerou polêmica: um documento assinado pelo inspetor federal Pedro Uchoa, do Ministério da Agricultura, que lhe conferia a falsa patente de capitão. Houve quem dissesse que a promessa tinha sido de Floro Bartolomeu escolhido pelo governo para organizar a milícia e combater a coluna Prestes que percorria o país.

Foi quando o médico e político teve a idéia de convidar o temido cangaceiro para integrar o Batalhão Patriótico na região por onde os comunistas estariam prestes a passar. Como argumentos, o parlamentar teria usado o nome de Padre Cícero e ofertado a anistia ao bando. Em Juazeiro, Lampião se fez acompanhar de 49 homens prontos para a batalha. Para alguns escritores, o sacerdote desconhecia o convite e outros, como foi o caso do historiador Billy James Chandler, o convite teria sido feito pelo próprio Padre Cícero.

AUTOR: AGÊNCIA MISÉRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics